Governo lança espécie de roteiro para brasileiros que irão à Rússia

Por - 07/06/18 às 18:15

Divulgação/TV Globo/Gabriel Luiz

O Governo Federal lançou nesta quinta-feira (7), um guia de viagens para o torcedor brasileiro que irá acompanhar a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Trata-se de um minilivro com 134 páginas que traz orientações de comportamento, o que evitar, o que se preocupar e características importantes do Leste Europeu como clima e moedas.

O que chamou a atenção na cartilha é um adendo a comunidade LGBT. Eles deverão evitar as demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, por serem interpretados pelos russos como assédio sexual.

O foco principal do conteúdo são as leis que podem prejudicar os turistas que irão acompanhar o maior evento de futebol do mundo. Outra que é bem curiosa e pode gerar certo desconforto durante a viagem é uma lei que não permite a exposição de bandeiras estrangeiras em edifícios públicos.

Não é a primeira vez que o governo federal tem essa preocupação com os brasileiros que estarão fora do País. Em 2010, o evento foi sediado na África do Sul e contou com esse auxilio das autoridades brasileiras. Na época, os principais problemas eram: perda de passaporte e outros documentos, furto de objetos em estádios, roubos em geral e apoio para marcação de consulta médica.

Pelo menos três mil exemplares foram feitos e serão distribuídos em voos com destino à Rússia e nos consulados do país da Copa.

---

Tags: