Vai na Fé: De denúncias ao resultado, tudo sobre julgamento de Theo
Por Raphael Araujo - 21/06/23 às 06:30 - Última Atualização: 20 junho 2023
Nesse primeiro momento da reta final de “Vai na Fé”, da TV Globo, o assunto mais marcante dos últimos capítulos tem sido o processo e julgamento de Theo (Emilio Dantas) por [GATILHO] abuso sexual e estupro, envolvendo boa parte dos principais personagens da trama na situação.
Esse arco já vem durando algumas semanas, e em meio aos depoimentos na delegacia sobre o caso, nós do OFuxico reunimos tudo que aconteceu em relação ao assunto e relembramos como a história se desenvolveu e até mesmo alguns spoilers do que está por vir. Confira!
INÍCIO DE TUDO E PRIMEIRA SABOTAGEM
Após a descoberta de que Theo é um abusador, Ben (Samuel de Assis) e Jenifer (Bella Campos) passaram a procurar mulheres que foram vítimas do cafajeste, e encontraram Janaína (Tulanih). Após decidir que denunciaria o abuso, a cabelereira ligou para os dois advogados para dar a notícia, mas Hugo (MC Cabelinho), que ainda era ligado a Orfeu (Jonathan Haagensen), ouviu a ligação.
Ao telefone, Janaína declarará, após ter receio em denunciar o crápula: “Conversei com o Diego, meu marido. Expliquei para ele toda a situação”. “Finalmente a gente vai abrir esse processo contra o Theo!”, comemorou Jenifer. Hugo aproveitou para acompanhar Jenifer e Kate (Clara Moneke) no ponto de ônibus e ouvir a conversa.
“Agora me conta uma coisa, essa mulher que vai acusar o Theo. Janaína. Como ela é?”, perguntou a vendedora de sanduíches. “Bonita, tipo grandona, sei lá. Hoje às três vou saber se ela vai denunciar mesmo aquele idiota. Depois te conto”, respondeu a estudante de direito.
Orfeu ligou para Hugo para saber o que ele descobriu, e o grafiteiro revelou: “O bagulho é o seguinte. A Jenifer e o advogado vão encontrar hoje uma mulher que vai acusar o Theo. Isso é tudo que eu sei”. O padrinho dele ordenou: “E você está esperando o que pra resolver isso? Anda logo, cara!”.
Hugo então seguiu Jenifer e Ben até o salão em que Janaína trabalha, e quando os dois deixarem o local, ele fez uma ligação anônima ameaçadora: “Está ficando maluca, Janaína?! Você vai esquecer essa história de querer ferrar o Theo. Abandona esse caso agora ou vai acordar com a boca cheia de formiga! Você e tua família todinha!”.
JENIFER TERMINA COM HUGO AO DESCOBRIR RELAÇÃO COM ORFEU
Em dado momento, Jenifer foi ao bar de Orfeu atrás de provas contra Theo, mas ela ficou surpreendida ao encontrar Hugo no local. “Você está fazendo o que aqui, seu mentiroso?”, gritou a menina, toda irritada com o amado. “Nada demais, Jeni! Eu só vim fazer uma visita pro padrinho”, disfarçou Hugo.
“Está pensando que eu sou burra? Te falei que queria vir falar com o Orfeu, e você disse que era perigoso! E agora está aqui? Cheio de segredinho com ele?”, disparou ela, antes de falar de Theo a Orfeu: “O Theo, que é seu amigo, abusou da minha mãe. E como o crime prescreveu, estou tentando achar as mulheres que passaram pela mesma situação com ele, mas há menos tempo. Achei que você pudesse saber de alguma coisa”.
“Tenho certeza que o Theo nunca fez nada que uma garota não quisesse”, respondeu Orfeu, cínico e fingindo que Theo não é abusador. “Mas minha mãe não queria”, afirmou Jenifer, indo para cima do dono do bar. Orfeu então mandou Hugo levar a namorada embora dali, mas ela afirmou: “Ele não é mais meu namorado”.
HUGO SE TORNA AGENTE DUPLO
Com a ameaça, Janaína desistiu de denunciar o empresário, fazendo Ben e Jenifer voltarem à estaca zero. Poucos capítulos depois, eles encontraram Grazi (Lorena Lima), que estava disposta a denunciar o vilão. Porém, Orfeu, que queria livrar a barra do “sócio”, exigiu que Hugo fizesse a ex-namorada desistir dessa ideia. O rapaz ajudou o afilhado a deixar a vida do crime, e por isso Hugo tem uma dívida eterna.
“Com todo respeito e consideração, tem como colocar outra pessoa no meu lugar para fazer essa missão de apavorar a mina que quer acusar o Theo?”, pediu ele. Porém, Orfeu recusou. “Mas eu quero que seja você. Vendeu sua alma porque quis. Agora já era”. Hugo até chegou a ligar para ameaçar a vítima de Theo, mas desistiu e desligou o telefone. Apaixonado por Jenifer mesmo após o término, Hugo decidiu comprar briga com o padrinho e procurou Kate.
“Olha só, garoto. Eu não quero ser cúmplice de nenhum vacilo não. Ela é minha melhor amiga”, disse ela.
“E é a mina que eu estou apaixonado! É por isso que eu vou ajudar. Achei a testemunha que ela tanto precisa para enquadrar o Theo. Já tenho o nome e o telefone aqui comigo”, respondeu Hugo. O rapaz entregou para Kate os dados de Grazi e pediu para que ela encorajasse Jenifer a seguir com as investigações.
SOL ENTRA NA JOGADA
Um dos fatos mais impactantes de “Vai na Fé” foi o fato de que Sol (Sheron Menezzes) foi estuprada por Theo na juventude, e este fato a traumatizou tanto que ela não queria contato nenhum com o passado para não reviver essa memória. Por conta disso, a dançarina estava relutante em testemunhar contra o crápula na denúncia planejada por Jenifer e Ben.
Porém, tudo mudou quando ela conversou com Grazi. No escritório do ex-namorado, a outra moça relatou a Sol tudo que passou, além de descrever uma cena apavorante: “Se eu fechar os olhos, eu o vejo. Sorrindo. Feliz enquanto eu me sinto um lixo”. “Sei bem como é”, respondeu a mocinha, se reconhecendo.
A dançarina desabafou: “Sinto muito que você tenha passado por isso, que ele tenha repetido com você exatamente o que ele fez comigo. A bebida, a promessa de cuidado. Obrigada por ser tão corajosa. Por estar aqui para denunciar esse canalha”.
Ao fim da conversa, ela afirmou: “Obrigada. Ouvir sua história me deu forças. A gente não está sozinha”. Depois, Sol irá até Benjamin revelar que mudou de ideia, e vai testemunhar contra Theo na denúncia: “Eu decidi que quero testemunhar contra esse demônio! Como disse minha filha, estamos falando de um criminoso à solta. Chega.”
HUGO FAZ NOVA AMEAÇA, MAS DESAPARECE
Após a conversa com Sol, Grazi deixou o escritório de Ben quando Hugo e um comparsa, a mando de Orfeu, se aproximaram: “Cala a boca! Vai fazer o que eu mandar. Se não obedecer, a gente vai te quebrar todinha, está escutando?!”. Ele então pegou o celular e a obrigou a prometer que vai desistir da denúncia.
“Eu dou minha palavra que eu vou sumir no mapa! Desaparecer! Vou sair da cidade! Vou pra um lugar bem longe! Não vou falar nada pra ninguém! Eu juro!”, garantiu Grazi, desesperada, e desaparecendo no dia seguinte, nem dando sinais para Ben.
“Como assim, viajou? E você sabe quando ela volta?”, lamentou o advogado, irritado com o desencontro. Ele então lamentou com Sol: “Mais uma que desistiu. O pior é que a Grazi nem deixou rastro.”
Porém, os dois decidiram ir por conta própria investigar e tentar encontrar câmeras no bar de Orfeu e nas redondezas. Ao chegarem no lugar, a dançarina reconheceu Hugo, e o chefe do Movimento teorizou a possibilidade de Hugo tê-lo traído, e pediu a sua cabeça para outra pessoa que trabalhava com ele.
Entretanto, o comparsa se solidariza com Hugo pelo tempo em que estavam atuando em conjunto, e o alertou par desaparecer por um tempo, salvando sua vida. O rapaz então se despediu de Jenifer e logo foi embora, não sendo mais um infiltrado do padrinho.
JANAÍNA MUDA DE IDEIA E O PROCESSO COMEÇA
Sabendo que Janaína já esteve disposta a seguir com a denúncia, Sol foi atrás dela, e conversando, a manicure acabou mudando de ideia e decidindo denunciar Theo mesmo após ter sido ameaçada por Hugo: “Pensei melhor no que a gente conversou. Eu quero denunciar o Theo, sim. Conversei com minha família e está todo mundo me apoiando. Foi como você falou. Cansei de sentir medo. Agora, eu quero justiça”.
“É isso, Janaína. Estou muito orgulhosa de você”, afirmou Sol, muito feliz com a informação, e logo contou a Bem, que logo preparou a notícia-crime contra Theo e entregou ao Ministério Público. “Vamos fazer de tudo para o Theo pagar por tudo que ele fez”, garantiu o advogado.
Todos os trâmites legais estando iniciados, os mocinhos comemoraram a luz no fim do túnel que encontraram. “Nós vamos pegar esse canalha, Sol”, afirmou o advogado. “Finalmente, vamos ter a chance de colocar o Theo na justiça!”, celebrou a dançarina.
Depois, o Ministério Púbico aceitou a denúncia contra Theo. A notícia chegou no desgraçado, que primeiro ficou em pânico e na sequência começou a atirar tudo que via pela parede e se encher de fúria, gritando aos quatro ventos: “Benjamin desgraçado! Traidor!”.
No momento que a decisão despachada pelo juiz chegou, Benjamin apareceu no escritório e questionou se Lumiar ficou sabendo, e ela respondeu: “Acabei de ler. Então nós vamos nos enfrentar no tribunal!”.
O texto despachado dizia: “Havendo indícios de autoria e materialidade, recebo a denúncia contra Theo Camargo Bastos por estupro de vulnerável, de acordo com o Código Penal em seu artigo 217-A, tendo o crime ocorrido em setembro de 2009 contra a vítima Janaína Freitas Lima.”
DEPOIMENTOS
No capítulo de segunda-feira, 19 de junho, todos os intimados foram até a delegacia depor, a favor ou contra Theo, para que a denúncia tivesse prosseguimento na Justiça. Janaína e Sol foram as primeiras, ambas vítimas do vilão, e depois, Clara (Regiane Alves) chegou para dar seu depoimento.
Como companheira de muitos anos do empresário, Clara foi intimada a depor, e ao chegar na delegacia, encontrou Lumiar representando Theo no caso, e a advogada lhe deu um “conselho”: “Você pode dizer que não tem nada a declarar. Você não conhece a Janaína e, como esposa do Theo, você sequer é obrigada a falar”.
“Esse seu conselho é como advogada ou amante? Talvez o delegado queira saber como ele me tratava. As humilhações que eu passava”, rebateu Clara. “Você quer se vingar? Vai em frente. Não posso fazer nada. Você sabe melhor do que eu as consequências para a sua família”, disparou a amante de Theo.
Clara entrou na sala de depoimentos, e quando saiu, falou a Lumiar e Ben o que supostamente relatou: “Imagino que vocês queiram saber o que eu falei. Disse, sim, que Theo é um canalha, que me traiu todos esses anos. Inclusive com a atual advogada dele. O delegado adorou essa parte”.
THEO BÊBADO
Nervoso por saber que na verdade é totalmente culpado pelo crime na qual é acusado, Theo estava temeroso, e Lumiar tentou acalmá-lo. “Eu estou muito nervoso. É pra ir mais formal, você acha? Ou é melhor parecer despreocupado? Meu depoimento é só no final da tarde, o que eu faço até lá?”, perguntou ele à advogada.
“Tenta relaxar, vai dar tudo certo”, afirmou ela, a caminho da delegacia para acompanhar os outros depoimentos. Então, antes de comparecer na delegacia, ele foi ao bar de Orfeu beber para esfriar a cabeça, e o mesmo chegou da delegacia após dar seu depoimento.
“Daqui a pouco é a minha vez de depor. Me vê alguma coisa pra beber aí, vai. Só pra relaxar um pouco antes de encarar essa”, desabafou Theo. “Tem certeza, cara?”, perguntou o dono do bar. O empresário confirmou, chegando a beber metade da garrafa de uísque.
