Madonna: 20 momentos imperdíveis da ‘The Celebration Tour’ no Rio!

Por - 30/04/24 às 15:33

Madonna: 20 momentos imperdíveis da 'The Celebration Tour' no Rio!Madonna: 20 momentos imperdíveis da 'The Celebration Tour' no Rio! - Fotos: Reprodução Twitter

“Celebration” é a décima segunda turnê mundial sucessos e quase 80 shows ao redor do mundo.  A turnê começou em outubro de 2023 com uma série de três noites na O2 Arena em Londres.

Agora, o encerramento dessa era acontece no Brasil, mais precisamente nas areias de Copacabana, para um publico estimado de 1,5 milhão de pessoas.

Selecionamos 20 curiosidades sobre a turnê e o show de encerramento que já entrou para a história. Vamos a eles!

1- Um susto de saúde atrasou a tão esperada estreia

Em junho de 2023 –  semanas antes do início da turnê “Celebration” em Vancouver – Madonna foi levada às pressas para a UTI por uma “infecção bacteriana grave” e ficou no hospital por vários dias.

2- Turnê passou filme biográfico de Madonna em tempo indeterminado

Por conta da turnê, que promete ser de despedida, o filme biográfico de Madonna, anunciado em 2020 e que seria dirigido pela própria Rainha do Pop se transformou em um projeto congelado. Madge já ensaiou um rascunho do projeto com ninguém menos que a vencedora do Oscar Diablo Cody.

Nesse período foram feitos alguns ensaios de canto e dança e Julia Garner superou nomes como Florence Pugh e Bebe Rexha para o papel principal! Para provar que não sobraram ressentimentos, Julia Garner assistiu ao show de Madonna no Brooklyn, em Nova York, e no momento Ballroom Bitch ela deu nota 10 para tudo!

Segundo a revista Variety,  entrou em ritmo de espera, sem prazo para ser retomado. Porém fontes próximas garantem que ela “permanece comprometida em fazer um filme sobre sua vida algum dia”.

3- Celebration Tour é a primeira turnê de Madonna que não foi criada para promover um álbum

Embora Madonna tenha lançado um álbum de grandes sucessos chamado “Celebration” em 2009, a turnê não foi criada para divulgar o produto. Realmente Madge decidiu fazer a sua primeira volta ao mundo não vinculada a um lançamento específico. No show ela revisita suas eras passadas presenteia seus fãs com um setlist dos sonhos.

https://twitter.com/i/status/1760426474631540750

4 – Broadway viajante

A Celebration Tour é como uma produção completa da Broadway e reúne um mega  elenco digno de uma rainha seguida por um enorme séquito. Madonna carrega 24 artistas para o palco, além de seus próprios filhos e uma equipe de produção de mais de 200 pessoas, incluindo 25 pessoas só no departamento de figurino.

Quer mais? Lá vai: Madonna carrega com ela três academias móveis, três fisioterapeutas e oito umidificadores para seu camarim.

5- Novas tecnologias para criar visuais personalizados

6- 45 baús de figurino!

Os especialistas em design Eyob Yohannes e Rita Melssen, foram os escolhidos para criar e desenhar quase todos os trajes, com alguns pitacos da Versace , marca criada pelo gênio do sutiã cônico Jean Paul Gaultier. “Queríamos referenciar tudo o que ela fez e fazer algo novo a partir disso”, disse Melssen à Vogue. “Criamos um mundo totalmente novo.”

Mesmo durante sua performance triunfante de “Like a Virgin”, o estilo de Madonna está onipresente, já que todos os dançarinos no palco ostentam looks recriados de seus arquivos pessoais. Provavelmente é por isso que a produção carrega impressionantes 45 baús de figurino!

7- Jatos de “MDNA Rose Mist” para trocas rápidas e fresquinhas

Para sentir-se confortável nos momentos de trocas de figurinos, que são muitos, Madge tem um truque de estrela.  Segundo a revista People, há um frasco do spray de seu perfume “MDNA Rose Mist soltando jatinhos “em cada espaço de troca rápida”.

8- Setlist variável

A lista de músicas não é definitiva, por este motivo brasileiros sonha em ver Madonna cantando ao lado de Anitta a música “Faz Gostoso”.

