Lilia Cabral lembra de seu encontro com a atuação: ‘Fui parar em uma faculdade de belas artes’

Por - 07/01/21 às 14:14 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Globo

No final da manhã deta quinta-feira (7), Lilia Cabral encerrou a edição do Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, com sua participação remota. A atriz, que está na telinha como Silvana na reprise de A Força do Querer, relembrou rapidamente e com carinho a sua carreira.

Lilia Cabral se despede de Nicette Bruno e emociona: 'Todos queriam ser filhos da Nicette'

"São mais de 40 anos. Comecei em 1978 porque eu conto o meu início na escola, de forma profissional. É uma profissão de altos e baixos, têm momentos incríveis e outros que passamos por reflexões. Não foi fácil, mas sou muito agradecida", disse ela, realizada.

Porém, esses anos no teatro, na televisão e no cinema poderiam ter tomado outro rumo. A artista quase viru jornalista!

"Quando meu pai não queria de jeito nenhum que eu fosse artista, quando minha familia não permitia, eu prestei vestibular na [Faculdade] Cásper Líbero. Mas [as turmas] eram de manhã e a noite e meu pai não permitia que eu estudasse a noite", relatou.

Entretanto, o destino mandou ela para o caminho que era o seu desejo.

A atriz falou um pouquinho da sua iniciação na dramaturgia

"Mal sabe ele que eu tranquei [a graduação], fui parar em uma faculdade de belas artes, nas mãos de Umberto Magnani que falou assim: 'o que você quer da sua vida? Não quer ser atriz? Então não seja outra coisa'. E ele me levou pelo caminho certinho, me apresentou ao teatro, uma porção de livros, de Shakespeare", contou.

"Cheguei em casa escondi tudo embaixo da cama. Daí eu peguei A Megera Domada, foi a primeira vez que pisei no palco."

A mesma de sempre

 

Ao ser questionada por Fátima a respeito de seus sonhos, Lília garantiu que, apesar de ter conquistado tantos papéis, ela segue sendo uma grande sonhadora, equilibrando com visões mais pé no chão.

"Eu continuo sonhando, com as mesmas inseguranças, só que um pouco mais sólida. Eu acho que continuo do mesmo jeito, a mesma sonhadora de sempre, lutando pelo que acredito, quero."

"Continuo do mesmo jeito e é bom. Se você faz as coisas pensando em outro patamar, como faz pra retroceder, né? É um estilo que eu escolhi, não sei se é certo ou errado, mas sou assim", pontuou.

Lilia Cabral vai às compras com a filha no Rio de Janeiro

Homenagem

 

No quadro TBT do Encontro, a veterana da dramaturgia visualizou alguns de seus trabalhos marcantes em novelas e falou com carinho de Silvana, dando ênfase na impotância da história acerca da personagem.

"Esse lado é tão dificil, do vício e foi tão importante na época. Mas tem tematicas que não mudam, não ficam datadas, são necessárias. Pelos comentários que eu vejo, parece que é tão atual, dessa dificuldade de você não se enxergar. É tão doloroso, difícil. a Gente precisa ter um afeto, uma necessidade de um olhar generoso para a pessoa que passa por isso."

Nany People sobre Lilia Cabral: ‘Mudou minha vida'

Na sequência, seus trabalhos em Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992) e Império (2014) foram citados. O que eles tinham em comum? Paulo Betti. O ator, sorridente, dirigiu suas palavras à amiga com muito carinho.

"[…] Temos nossa amizade. […] Lilia, eu tenho a enorme alegria de falar com você nesse momento em nome de todos que passaram pela nossa vida. Quero desejar a você tudo de bom, saúde para vocês todos, para os brasileiros nesse moemento, muita força. Vamos sair dessa."

Liia Cabral recebe uma linda declaração do ator e amigo Paulo Betti

---

Tags: ,,,