CCXP23: Quadrinistas brasileiros e argentinos são anunciados

Por - 21/10/23

Fotomontagem de retratos de Luciano Vecchio e Juliano Totino Tedesco

Faltando 40 dias para a CCXP23, a semana foi recheada de anúncios do evento, principalmente para aqueles que são fãs de quadrinhos sul-americanos, pois diversos artistas argentinos e brasileiros foram confirmados para o Artists’ Valley by Bis, considerado o coração do evento, e OFuxico te conta quem são abaixo!

Luciano Vecchio

Retrato de Luciano Vecchio
Luciano Vecchio (Foto: Divulgação/CCXP)

A CCXP anunciou na terça-feira, 17 de outubro, a participação do quadrinista Luciano Vecchio no Artists’ Valley by Bis da CCXP23. O artista argentino, que já teve passagens por editoras do mercado internacional, como a Marvel e a DC Comics, estará presente todos os dias do evento. O evento, assim como a participação de Vecchio, acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro.

A vinda do ilustrador é fruto de uma parceria entre o festival e a Baú das HQs, loja que, desde 2019, tem crescido impulsionada pela paixão, arte e desejo de oferecer uma vasta seleção de quadrinhos importados, junto com um atendimento focado nos colecionadores. Além disso, a loja também comercializa itens exclusivos, autografados e certificados, tudo pensado exclusivamente para os fãs.

Conheça vida e carreira

Nascido em 1982, Vecchio mora em Buenos Aires, Argentina, e trabalha como artista de capas e ilustrações do interior de quadrinhos para a Marvel. Seus principais trabalhos foram as HQs dos ‘X-Men’, ‘Homem-Aranha’, ‘Ironheart’ e também a série ‘Sereno’, que é publicada na Argentina e nos Estados Unidos pela editora CEX.

Luciano é conhecido por sempre defender em suas obras a diversidade de seus personagens, como no caso em que foi um dos criadores do personagem Somnus, um mutante gay, para a hq “Marvel Voices: Pride”.

Em seu trabalho autoral, ‘Sereno’, publicado inicialmente como uma história em quadrinhos online em 2014, conta a história de um “Vigilante Noturno” da cidade futurista, porém mágica, Nova Teia. As histórias variam entre o esotérico, psicológico, futurismo e trazem uma visão totalmente voltada ao mundo queer.

Para Ivan Costa, co-fundador da CCXP e curador da programação de quadrinhos do evento, a presença de Luciano Vecchio é um importante passo para promover ainda mais a diversidade no Artists’ Valley by Bis: “A parceria entre a CCXP e a Baú das HQs é proveitosa em todos os aspectos. Trazer Luciano Vecchio pela primeira vez à CCXP reforça a preocupação do evento com a diversidade e mostra nossa conexão com os novos nomes que tem surgido nos quadrinhos”.

Julian Totino Tedesco

Retrato de Juliano Totino Tedesco
Juliano Totino Tedesco (Foto: Divulgação/CCXP)

Um dia depois de Vecchio, a CCXP anunciou a participação de Julian Totino Tedesco no Artists’ Valley by Bis da CCXP23. O quadrinista contemporâneo argentino, que já teve passagens pela Marvel e DC Comics, retorna a CCXP pelo segundo ano consecutivo e estará presente em todos os dias do festival graças à parceria com a loja online Comics and Signatures, loja brasileira que se dedica inteiramente aos quadrinhos importados, assinaturas e colecionáveis.

A Comics and Signatures tem desempenhado um papel revolucionário no mercado, sendo a pioneira em oferecer esses produtos de forma profissional e segura através de uma plataforma de compras online 100%. Esta colaboração já rendeu frutos e a chegada de Julian Totino Tedesco promete uma experiência incrível para os fãs e colecionadores que frequentam a CCXP.

Conheça vida e carreira

Julian é visto desde a juventude como um grande talento e aprimorou suas habilidades sob a orientação de mestres como Ariel Olivetti, Juan Bobillo e Marcelo Sosa. Sua carreira profissional começou no cinema e publicidade, onde se destacou na criação de arte conceitual e cenários para animações.

A partir de 2009, Tedesco ingressou na BOOM! Studios, consolidando sua posição como um dos profissionais mais notáveis da indústria. Seu impressionante portfólio inclui trabalhos tanto em arte nos conteúdos quanto em capas para diversas editoras de renome, tais como a Marvel, a DC Comics e a Dark Horse.

Sua capacidade de traduzir narrativas em imagens e sua habilidade em criar ilustrações marcantes o tornam uma figura bastante requisitada no mercado dos quadrinhos e da ilustração. Nos últimos anos, Julian produziu capas e obras icônicas para os mais importantes personagens da Marvel e da DC, entre eles: X Men (2018), Hawkeye (2019), Homem Formiga (2018), Homem de Ferro (2019) e Demolidor (2021), já na DC trabalhou em Arqueiro Verde (2012), Batgirl (2016) e Raven (2018).

Para Ivan Costa, a presença de Julian Totino Tedesco abrilhanta o evento e aumenta a representação de artistas latino-americanos no Artists’ Valley by Bis. “Estamos muito satisfeitos com a participação de Julian Totino Tedesco na CCXP23. Um dos grandes nomes dos quadrinhos contemporâneos, sua presença durante todos os dias do evento certamente enriquecerá a experiência dos fãs”.

“Além disso, é fundamental destacar que essa presença só se tornou possível graças aos nossos parceiros da Comics and Signatures, que têm investido no mercado, tornando não apenas as obras, mas também os talentosos artistas, cada vez mais acessíveis para os fãs”, completou.

Brasileiros de montão

fotomontagem de gildati mura jr, eduardo vetillo e thina curtis
Quadrinistas brasileiros confirmados na CCXP23 (Foto: Divulgação/CCXP)

Já nesta sexta-feira, 20 de outubro, a CCXP23, que vae ressaltar, é o maior festival de cultura pop do mundo, anunciou cinco novos quadrinistas para o Artists’ Valley by Bis, que já conta com mais de 40 nomes confirmados. Acesse o site oficial para acompanhar o line up atualizado do evento.

“A CCXP e, mais especificamente, o Artists’ Valley, representa uma plataforma importante na divulgação e comercialização de quadrinhos no Brasil, aproximando criadores e fãs. A adição desses cinco autores na lista de quadrinistas convidados desta edição reforça nosso compromisso com a cena de quadrinhos autorais do país, que cresce em quantidade e em qualidade, conquistando prêmios no Brasil e no exterior”, declarou Ivan Costa.

LELIS (@aqualelis)

Nascido em Minas Gerais, iniciou sua carreira nos jornais locais em 1987. Com uma passagem de seis anos na Folha de São Paulo, o artista também colaborou com mais de 100 livros ilustrados e sete obras autorais, incluindo “Cidades do Ouro”, “Hortência das Tranças” e “Fronteiras”, deixando sua marca no mercado editorial.

Sua influência se estende além do Brasil, colaborando com obras publicadas em vários países, consolidando-se como um artista multifacetado e reconhecido internacionalmente. Lelis chega ao Artists’ Valley by Bis através de uma parceria com a Skript Editora, marca que terá um espaço dedicado dentro do Magic Market da CCXP23 com títulos de vários autores – incluindo Lelis.

GIDALTI MOURA JR (@gidaltimoura)

Gidalti Jr conquistou o prestigioso Prêmio Jabuti na categoria de história em quadrinhos em 2017 com sua obra “Castanha do Pará” e com seu trabalho “Brega Story” recebeu os prêmios HQMIX de melhor álbum nacional e o CCXP Awards 2022 de melhor álbum. Com um contexto focado na Amazônia e na região Norte do Brasil, suas obras abordam temáticas envolventes e fundamentais para a compreensão dessa região.

EDUARDO VETILLO (@eduardovetillo)

Quadrinista com passagem por editoras como Bloch, Globo, Vecchi, Abril e FTD, atualmente se dedica a adaptar obras literárias nacionais e estrangeiras para quadrinhos. Ele colaborou em títulos como “O Guarani”, “A Saga de Canudos” e “Liberdade ainda que tarde”. Vetillo também é responsável pelas ilustrações em aquarela na coleção de clássicos de Monteiro Lobato e ilustrou o livro infantil “Pequeno Príncipe” para a editora Pé da Letra.

THINA CURTIS (@thina_curtis)

Uma talentosa fanzineira, criadora de histórias baseadas em contos pensados por fãs. Ela é conhecida por organizar os eventos “Fanzinada e Café Ilustrado & Convidados”, além de ser Membro de Honra, na ANZINE (Associação Nacional de Pesquisas em Fanzines).

DANIEL ESTEVES (@zapata.edicoes)

Daniel Esteves é um roteirista e editor conhecido por suas diversas HQs autorais, incluindo “Último Assalto” e “Sobre o tempo em que estive morta”. Ele também edita adaptações de clássicos da literatura para quadrinhos na editora Ciranda Cultural. Reconhecido com o HQMIX como melhor roteirista nacional em 2020 e Ângelo Agostini como melhor roteirista.

Todos os artistas, com exceção da Thina Curtis, estão com presença garantida no Artists’ Valley by Bis durante os 4 dias do evento. A ilustradora participa na quinta (30/11), sábado (2/12) e domingo (3/12).

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.