Série documental de Luísa Sonza estreia. Relembre produções similares!

Por - 06/09/23 às 19:50

pôster da série documental da netflix “Se Eu Fosse Luísa Sonza”Foto: Julia Rodrigues/Netflix

Ela tem número, é artista e não é só a música que diz. Até porque agora ela também tem um documentário para chamar de seu. “Se Eu Fosse Luísa Sonza”, série documental de uma das maiores artistas do pop nacional na atualidade, estreia globalmente na Netflix dia 13 de dezembro.

Na produção, o público conhecerá a fundo o processo criativo por trás de seu novo álbum, “Escândalo Íntimo”, que bateu recordes nas paradas musicais do Brasil e do mundo. Além disso, os episódios vão mostrar os bastidores de sua vida pessoal e carreira nos palcos e estúdios, revelando aos fãs o que ainda poucos conhecem sobre Luísa.

Criado e produzido pela Conspiração sob a direção de Isabel Nascimento Silva, “Se eu fosse Luísa Sonza” terá 3 episódios, e não é a única produção de streaming documental focada em algum artista brasileiro, e OFuxico vai relembrar algumas dela pra você logo abaixo. Confira!

ANITTA (“Vai Anitta” e “Anitta: Made in Honório”)

Anitta
Foto: Reprodução/Instagram @qgdaanitta

Um exemplo similar ao de Luísa por ser da Netflix e focar em uma cantora do funk e pop nacional, é o de Anitta, que ganhou não uma, mas duas séries documentais na plataforma de streaming, sendo uma delas “Vai Anitta”, de 2018, e a outra “Anitta: Made in Honório”, de 2020.

A primeira produção acompanhou a cantora nos bastidores, revelando como ela se transformou em uma das maiores estrelas do Brasil e sua estratégia para uma bem-sucedida carreira internacional. Já a segunda mostrou, de forma inédita, a vida privada e a carreira da cantora Anitta, ícone do funk e do pop.

Acompanhamos de perto a controversa e fascinante artista, na sua intimidade e durante os preparativos de shows importantes, em palcos diversos pelo mundo, na estrada e em reuniões com a equipe, acumulando suas funções de artista e empresária da própria carreira.

CHITÃOZINHO E XORORÓ (“As Aventuras de José & Durval”)

Rodrigo e Felipe Simas como Chitãozinho e Xororó em As Aventuras de José e Durval
Foto: Aline Arruda

Vamos mudar de plataforma, e se estamos falando de produções documentais sobre artistas brasileiros, é claro que o Globoplay, streaming nacional, vaie star na lista, e atualmente em exibição, estão sendo lançados episódios da série “As Aventuras de José & Durval”.

A atração é inspirada na vida e nas canções de Chitãozinho & Xororó. Lotada de hits, a produção dramatúrgica mergulha na obra da dupla desde a infância, quando a música já era presente em suas vidas, até o início da consagração nos palcos.

Os protagonistas são interpretados pelos irmãos Rodrigo e Felipe Simas na fase adulta e, na infância, por Pedro Tirolli e Pedro Lucas. Original Globoplay em parceria com TV Globo e produção da O2 Filmes, também conta com Andréia Horta, Marco Ricca, Màrjorie Gêrardi, Larissa Ferrara, Augusto Madeira, Thiago Brianti, entre outros.

XUXA (“Xuxa, o Documentário”)

Xuxa e Marlene Mattos, sua ex-empresária, se reencontrando no quarto episódio de ‘Xuxa, O Documentário’
Foto: Blad Meneghel

Uma série documental que deu muito o que falar este ano quando seus episódios eram lançados semanalmente no Globoplay, com certeza foi “Xuxa, o Documentário”, que como o nome denuncia, falou da vida e carreira da Rainha dos Baixinhos, e foi dirigido por Pedro Bial.

Maria da Graça Xuxa Meneghel, a Xuxa, transporta-se, e nos transporta, a momentos históricos e encontros com pessoas notáveis, definidoras de sua biografia e da cultura popular brasileira.

Fez-se a maior pop star do Brasil, das maiores do mundo. Xuxa é ídolo de várias gerações, está guardada na memória de centenas de milhões de pessoa e, agora, nos oferece a chance de ler o mundo a partir de sua história pessoal.

BALÃO MÁGICO (“A Superfantástica História do Balão”)

Vamos falar de um grupo agora? O Star+ lançou este ano “A Superfantástica História do Balão”, nova série documental produzida pelo Star Original Productions, que estreou em julho, exclusivamente no serviço de streaming.

Depois de mais de uma década, Simony, Tob, Mike e Jair Oliveira Oliveira, voltam a se reunir para relembrar suas infâncias como membros do “Balão Mágico”, numa viagem pelos altos e baixos do show business dos anos 1980 no Brasil.

Da origem familiar à explosão da banda, eles recordam os ginásios lotados, os discos emblemáticos, e como a responsabilidade e o nível de fama alcançados pelo grupo começaram a afetá-los, deixando traumas até os dias de hoje.

Com imagens de arquivo inéditas, a série conta com entrevistas exclusivas de Lázaro Ramos, Fábio Jr., Raul Gil, Rita Cadillac, Gretchen, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luciana Mello, Simoninha, Pedro Camargo Mariano, Ticiane Pinheiro, entre outras personalidades.

LEXA (“Lexa: Mostra Esse Poder”)

Lexa arrasou com um vestido dourado
Lexa com um vestido dourado – Foto: Leo Franco/AgNews

Vamos encerrar a lista com outra produção do Globoplay, que foca em uma artista do funk e pop brasileiro, e é muita amiga de Luísa Sonza e Anitta: Lexa ganhou um documentário em 2021. Ao longo de cinco episódios, “Lexa: Mostra Esse Poder” relembrou o início da carreira da cantora, os desafios, as reviravoltas, a consagração musical e os planos para o futuro.

Será possível acompanhar uma visita da cantora à sua antiga casa e à padaria na qual trabalhou como padeira, na comunidade Araticum, na cidade do Rio de Janeiro, a vida a dois com o também cantor e marido MC Guimê na casa em São Paulo e a agitada rotina de compromissos profissionais que envolve reuniões, gravações de músicas e videoclipes, ensaios fotográficos, participação em eventos, entre outros.

O documentário mostra os bastidores de clipes como “Quebrar seu Coração” e “Sussu” e também a gravação em estúdio do hit “Suavidade”, entre outras criações artísticas. A cantora ainda comenta sobre os desafios que já enfrentou e relembra a importância da família e dos amigos em sua vida. O documentário conta com depoimentos de familiares de Lexa e de nomes como Xuxa Meneghel, Preta Gil, Veronica Costa, Tati Quebra Barraco e KondZilla.

Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×