Embora ela normalmente se mantem fiel à mesma lista de músicas, mas isso não significa que ela não possa mudar se a inspiração surgir. Por exemplo: no aniversário de 27 anos de sua filha Lourdes Leon, ela cantou “Little Star”, um cover de “Sodade” de Cesária Évora se infiltrou durante seus shows em Lisboa. Em outro momento ela homenageou a cidade que a descobriu cantando “I Love New York” durante suas performances na Big Apple.

Mais mudanças: “Express Yourself” originalmente não estava na lista e só voltou para o repertório nos shows de 2024 – após já ter passado por países como Itália, Alemanha, França, Espanha e dois shows em Nova York e D.C.

A faixa substituiu “I Will Survive”, embora o momento continue tão poderoso quanto Madonna recontextualiza o sucesso top-10 no violão acústico.

9 – Strike a pose com convidados incríveis

Um dos momentos mais icônicos que surgiram da Celebration Tour acontece  durante o “Ballroom Bitch”, segmento do salão de baile, quando Madonna interage com um convidado especial para ajudar a julgar os movimentos dos dançarinos – e da filha caçula Estere.

Já passaram pelo palco da diva nomes como Diplo, Julia Fox, Aquaria, Donatella Versace, Pamela Anderson, Miz Cracker, Trinity The Tuck, Kylie Minogue, Ricky Martin e até o chef particular de Madonna e Bob The Drag Queen que é fixa do começo ao fim.

10- Pabllo Vittar como “Ballroom Bitch”?

Já foi confirmada a presença da nossa diva Pablo Vittar no palco de Madonna. Rumores dão conta que, em Copacabana, a cantora de K.O. estará brilhando no momento “Voguing”, quando ela canta Vogue com sample do remix dela com a Beyoncé. Quem viver verá!

11- Foco na pontualidade

Dois participantes de um show de dezembro de 2023 no Brooklyn processaram Madonna por “práticas comerciais enganosas” e “publicidade falsa” depois dela subir ao palco cerca de duas horas após o horário de início listado em seus ingressos. Em um comunicado, a equipe da estrela pop afirmou que um problema técnico atrasou o show, acrescentando que “pretendem defender este caso vigorosamente”.

12 – LGBTQIAPN+, presente!

Desde seus dançarinos, até os figurinos e o espírito de sua música, Madonna coloca a comunidade LGBTQIAPN+ em destaque durante a Celebration Tour. O momento mais significativo ocorre durante uma interpretação de “Live to Tell” enquanto fotos de pessoas que ela perdeu para a AIDS são exibidas na tela. À medida que imagens menores começam a aparecer, isso se transforma em uma poderosa homenagem a todos aqueles que perdemos para a doença.

“Porque meu show é uma retrospectiva da minha jornada das últimas quatro décadas, contada através da música, como eu poderia não reconhecer este momento incrivelmente importante. Não apenas na minha vida, mas na de tantos outros”, explicou a cantora no Instagram.

13 – O trauma de “Like a Virgin”

Em um vestido de noiva branco, Madonna fez história (e meio que mostrou seu bumbum) enquanto performava “Like a Virgin” no MTV Video Music Awards de 1984. Embora a performance agora seja icônica, Madonna disse a Jimmy Fallon que naquela época, seu gerente disse que sua “carreira havia acabado”. Agora, no palco central circular da “Celebration Tour”, com três camadas giratórias, é uma referência ao adereço de bolo de casam­­ento pelo qual ela dançou há 40 anos.

14 – Do topo do de RuPaul’s Drag Race para o palco de Madonna

Para mestre de cerimônias de sua turnê, Madonna recrutou a hilária Bob the Drag Queen, que está no palco quase o tempo todo com sete trocas de roupa próprias. O vencedor de RuPaul’s Drag Race não foi o primeiro artista não convencional a abrir um concerto de Madonna. Durante a Rebel Heart Tour, ela recorreu às habilidades de DJ de Idris Elba para aquecer o público em algumas cidades. “Madonna me respeita como artista. Eu tenho um ponto de vista e uma perspectiva sobre o que estou tentando dizer, e Madonna realmente vê isso, e eu aprecio isso”, declarou Bob the Drag em entrevista para a “Los Angeles Magazine”.

Tudo que você precisa saber sobre Madonna em Copacabana!
(Reprodução/Divulgação)

15 – Copacabana terá o maior palco de todos

Uptown, Downtown, Midtown, West e East. A “Celebration Tour” apresenta o maior palco de Madonna até hoje – 4.400 pés quadrados – com um conjunto de cinco grades inspiradas em metrópoles pelas quais ela se move ao longo do show. Para o show de Copacabana o palco construído representa uma versão “expandida” do show com o qual Madonna viajou pela Europa, Estados Unidos e México desde outubro de 2023.

O palco construído nas areias cariocas tem 812 m², com 18 metros de altura, e conta com três passarelas suspensas a 2,40 metros da altura do chão. Mais detalhes: A passarela central tem 22 metros e as outras duas têm 20 metros cada.

Entenda por que Madonna ocupa 90 quartos do Copacabana Palace
Madonna no Copacabana Palace – Foto: JC Pereira / Agnews

Para suportar a estrutura criada para o encerramento da turnê, foi colocado sob o palco um piso de alumínio de 6.000 metros, capaz de aguentar 120 toneladas.

Luz e som não faltarão no “Madonna in Rio”. Foram montadas na areia da praia 16 torres com caixas de som e telões de LED ao longo do trecho que vai do Copacabana Palace, local do palco, até a rua Princesa Isabel, no Leme, com cerca de 1 km de extensão. Segundo Paulo Fellin, diretor de produção do evento, mais de 8.000 pessoas trabalharam por mais de três semanas na montagem.

16- Estreia com astral de realeza

Para a grande abertura da turnê em Londres, uma enorme bandeira do Royal Standard com a capa do álbum “True Blue” lançado por Madonna de 1986 foi hasteada do lado de fora da O2 Arena. A bandeira foi feita pelos mesmos fabricantes de bandeiras da Família Real. Tá bom pra você?

“Fabricamos bandeiras para a Família Real há mais de 20 anos, mas nunca fizemos uma bandeira como essa”, declarou Chris Taylor da “Flying Colours” em um comunicado.

17 – Celebração dos maiores hits da carreira da rainha

A intenção da turnê sempre foi ir além da música e fazer um show que toque em seu impacto cultural na moda, arte e política. Sim, Madonna cantará hits como “Hung Up” e “Into the Groove” e “Crazy for You”, mas a proposta de Madonna sempre foi ir além.

“Um maior sucesso não precisa ser uma música”, disse o diretor musical Stuart Price à People. “Pode ser um guarda-roupa, pode ser um vídeo ou uma declaração.”

18 – Filhos no palco

Vamos aos rebentos!  Madonna tem seis filhos e quatro deles participam da turnê.  Vamos ao papel de cada:
David Banda, 18 anos: Quando Madge canta “Like a prayer” ele aparece no palco na pele do cantor Prince, que tocou guitarra na versão original. Outro momento de sua participação é durante “Act of contriction”.
Mercy James, 18 anos: Em um dos momentos mais emocionantes do show, ela toca piano de cauda em “Bad girl”.
Stella e Estere Ciccone, 11 anos: As gêmeas arrasam no palco. Estere surge como DJ enquanto Madonna e um convidado especial dão notas a participantes que passam pela passarela. Stella aparece no final da performance, dançando.
Lourdes Maria, 27 anos e Rocco Ritchie, 23, não estarão no palco do show realizado no Brasil. 

19 – Recrutamento via DM no Instagram.

Algumas cenas e efeitos do universo paralelo criado por Madonna para sua turnê foram criadas  por um artista e designer de videogames de 27 anos, Gabriel Massan.

O rapaz não acreditou quando foi convidado para trabalhar com a estrela. Ela o conheceu após conhecer um de seus videogames em Londres e o convidou para através de uma DM no Instagram. Em 15 dias, eles construíram o universo fantástico. “Foi muito divertido. Ela tem tanta energia e estava sempre pensando em como o trabalho poderia evoluir”, declarou o designer “, Massan disse ao site Art Net.

Trabalho do designer Gabriel Massan para Madonna – Foto: Reprodução Instagram
Trabalho do designer Gabriel Massan para Madonna – Foto: Reprodução Instagram

20 – Se você não conseguiu ir ao show, contente-se com a Globo

É inegável que será o encerramento de turnê mais glamuroso da carreira de Madonna. Para quem não conseguir ir até Copacabana aplaudir e se enlouquecer com Madonna, resta acompanhar pela Globo que exibirá o show na noite de sábado, 4 de maio.

Tags:

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.