Renascer: Tecnologia avançada em sintonia com a ficção 

Por - 22/01/24 às 20:00

Renascer - Juan Alba deitado no cacau e Humberto Carrão caracterizado como José Inocêncio, segurando uma enxadaFoto: Reprodução/ Instagram @anjupaiva e TV Globo/Fábio Rocha

Para retornar à telinha repaginada, 31 anos depois da exibição original, “Renascer” se renova também tecnologicamente. Assim como todas as tramas das 21h, atualmente, o remake contará com imagem em 4k e som imersivo.

Enquanto a novela exibida em 1993 foi gravada com câmeras analógicas com resolução máxima de 720×480 pixels, as câmeras atuais possuem 3840×2160 pixels de resolução, que geram imagens seis vezes mais nítidas.

O som digital em apenas dois canais e com exibição em mono deu lugar à tecnologia Dolby Atmos – que permite que o próprio device (TV ou soundbar) seja capaz de identificar e processar o áudio enviado para ter a melhor definição possível.

A tecnologia de som surround abraça o espectador, colocando-o no centro da cena de ação.  Outro exemplo de como o avanço tecnológico contribui para uma imersão na trama é a animação em 3D do cramulhão.

O personagem, que na versão atual é representado por um boneco dentro de uma garrafa, criado pelo artista plástico Dante, ganhará “vida” em alguns momentos graças ao uso de computação gráfica.  

Renascer - Artista plástico Dante cria o boneco do Cramulhão
O artista plástico Dante, criador do Cramulhão no remake – Foto: Divulgação
---

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino