Globo provoca constrangimento e emite pedido de desculpas a goleiro

Por - 13/05/19 às 01:53

Reprodução/TV Globo

Sidão, goleiro do Vasco da Gama, não teve a melhor atuação na derrota por 3 a 0 para o Santos neste domingo (12) pelo Campeonato Brasileiro. Pelo contrário, uma falha pessoal do jogador provocou o primeiro gol e o início do resultado negativo para o time carioca. No entanto, devido a uma gafe da Globo, a situação ficou muito mais constrangedora.

Isso porque, neste ano, a emissora criou uma pesquisa interativa na qual os telespectadores podem votar no craque do jogo para presenteá-lo com um troféu na saída de campo. Por conta da tarde infeliz, internautas decidiram votar em massa em Sidão, como forma seja de protesto seja de zoeira.

Vencedor da enquete, surgiu uma situação indelicada. Mesmo diante de um goleiro totalmente abatido, a repórter Julia Guimarães teve de fazer-lhe a entrega do troféu de melhor em campo.

“Sidão, eu vou ter que te entregar o troféu de craque do jogo. Foi um votação feita apenas por torcedores na Internet. É um jogo que foi complicado para você, uma partida bastante difícil, mas…. Fica aqui esse troféu para você”, disse também demonstrando não estar à vontade com a situação.

Imediatamente, o assunto repercutiu. Além do mau desempenho, Sidão tenta de todas as formas superar um momento pessoal conturbado, conforme revelou há poucos meses. Após a morte da mãe, cujo nome (Vera Lúcia) estava estampado na camisa que jogava neste domingo de Dia das Mães, lidou com depressão, tentativas de suicídio e situações em que pensou em abandonar a carreira.

Horas depois do jogo, a própria Júlia escreveu uma mensagem no Twitter: “Tenho a consciência tranquila de que o Sidão sabe o respeito que tenho pelo profissional e pela pessoa que ele é”.

Casagrande e Roger Flores, comentaristas da partida, também demonstraram desconforto com a situação:

“Eu quero pedir desculpas ao Sidão por essa ironia de mau gosto com esse troféu ridículo, o Sidão é um trabalhador honesto e merece respeito de todos, me desculpe mesmo”, escreveu Casagrande. Roger completou: “Assino embaixo, Casão! E digo mais, Sidão foi muito educado”.

O narrador Luís Roberto também se pronunciou: “Reflexão! Lições que ficam! Sidão, nossas desculpas!”.

A emissora emitiu nota oficial com pedido de desculpas:

“O Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão”.

Na mesma nota, a Globo anunciou que decidiu mudar o regulamento da enquete, de modo que, a partir de agora, os comentaristas da transmissão também terão direito a voto. Durante o Fantástico, Tadeu Schmidt reafirmou a posição da emissora.

Apoio de Neymar

Até mesmo o camisa 10 da Seleção Brasileira saiu em defesa do colega de profissão. Pelas redes sociais, Neymar escreveu:

“Muito triste ver essas coisas. Faz parte ter um dia ruim, mas nem por isso se pode fazer essas coisas. Você é grande craque. Acredite em quem acreditou em você no começo. Sua família e seus amigos de verdade”.

Jornalistas e diversos jogadores também tiveram a mesma atitude de solidariedade.

---

Tags: