Alto custo da coroação surpreende: ‘Desperdício nojento de dinheiro’

Por - 09/05/23 às 18:00

Coroação do Rei Charles IIICoroação do Rei Charles III / Reprodução / YouTube

O polêmico apresentador Howard Stern criticou a ostentação na cerimônia de coroação do rei Charles III, na Inglaterra, cuja celebração durou três dias, chamando as comemorações de ‘desperdício nojento de dinheiro’ em meio à crise econômica na Grã-Bretanha.

Leia+: Após coração de Rei Charles III, relembre realezas marcantes da ficção

Durante seu programa de segunda-feira (8) “The Howard Stern Show” da rádio SiriusXM, ele desabafou:

“A Inglaterra precisa se controlar. Eu entendo, talvez traga turismo, mas Jesus Cristo! Em primeiro lugar, o príncipe Charles não presta… Esse é o número um – e as pessoas estão agindo como… durante toda a cerimônia, eles estão agindo como se aquele cara fodid* fosse para a guerra ou algo assim, e depois espancasse todas as outras pessoas.”

Seu companheiro de programa Robin Quivers acrescentou: “Ele fez algo ótimo além de ter nascido”, e Howard continuou: “Sim. Mas você sabe, eles dizem: ‘Juramos nossa lealdade a você e você é um grande guerreiro.’ A coisa toda é maluca. Foi nojento. E eu vou te dizer porque é nojento… não é preciso ser um neurocirurgião para dizer isso, mas, você sabe, a Inglaterra está tendo seus próprios problemas econômicos e eles gastaram uma fortuna naquela coroação. E é simplesmente repugnante assistir a um país que está sofrendo com problemas econômicos… e então você vê a pompa e as circunstâncias., lamentou Howard.

“Ok, faz parte do turismo. Eu entendo tudo isso. Não sou ingênuo, mas isso apenas envia a mensagem errada.”

Leia+: Coroação de Rei Charles III: Harry é esnobado e vaiado na cerimônia

O apresentador já havia reclamado antes da família real, afirmando que são um bando de colonizadores, que vivem do dinheiMas não foi só Stern que reclamou da cerimônia ‘desnecessária’, muitos súditos também, já que a ocasião histórica aconteceu em um cenário econômico desafiador para o Reino Unido, com muitos questionando a validade do evento, porque o país enfrenta sua pior crise de custo de vida em uma geração.

CUSTO DA COROAÇÃO

Segundo a emissora CNBC, as estimativas colocam o custo da coroação do rei Charles acima de £ 100 milhões de libras esterlinas (R$ 632 milhões).

A ocasião, como a maioria dos eventos públicos, é financiada pelo governo do Reino Unido e, em última análise, pelo contribuinte britânico, com o Palácio de Buckingham também contribuindo com uma parte não revelada.

Leia+: Coroação Rei Charles III: Netos roubam a cena em cerimônia

Isso desagradou alguns britânicos, com 51% dizendo que a coroação não deveria ser financiada pelo governo, de acordo com uma pesquisa recente do YouGov, enquanto 18% estavam indecisos, de acordo com a CNBC.

Sem contar que o feriado convocado para marcar o evento na segunda-feira 8 de maio custou à economia do Reino Unido mais £ 1,36 bilhão (R$ 8,6 bilhões) em perda de produtividade.

O mundo ainda está falando sobre a coroação do rei Charles III, cujas comemorações continuam até na segunda-feira 8 de maio no Reino Unido. Assim que finalizou a cerimônia na Abadia de Westminster, o príncipe Harry deixou o evento histórico sendo escoltado por uma carreata policial e foi levado direto para o aeroporto de Heathrow, de Londres. Chegando lá ele foi levado para a Suíte VIP Windsor no Terminal 5, enquanto esperava seu voo para a Califórnia.

Ele não se reuniu com o pai e aparentemente não quis participar da foto oficial do rei com os familiares no interior do Palácio de Buckingham.

Leia+: Charlotte é comparada com Lady Di

Mas antes disso, de acordo com o jornal “The Sun”, uma especialista em leitura labial, Jacqui Press, ficou de olho nas reações do duque de Sussex durante toda a coroação.

Mais cedo, quando Harry chegou à igreja junto com o marido da princesa Beatrice, Edo Mapelli Mozzi, ele comentou ao observar a Abadia: “Olhe para isso”, disse. Em seguida olhando a decoração, completou: “Encantador”.

Ele então se sentou ao lado do marido da princesa Eugenie, Jack Brooksbank, algumas fileiras atrás de seu irmão, o príncipe William.

Em seguida, em conversa rápida com Brooksbank, Harry respondeu: “Vou direto para o aeroporto”, afirmou.

Após o serviço religioso, Harry não viajou para o Palácio de Buckingham com outros membros da família real e perdeu a chance de ficar no balcão com o rei e rainha recém-coroados.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.