Novelas brasileiras lutam pela oitava vitória no Emmy Internacional 2023

Por - 26/09/23

Imagens de divulgação de 'Pantanal' e 'Cara e Coragem'Fotos: Divulgação//TV Globo

Sorte dupla! Nesta terça-feira, 26 de setembro, foram anunciados os indicados ao “Emmy Internacional”, um dos maiores prêmios da televisão. Na categoria de telenovelas, o Brasil concorre com duas produções: “Pantanal” e “Cara e Coragem”, ambas da TV Globo. A premiação será realizada no dia 20 de novembro, em Nova York. 

Os atores vibraram com as indicações. “Ah, meu amor, que alegria”, comemorou Taís Araújo. “Muito orgulhoso”, disse Paulo Lessa. Cláudia Souto, autora de “Cara e Coragem”, escreveu: “S​​ó emoção e agradecimento. Ainda sem palavras. Fomos muito felizes durante a jornada e agora vem mais essa alegria”. 

Além das novelas, o Brasil concorre com as produções “Dossiê Chapecó – O Jogo Por Trás Da Tragédia”, na categoria Melhor Documentário, “Menino Maluquinho”, em Melhor Animação Infantil, “Linchamentos”, em Série de Curta Duração, e “A Ponte – The Bridge Brasil”, em Entretenimento Sem Roteiro. 

Na categoria “Melhor Telenovela”, o Brasil mostra seu talento e está muito à frente de outros países. Enquanto a dramaturgia brasileira já venceu sete vezes, as tramas portuguesas ocupam o segundo lugar, com apenas três vitórias. Porém, a última vez que o país recebeu o prêmio foi em 2020, deixando a expectativa de trazer a estatueta de volta para casa.

Relembre as produções brasileiras que já foram destaque no Emmy Internacional na lista elaborada por OFuxico:

Caminho das Índias, em 2009

A criação de Glória Perez levou a cultura indiana para as casas dos brasileiros e lançou tendências no país em 2009. O triângulo amoroso entre Maya (Juliana Paes), Raj (Rodrigo Lombardi) e Bahuan (Márcio Garcia) conquistou os críticos depois do sucesso de aprovação do público. 

O Astro, em 2012

Apesar de não ter sido um grande sucesso entre os brasileiros, a novela de 2011 agradou muito os críticos. O remake da novela homônima de 1977 fez parte das comemorações de 60 anos da telenovela brasileira e contou a história de um ilusionista que conquista uma fortuna e amores por meio de seus truques de mágica.

Lado a Lado, em 2013

A trama de João Ximenes Braga e Claudia Lage foi ambientada no Brasil após a abolição da escravidão e retratou a luta de mulheres, negros e da classe popular por transformações no país. Com elenco de peso, como Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Thiago Fragoso, Marjorie Estiano, e muitos outros, a novela ganhou o Emmy Internacional do ano seguinte à estreia.

Jóia Rara, em 2014

A história do jovem milionário Franz Hauser (Bruno Gagliasso) e da pobre trabalhadora Amélia Fonseca (Bianca Bin) foi um sucesso entre os críticos e rendeu ao Brasil mais uma vitória na categoria Melhor Telenovela.

Império, em 2015

Em 2015 foi a vez de “Império” levar o prêmio de Melhor Telenovela. O enredo de Agnaldo Silva tinha o comendador José Alfredo Medeiros (Alexandre Nero) como protagonista e foi um sucesso entre os brasileiros, sendo até mesmo reprisada durante a pandemia.

Verdades Secretas, em 2016

Antes de ganhar uma continuação, a novela desbancou “A Regra do Jogo” e venceu o Emmy Internacional de 2016. A trama de Walcyr Carrasco tratou temas polêmicos como a prostituição no mundo da moda, conhecida como o “book rosa”, e foi um sucesso de audiência. O prêmio brasileiro marcou um recorde de cinco vitórias consecutivas do país.

Órfãos da Terra, em 2020

Tratando o drama dos refugiados, a novela de Duca Rachid e Thelma Guedes emocionou o público e rendeu o prêmio conhecido como “o Oscar da televisão”. Foi a segunda vitória dos autores, que já haviam sido premiados com “Joia Rara”. 

---