Ao chegar na delegacia, ele estava alterado, e Lumiar percebeu isso logo de cara: “Theo, você bebeu!”. Ao ver Ben, o vilão disse: “Eu estou aqui por sua causa!”. “Seu cliente está bêbado!”, afirmou o advogado para a ex-esposa. “Vou tentar adiar o depoimento”, apontou a advogada.
“Eu estou ótimo! Me chamaram pra falar, eu vou falar! Jogar tudo no ventilador! Vou falar que Benjamin Garcia é um frustrado! Perdeu tudo pra mim: a namorada, a filha, a Lumiar!”, disparou o crápula, tentando provocar o ex-melhor amigo.
O delegado então se irritou com o barulho gerado pela confusão: “Vocês estão achando que minha delegacia é mercado de peixe? Parem com essa gritaria ou eu registro ocorrência”. Mesmo insistindo, Theo foi obrigado a adiar seu depoimento, mas precisará fazê-lo de qualquer forma.
RESULTADO
Nesta quinta-feira, 22 de junho, o juiz aceitará a denúncia contra Theo, e Lumiar ficará preocupada, mesmo que o amante tenha revelado seu comportamento abusivo com ela no decorrer da semana, mas ela continuará iludida pelo mesmo.
Irritado com a denúncia, Theo irá à casa de Sol, e discutirá com ela e Ben. Vendo a confusão, dona Neide se oferecerá para testemunhar a favor do empresário. Chegará então o dia do julgamento, e de acordo com a coluna de Patrícia Kogut, do jornal OGlobo, a sentença final do juiz será surpreendente.
“O Ministério Público e o assistente de acusação solicitaram a condenação do réu. Por sua vez, a defesa pede a absolvição do acusado. Eis o relatório, e passo a fundamentar minha decisão. Levando em consideração a falta de evidências materiais e valorizando as provas testemunhais com seu devido peso, as dúvidas razoáveis levantadas pela defesa não foram esclarecidas”, iniciará o discurso.
“Portanto, em relação ao mérito, a comprovação da materialidade do crime de estupro de vulnerável não foi estabelecida. Absolvo Theo Camargo Bastos das acusações apresentadas neste processo. Que seja publicado. Registre-se. Intimem-se”, concluirá ele. Com a vitória, Theo vai comemorar muito, enquanto Sol, Jenifer e Ben vão ficar arrasados com a sentença.
VÍDEO DE GRAZI VEM À TONA E CHOCA LUMIAR
Todavia, pelas revelações do jornal OGlobo, o julgamento contará com um momento definitivo para Lumiar. Antes disso, todavia, a Polícia Federal fará uma operação nos contêineres de importação da empresa de Theo e descobre várias irregularidades.
O empresário presta esclarecimentos sobre o caso e não pensa duas vezes na hora de entregar Orfeu, que acaba sendo preso. O chefe do Movimento então resolve se vingar do “sócio” e manda um de seus capangas encontrar o vídeo em que Hugo ameaçou Grazi.
No tribunal, durante o julgamento, Lumiar será surpreendida com uma mensagem de um número desconhecido, com o título “recado de Theo”, e será o vídeo em questão, que compromete totalmente o vilão, seja nas denúncias e/ou na relação com a advogada, que acreditava em sua inocência.
Nas imagens, ela verá Grazi sendo pressionada por Hugo para manter sigilo sobre o [GATILHO] estupro que ela sofreu de Theo. Lumiar, então, irá atrás do empresário para tirar a história a limpo.
“A garota do vídeo é aquele caso seu recente que o Ben tava procurando! Você é tudo isso que dizem? Um abusador? Ela é uma vítima?”, questionará ela. Theo dirá que foi tudo uma armação de Orfeu, mas a advogada seguirá muito intrigada. A semente da dúvida germinou?
“Vai Na Fé” é uma telenovela da TV Globo escrita por Rosane Svartman, com colaboração de Mário Viana, Renata Sofia, Fabrício Santiago e Sabrina Rosa, tem direção de Isabella Teixeira. Juh Almeida, Augusto Lana e Matheus Senra, com direção geral de Cristiano Marques e direção artística de Paulo Silvestrini.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.