Renascer: Osmar Prado explica motivo de ter recusado atuar no remake

Por - 01/03/24 às 10:01 - Última Atualização: 11 abril 2024

Osmar Prado com cachorro, atualmente, e imagem antiga, dele caracterizado como Tião Galinha, de Renascer, segurando uma gaiolaOsmar PRado viveu o Tião Galinha na versão original de Renascer - Foto: Reprodução/Instagram @osmarpradoator eTV Globo

Personagem icônico de Renascer, Tião Galinha, um catador de caranguejo, se tornou emblemático na primeira versão do folhetim, exibida na Globo em 1993. À época, o papel era de Osmar Prado.

Veja a chegada de Iradhir Santos em Renascer

Agora, contudo, está nas mãos de Irandhir Santos. Ele é acompanhado pela atriz Alice Carvalho, que viverá Joana, mulher do personagem interpretada por Teresa Seiblitz na primeira versão.

Na trama, Tião é um homem ingênuo e muito sonhador, que expressa o desejo de tirar a família da miséria. O apelido de Tião Galinha vem pelo fato de ele andar com uma galinha embaixo dos braços, na intenção de protegê-la.

Osmar Prado contou que até recebeu um convite para participar do remake de Renascer, mas preferiu recusar a proposta. O motivo? Para o ator, não seria uma boa escolha voltar ao universo da obra, em virtude do enorme sucesso de seu personagem na versão original.

Renascer versão de 1993 - Teresa Seiblitz e Osmar Prado
Teresa Seiblitz e Osmar Prado na versão original de Renascer – Foto: TV Globo

Qual seria o papel de Osmar Prado no remake de Renascer

O convite, entretanto, não seria para interpretar o mesmo papel. Apesar disso, Osmar Prado afirmou que temia que sua presença no elenco interferisse na criação de Irandhir Santos.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular 

“Fui sondado para fazer o papel representado brilhantemente por Nelson Xavier e agora pelo também magnífico Matheus Nachtergaele”, revelou o veterano, em referência ao comerciante Norberto.

A criação agora é outra, o ator é outro. Não pode haver interferências. Se fosse uma novela inédita, talvez tivesse aceitado”.

Renascer: Dona Patroa mostra as garras

O artista ainda comentou que Irandhir viveu, em Pantanal, um personagem que já havia sido dele no original da trama: “Fizemos Pantanal e outros trabalhos juntos. Sempre estivemos próximos. Chegamos a pensar em fazer uma peça, mas acabou não indo para frente. Acho que a escolha foi brilhante, assim como a do Matheus para o Norberto. São atores de excelência”, elogiou o veterano.

Boas lembranças

As recordações da trama, gravada e exibida em 1993, são as melhores. Osmar contou que na época estava envolvido em várias frentes de trabalho.

Renascer: Professora Lu chega ao vilarejo e se aproxima de João Pedro

“O Benedito Ruy Barbosa me convidou, e eu já tinha trabalhado com o Luiz Fernando Carvalho, com parcerias muito frutíferas. Na época, eu estava mergulhado na história da Guerra de Canudos. Então, tudo conspirou a favor. Eu mergulhei no Tião Galinha. Por onde eu passava nas ruas, as pessoas me paravam para falar sobre esse trabalho”, disse ele ao jornal O Globo.

Ainda assim, o artista saiu da novela antes do previsto. “Pedi para antecipar a morte porque bati de frente com um executivo. Benedito me ligou e perguntou se eu gostaria que ele interviesse. Respondi: ‘Não, quero que mate o personagem, já que ele vai morrer mesmo’. Aí fui para São Paulo fazer teatro”, finalizou.

Tião Galinha e o Cramulhão

Na trama, Tião Galinha “agarrou amor” pelo Cramulhão. Ao saber que era possível criar um capetinha em uma garrafa de vidro e, assim, ter sorte e riqueza, ele quis o dito cujo.

Renascer: José Inocêncio se livra da morte novamente

Sonhando em dar uma vida de conforto a Joana, Tião procurou saber como conseguir o demo na garrafa.

José Inocêncio, papel de Antonio Fagundes na trama original e de Marcos Palmeira atualmente, deu as instruções, que ele seguiu à risca.

---

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


×