Papa Francisco pede orações ao Rio Grande do Sul
Por Luigi Civalli - 05/05/24 às 14:34
O Papa Francisco manifestou sua solidariedade às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Neste domingo, 5 de maio, ao final da oração Regina Caeli, na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa pediu que Deus “acolha os mortos e que conforte os familiares”.
“Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
No portal do Vaticano, o depoimento de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, foi compartilhado.
“A situação realmente é caótica. Temos várias vilas, bairros completamente debaixo d’água. A cidade de Eldorado do Sul praticamente toda debaixo d’água. Em Canoas, nós tivemos essa noite que evacuar mais de cinquenta mil pessoas. O Exército, a Defesa Civil, o pessoal das nossas comunidades, gente de fora do Estado, enfim, é muita gente colaborando. Ainda existe muita gente em cima de telhado de casas, até mesmo árvores, esperando por socorro. Parece que o Guaíba parou de subir agora. No entanto, ele vai permanecer por vários dias com nível alto. Vários bairros da cidade de Porto Alegre também estão debaixo d’água. O nosso centro administrativo também foi tomado pela água. Enfim, várias igrejas… é realmente uma situação jamais vista não só aqui na nossa região, mas em todo o Estado”.
Ex-BBB Matteus pede ajuda para vítimas das chuvas no Sul. Vídeo!
De acordo com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 75 mortes foram confirmadas em razão dos temporais que atingem o Estado. Mais seis mortes estão sendo investigadas para verificar se houve relação com as chuvas.
Ainda há 103 desaparecidos e 155 pessoas feridas, mais de 107,6 mil pessoas fora de casa, sendo 16,6 mil em abrigos e 88 mil desalojadas.
Whindersson Nunes faz doação milionária às vítimas das enchentes no Sul
Dos 496 municípios do Rio Grande do Sul, 334 tiveram algum problema para resolver por conta das chuvas. Isso afetou quase 800 mil pessoas.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais