Vai Na Fé: Confira motivos para amar o novelão das 19hrs
Por Murilo Rocha - 09/04/23 às 13:00
“Vai Na Fé” é a trama das 19hrs da Rede Globo e vem conquistando uma grande parte do telespectador e atingindo picos de audiência. A trama de Sol (Sheron Menezzes) está cada dia mais gostosa e cheia de personalidade. O OFuxico lista logo abaixo motivos para a novela ter conquistado tanta gente.
Leia+ Saiba tudo que vai rolar em “Vai Na Fé”
ENREDO
Focado na batalhadora e sonhadora Sol e sua família que vive em uma comunidade do Rio de Janeiro, a luta não parou um segundo: De princesa do baile á vendedora de quentinhas, até dançarina novamente, o enredo da novela tem um grande foco que não se perdeu até o momento. Outro ponto é que todas as outras tramas são interessantes: Ben (Samuel de Assis) e Lumiar (Carolina Dieckman); Theo (Emilio Dantas) e Clara (Regiane Alves), e todas elas se interceptam uma história completa.
KATE
Clara Moneke dá vida para Kate. No começo ela já tinha a sua voz própria e sua história, mas, ao passar os capítulos e ao também dar de cara com o vilão Theo e ter passado um sufoco com um relacionamento abusivo, ela tem se destacado em todas as cenas que aparece, muito mais roubando a cena para seu talento e para sua personagem carismática que está cada dia mais no top 1 de preferência das redes sociais.
O NOVO ASTRO E A MÃE MEGERA
Impossível destacar Lui Lorenzo (José Loreto) como um dos momentos mais memoráveis. Ele foi de galinha para rapaz de coração partido…. e virou um novo homem ao se apaixonar, e finalmente beijar a protagonista. Lui não é só um personagem aqui e ali: Ele é um astro até mesmo fora da novela. Suas músicas vêm atingindo números enormes no Spotify, principalmente “Se eu Fosse Casado” e “Joaninha”. Destaque aqui também para Wilma (Renata Sorrah): Ela não é só uma megera com Lui. Ela é com todo mundo. Focada em ganhar dinheiro, ela sempre tem um trocadilho incrível de algum momento: Já citou autores de novelas, autores de livros, músicas, e até mesmo referenciou vários trabalhos que são da casa. Incrível!
TRILHA SONORA
De Mc Marcinho á Rosalía! Tem para todos os gostos, idades e tudo mais. Um clássico do funk, “Garota Nota 100” foi até usada no “The Masked Singer”, revivido para o tema de Sol e Ben jovens. O reggaeton com Rosalía e seu “Despechá”, até mesmo Lulu Santos e a original de Negra Li com MC Liro, a “Vai Na Fé”. Tem uma música para cada momento aqui.
ELENCO AFIADO
Não é que tem um nome forte. Todos estão muito fortes. O casting foi acertado: Bella Campos como Jennifer é uma mocinha incrível que passa por diversos dilemas e até mesmo pela busca de sua paternidade. Regiane Alves vive Clara, uma mulher que sofre de um relacionamento abusivo, e que vem se destacando cada dia mais e cada momento que ela vai se libertando.
Theo é um vilão incrível. Emilio Dantas não entrega somente “raiva” pelo público, bem como a torcida de que ele se de mal. E o que falar de Marlene (Elisa Lucinda) como a matriarca? Ela é sensacional dando vida á uma mulher que segue seus princípios religiosos, mas, também que tenta entender e confiar que os valores de Sol não serão traídos, que ela é uma pessoa íntegra e confiável. E claro, a fofoqueira Dona Neide (Neyde Braga) que é uma das personagens secundárias divertidas e fáceis de se relacionar na vida de cada um.
LINGUAGEM
Rosane Svartman é dona de “Totalmente Demais” e “Bom Sucesso”. Algo em comum com “Vai Na Fé”? Sim! O sucesso estrondoso. A linguagem que ela usa é simples e fácil de entender. Existem cenas tão delicadas e tão bonitas, como lá no início da novela com Carlão (Che Moais) ajudando Duda (Manu Estevão) a entender a primeira menstruação, e depois todas as gerações de mulheres da família de Sol falando abertamente com a pequena sobre como agora ela se tornou uma “mocinha”.
Outro momento: Sol cuidando de Marlene e dando banho em sua mãe quando ela tem uma crise em seu quadril, com o quadro de Artrose e Bursite, cantando “Fico Assim Sem Você”. A linguagem da novela é doce, crível e fácil de assimilar fora das telinhas.
REPRESENTATIVIDADE
Digamos que nos últimos anos a representatividade vem aumentando, mas, em “Vai Na Fé”, o elenco é composto por diversas pessoas pretas e em posições de destaque. Temos também a representatividade Bissexual, com Jean Paulo Campos, com Yuri, que já se apaixonou por Jenifer, e agora tudo indica que ele terá um romance com Vini (Guthierry Sotero), embora exista uma parte que torça para rolar algo com Fred (Henrique Barreira). E claro, a representação da mulher: Elas ocupam vários lugares, vários momentos, e vários destaques incríveis. Além de que o envolvimento do Direito na trama, isto dá voz a outras subtramas, como a atual com Guiga (Mel Maia) que discute os limites e o que se configura como Importunação sexual.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha