Renascer: ‘Venâncio tomou conta de mim’, diz Fabio Lago

Por - 24/01/24

Fabio Lago como Venâncio em 'Renascer'

‘Renascer’ já começou com tudo e um dos personagens mais marcantes nessa primeira fase é Venâncio (Fabio Lago), pai de Maria Santa (Duda Santos). Ele é um homem bruto, conhecido na região por ser o ‘miolo’ do boi nas festas do Bumba meu Boi, tradição local, e leva medo por onde passa.

Fabio Lago é uma pessoa totalmente diferente em sua vida pessoal e muitas vezes até profissional, muito lembrado também por personagens mais bem-humorados no cinema e na televisão. Porém, para viver Venâncio, ele precisou acessar suas sombras.

Renascer: Venâncio espanca Maria Santa. Veja como foi a cena na versão original da novela

Fabio Lago como Venâncio em 'Renascer'
Fabio Lago como Venâncio em ‘Renascer’ – Fabio Rocha/Globo

“Eu tive que deixar que o Venâncio tomasse conta de mim. Nunca levei personagem para casa e esse personagem eu tive que levar. Eu tive que acessar as minhas sombras, as sombras da minha família, tive que acessar as sombras das pessoas aqui no meu convívio, os exemplos. Eu, então, fui beber de todas essas informações das minhas memórias de dentro de mim”, contou.

Renascer: Venâncio espanca Maria Santa e a deixa sangrando

Fabio Lago ainda revelou que o personagem aflorou tanto nele, que começou até a aparecer na vida pessoal.

“É um personagem muito polêmico, é realmente um desafio, tanto que eu falei: ‘Gente, eu vou ter que isolar do mundo’, porque eu estava deixando aflorar, estava sendo grosseiro, estava dando patada nas pessoas”, lembrou.

Renascer: Saiba a audiência da estreia e relembre a abertura da primeira versão da novela

Volta às origens

O ator também contou que estar em Renascer tem um sentimento todo especial, já que é nascido na região de Ilhéus, no sul da Bahia.

“Eu estou arrepiado, emocionado, reflexivo, porque essa obra é muito importante essa obra para mim. Essa Renascer, esse renascimento é muito importante para mim também. Eu sou local, eu sou de Ilhéus”, disse, lembrando que foi convidado para fazer parte do elenco da trama original de Renascer, em 1993, mas acabou não aceitando por conta de projetos no teatro.

Fabio Lago como Venâncio em 'Renascer'
Fabio Lago como Venâncio em ‘Renascer’ – Fabio Rocha/Globo

“Eu acabei não fazendo a novela e fui trilhar meu caminho. E aí eu acho tão lindo poder voltar para essa história e fazer um Venâncio, que é um personagem gigante, talvez um dos maiores desafios da minha carreira, é um personagem muito difícil, cheio de contradições, de camadas. Eu fico muito emocionado por fazer parte deste ciclo que é contar essa história de Renascer, um dos melhores folhetins que a gente já fez na dramaturgia”.

Mesmo com um personagem denso em suas mãos, Lago revelou que sempre tenta mesclar a interpretação e com Venâncio não foi diferente.

“Eu sempre gostei muito de lidar com humor e lidar com drama. Quando eu estou fazendo humor, eu boto um pouco de drama e quando tô fazendo drama, coloco um pouco de humor, porque eu acho que ninguém é só mal o tempo todo e ninguém é só bom o tempo todo. Nós somos complexos e esse personagem também é. É muito difícil de saber até onde ele vai. Eu não defendo ele, mas, ao mesmo tempo, me entreguei e deixei que tudo que tivesse em mim tivesse nele, seja o que for e o que for ruim. É um privilégio estar fazendo o Venâncio e me entregando o máximo”.

Apesar de ser um personagem tão importante e marcante, Fabio Lago confessou que preferiu não assistir à trama original, já que se trata de uma repaginada com diferentes abordagens.

“Eu não quis olhar a outra versão, porque é uma outra leitura, outra repaginada e eu quis me arriscar e não querer ver nada para não ter nenhuma influência de outra época, de outro ator, do que eu pudesse ter visto. Que Vênancio aflorasse junto com essa equipe, que é fenomenal”.

‘Renascer’ é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais