Filme estrelado por Gleici Damasceno está na lista de pré-selecionados ao Oscar

Por - 08/09/23 às 21:00

Gleici Damasceno filmeReprodução

Gleici Damasceno vem colhendo grandes frutos em sua carreira. Um dos projetos em destaque da acriana foi o premiado “Noites Alienígenas”, o primeiro longa-metragem gravado no Acre. Nesta semana, o longa conseguiu mais um feito incrível: foi pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar 2024.

Na trama, Gleici vive Sandra, uma jovem negra, empoderada, mãe e que tem na cultura Hip Hop um espaço de resistência. O filme trata de uma Amazônia urbana, ainda pouco mostrada e conhecida, que na negação de sua identidade de floresta, acaba por revelar dramas identitários profundos de toda uma geração. Noites Alienígenas fala sobre resistência, esperança, ancestralidade e juventude, em meio a um país cada vez mais autoritário que nega suas raízes formadoras: negra e indígena.

“Sinto que estou vivendo em um sonho! Ganhar um prêmio como o Oscar é um grande objetivo para quem trabalha com cinema, e acredito que posso dizer que estamos no caminho certo! É impossível descrever o quão especial e único esse momento está sendo, e não apenas para mim, como para todos os envolvidos nesse projeto. Conversei com a equipe do filme e estão todos vibrantes com essa notícia. É muito importante ver um filme que veio do Acre, como o Noites Alienígenas, ganhando esse destaque, pois nos faz direcionar a nossa atenção para um povo que muitas vezes é invisibilizado. Talento e histórias para contar temos de sobra, o que nos falta tantas vezes é oportunidades, e o Noites Alienígenas veio para mostrar isso”, declarou a atriz.

A obra estreou internacionalmente no Festival de Cinema de Gotemburgo, na Suécia e, também, foi o grande vencedor do 50º Festival de Gramado, contabilizando 5 prêmios. Além de ter entrado no Festival de Cannes.

A lista de pré-selecionados ao Oscar conta com 6 filmes, incluindo “Noites Alienígenas”. O anúncio da decisão final da comissão de seleção deste ano será em 12 de setembro. Já a 96ª edição do Oscar está marcada para 10 de março de 2024.

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.


×