Mingau tem quadro de saúde estável, mas segue em coma

Por - 19/09/23 às 10:43

Close do músico mingau, em palco de programa de TVFoto: Reprodução

Mingau, baixista da banda Ultraje a Rigor, teve a sedação retirada pelos médicos e começou o processo gradual de redução da ventilação mecânica, chamada de desmame, no hospital São Luiz, Unidade Itaim, em São Paulo. Atualmente, de acordo com o boletim médico desta terça-feira, seu estado de saúde segue estável, mas ele ainda não acordou.

“O Hospital São Luiz do Itaim informa que o paciente Rinaldo Amaral (“Mingau”) segue internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A sedação foi retirada, com continuidade do processo de ‘desmame’ da ventilação mecânica, porém o paciente segue sem despertar. O paciente segue com quadro clínico estável”, assina o boletim o médico responsável pelo caso de Mingau, o neurocirurgião Dr. Manoel Jacobsen Teixeira.

  • Mingau foi vítima de ferimento a arma de fogo na cabeça, no dia 02 de setembro, em sua viagem por Paraty, quando saiu de sua pousada em Trindade com um amigo para comprar comida, segundo depoimento do rapaz que o acompanhava.
  • O carro do baixista foi alvejado por tiros, ao passar pela Praça do Ovo, na Ilha das Cobras, e um deles atingiu a cabeça do músico.
  • Seu estado era grave e ele foi transferido por uma UTI helicóptero do Corpo de Bombeiros até São Paulo, onde está internado na UTI do Hospital São Luís.
  • No dia 05 de setembro, o neurocirurgião, Dr Manoel Jacobsen Teixeira, conversou com a imprensa, revelando o que viram nos exames e cirurgia do músico:

“Atendemos o Mingau no domingo e fizemos os exames clássicos e adequados para a situação. Ele foi para o centro cirúrgico, uma vez que havia traumatismo craniano, para prevenir infecções e remover situações de coágulos que se formam no tecido traumatizado. O projétil penetrou na caixa craniana na região frontal esquerda, e não ficou retido dentro do crânio, o que, provavelmente, atravessou e se perdeu no ambiente onde houve o acidente.”

Tempo de recuperação pé incerto

De acordo com o profissional, o tempo estimado para que Mingau acorde do coma não pode ser estimado, pois trata-se de um processo demorado, onde o tempo é uma parte importante. Cada organismo reage de um jeito e cada um responde de uma maneira. O suporte técnico e medicamentoso segue de forma intensiva.

---

Tags: