Intérprete de Chiquinha é acusada de racismo e homofobia

Por - 20/10/22 às 15:30

Maria Antonieta de Las NievesReprodução: Instagram

Nesta quinta-feira, 20, a celebridade María Antonieta de las Nieves, que ficou conhecida por interpretar a personagem Chiquinha no seriado mexicano “Chaves”, virou assunto na internet após uma entrevista polêmica. A atriz de 71 anos fez declarações sobre os artistas que imitam a sua famosa personagem e foi acusada de cometer racismo e homofobia em seu depoimento.

A entrevista gerou uma grande repercussão na imprensa mexicana.

Fizeram um concurso onde apareceram seis Chiquinhas brancas, inclusive uma de cor. Não tenho nada contra os negros, o que tenho contra é que me imitam como Chiquinha com a capa de minhas fotos e meu logotipo, disse.

Leia +: Seu Jorge sofre ataque racista em show e gritos imitando macacos foram ouvidos

Em outro momento, ela criticou um imitador: “Que coisa feia, imagine que uma Chiquinha no Peru, com cerveja na mão e fazendo uma dança difícil de acreditar, quase diria erótica. É um menino que não é menino, mas uma menina que acha que Chiquinha é fatal”, afirmou.

Fim do Chaves na TV

Em 2020, Roberto Gómez Fernández, filho do falecido ator e criador do Chaves, Roberto Gómez ‘Chespirito’ Bolaños, comunicou através de suas redes sociais que as transmissões da famosa série de sucesso foram canceladas no mundo todo após 47 anos no ar, devido a uma decisão tomada pelos executivos da empresa Televisa quando os acordos esperados não foram alcançados.

Como “Chaves” foi gravada pela Televisa no passado, a rede manteve os direitos sobre as fitas dos episódios antigos, as quais ela exibia em diversos canais de televisão, até o falecimento de Chespirito, em julho de 2020. Aparentemente, a emissora ainda não chegou a um acordo com os herdeiros de Chespirito, que planejavam lançar um serviço de streaming com conteúdos originais produzidos pelo falecido ator.

Leia +: Revelam o verdadeiro nome do Chaves

Além disso, a notícia do cancelamento não foi bem aceita pelos atores do seriado na época. Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, reagiu à notícia do cancelamento do programa, dizendo que isso é algo que a entristece muito. “Sinto muito por essa decisão e não sei quais são os motivos”, escreveu a atriz, ao ser questionada pelos fãs.

Ela é a única intérprete que detém os direitos de sua personagem, e só conseguiu isso quando Bolaños, há vários anos atrás, esqueceu de renovar os registros da personagem.

Leia +: ‘Dona Florinda’ fala do fim da exibição de Chaves: ‘Triste’

A filha do falecido ator, Graciela Gómez Fernández, criticou a decisão da Televisa. “É uma pena que aqueles que mais se beneficiaram dos programas de Chespirito hoje afirmem que eles não valem mais nada.”

Florinda Meza, a viúva de Bolaños que deu vida ao personagem Dona Florinda, também questionou a decisão da empresa. “É triste ver como em sua própria casa, a quem você deu milhões de dólares, é onde você tem menos valor”, alfinetou.

Reprodução: Instagram

Fenômeno

O programa mexicano “Chaves” começou a ser exibido em 1970 e, durante anos, contou com personagens que se tornaram emblemáticos da cultura popular mexicana e latino-americana, como o Chaves e o Chapolin Colorado, ambos interpretados pelo diretor Roberto Gómez Bolaños.

O último episódio original foi ao ar em 1995. No entanto, continuou a ser exibido em cerca de 20 países ao redor do mundo, até 2020, alcançando mais de 114 milhões de expectadores. No Brasil, as transmissões eram realizadas pelo SBT, Multishow, Cartoon Network entre outros.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Jornalista em formação na Faculdade Cásper Líbero. É apaixonada pelo mundo do entretenimento no geral, principalmente por música, shows, seriados, filmes e cultura pop.