Internauta é banido de plataforma após cometer ato racista contra Halle Bailey

Por - 14/09/22

Halle Bailey como Ariel no Live ActionHalle Bailey como Ariel no Live Action (Reprodução/Disney)

Nos últimos dias, Halle Bailey vem sendo o assunto do momento. Muitos fãs estão extremamente felizes com a cantora protagonizando o live-action de “A Pequena Sereia”, com estreia marcada para 2023, mostrando todo seu talento e vozeirão em um dos musicais mais icônicos da Disney. Porém, existem aqueles que insistem em serem racistas e criticarem a escalação de uma atriz preta para viver a tão amada Princesa Ariel.

Um usuário do Twitter resolveu polemizar e fazer um vídeo no estilo “deep fake”, e animou o trailer trocando a cor e deixando a cor do cabelo vermelhão ao estilo da animação de 1989. O perfil @TenGazillionIQ usou palavras como “consertar” e “lacradora” para se referir a Halle Bailey, afirmando de péssimo gosto que ele teria  feito um “conserto” na pele, cometendo o crime de racismo.

O perfil @vandalibm divulgou no Twitter um vídeo com deep´fake de uma ruiva no lugar de Halle, divulgou que a mudança foi realizada pelo perfil @TenGazillionIQ, que ele definiu como um “criador de memes e cientista de IA [inteligência artificial”.

Leia+ Halle Bailey é vítima de ataques após trailer de “A Pequena Sereia”

“Ele consertou A Pequena Sereia, e transformou a atriz lacradora em uma garota ruiva e branca. Ele pode consertar o filme inteiro quando estrear usando 4x A600 [quatro unidades de processamento gráfico A6000, da NVidia, uma das mais poderosas do mercado] em menos de 24 horas”, disse o outro perfil banido

Usuário comete racismo com Halle Bailey
Usuário comete racismo com Halle Bailey (Reprodução/Twitter)

O usuário tentou se defender após ser apontado o racismo, dizendo que eram para “propósitos educacionais”.

“É apenas para propósitos educacionais, por favor não interprete erroneamente de um jeito racista”.

Os usuários do Twitter não perdoraram, e teceram críticas, e apontando assim o ato racista que ele tinha acabado de cometer:

“Sim, é um post racista. Você chamou uma atriz negra, existente em um papel que ela ganhou com seu talento, de atriz ‘lacradora’ por nenhum outro motivo além da cor da sua pele” escreveu um.

“Isso é absolutamente racista e não há outra maneira de interpretar. Você descreve torná-la branca como um modo de ‘consertá-la’, você a chamou de lacradora por literalmente ser preta”, protestou outra

Imediatamente, o Twitter baniu ambos os usuários citados, deixando claro que atos como estes serão sempre punidos.

POLÊMICA

Até a manhã de 14 de setembro, terça-feira, o vídeo conta com mais de 1,2 milhões de dislikes, pelo único e exclusivo motivo de ser protagonizado por uma atriz de etnia não branca. A Disney ocultou os dislikes e vem protegendo a atriz de toda a onda racista que ela vem sofrendo por parte de conservadores fervorosos. Mas, outro ponto importante que destacamos é um vídeo onde diversas crianças pretas se emocionam com o trailer, e choram com a representatividade que Halle Traz. A jovem atriz se posicionou:

 “As pessoas me enviaram essas reações durante todo o fim de semana e estou realmente maravilhada. Ver essas reações de criancinhas me deixa tão emocionada. Isso significa tudo para mim. Obrigado a todos pelo apoio inabalável”

CAMILLA DE LUCAS

Depois de se maravilhar com Nova Iorque, onde esteve pela primeira vez, Camilla de Lucas passou por momentos tristes e lamentáveis, na volta ao Brasil. A ex-BBB chorou na terça-feira, 13 de setembro, ao contar que passou por um episódio de racismo, sofrido no voo de retorno. Segundo a influenciadora digital, a comissária de bordo foi até seu assento, na classe executiva, pedir para conferir o bilhete. 

“Eu falo para vocês que as coisas acontecem e vocês acham que é mentira”, afirmou. “Estou voltando para casa agora e viajando de executiva. O voo está cheio e todos os assentos estão aqui, e a mulher veio perguntar só o meu lugar, e se eu realmente estava sentada aqui”, começou a influencer.

Leia +: Saiba quem é a famosa gringa que está seguindo Camilla de Lucas

Camilla observou que, embora o voo estivesse cheio, a funcionária não pediu isso para mais ninguém: “A mulher só veio pedir o meu cartão para ver se meu lugar realmente era esse. O voo inteiro cheio e ela não pediu para ver o assento de mais ninguém. Aí eu falo que as coisas acontecem e vocês acham que não acontece”, disse ela.

A finalista do “BBB21” continuou: “Já estava todo mundo sentado e ela perguntou qual era meu lugar e eu falei que era aqui, aí ela pediu para ver. Peguei o cartão e mostrei pra ela. Ela voltou e ficou ali, aí eu perguntei por que pediu só pra mim e ela disse que era para conferir os lugares, e não pediu de mais ninguém. Aí tem uma brasileira que está aqui perto e perguntou ‘Ué? Ela pediu só pra ver o seu?’”.

Por fim, Camilla de Lucas, que já teve muitos problemas com a autoestima, ressaltou o constrangimento que passou: “Aí, depois que sentei, comecei a ficar nervosa e desnorteada. Mas enfim, acontece, só é um constrangimento as pessoas acharem que a gente não pode ocupar determinados lugares”, finalizou chorando.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha