Fernando Fernandes esbanja disposição e vitalidade na orla da Barra

Por - 14/05/24 às 12:54

Fernando Fernandes andando de bicicleta adaptada, sem camisa e de óculos escurosFernando Fernandes - Foto: Fabrício Pioyani/AgNews

Atleta paraolímpico e uma das referências no esporte adaptado, Fernando Fernandes se exercitou mais uma vez na orla da praia da Barra da Tijuca, nesta terça-feira, 14 de maio.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Em seu triciclo moderníssimo, o apresentador mostrou total disposição. Ele que é uma constante inspiração para as pessoas com deficiência, especialmente por praticar esportes radicais, costuma reforçar a importância de mais pessoas pensarem no público com deficiência e se empenharem na adaptação e acolhimento.

“A minha grande preocupação é o que eu vou conseguir fazer, o quanto eu vou conseguir aproveitar, qual a logística para que isso aconteça. Você poder estar em um lugar onde você tem um quarto adaptado, tem meios para conseguir interagir com essa natureza, que cria essa acessibilidade, é conseguir ter uma viagem completa e feliz”, avalia sempre o atleta.

Vale destacar que a acessibilidade é um dos desafios do turismo e outras atividades econômicas no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência.

Fernando Fernandes andando de bicicleta adaptada, sem camisa e de óculos escuros
Fernando Fernandes mantém uma rotina de exercícios – Foto: Fabrício Pioyani/AgNews

O que aconteceu com Fernando Fernandes

Ele estava no auge do sucesso, depois de ter participado do “Big Brother Brasil, em 2002, e, literalmente, curtia a vida adoidado! Até que sofreu um grave acidente de carro, em 2009.

Fernando Fernandes é casado? Saiba!

Ao ser informado sobre a grave lesão que sofrera na medula, Fernando traçou uma meta para reconquistar sua sensação de capacidade. Isso porque ele percebeu que o caminho para recuperar os movimentos das pernas seria muito mais longo do que imaginava.

“No primeiro momento, achei que viria rápido, até porque eu tinha um desfile e o lançamento de uma campanha muito importante. Estaria com as top models internacionais da época, como Claudia Schiffer, Eva Herzigova e Naomi Campbell. No entanto, ali mesmo no hospital, vi que o processo seria lento, percebi que voltar a andar não dependia de mim, mas que reconquistar a sensação de capacidade, dependeria do meu esforço e da minha atitude”, relembrou. 

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


×