CCXP23: Laerte e 7 quadrinistas são anunciados no Dia do Orgulho LGBT

Por - 28/06/23 às 20:00

fotomontagem de laerte e artists valley da ccxpFoto: Reprodução/Instagram @laerteminotaura e Diego Padilha - Montagem

Em celebração ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, a CCXP23 anuncioi a presença de oito novos artistas para o Artists’ Valley By BIS: Carol Ito, Gabriela Borges, Luiza Lemos, Mário César, Mateus Manhani, Octávio Cariello e Rafael Bastos se juntam à ilustradora Laerte, que retorna para mais um ano de evento.

Todos eles estarão presentes nos quatro dias expondo seus trabalhos e prontos para receber seus fãs. O Artists’ Valley By BIS terá, em 2023, 42% de artistas que se identificam como LGBTQIAPN+, um aumento de quase 6% se comparado com a edição de 2022.

“A comunidade LGBTQIAPN+ faz parte da história da cultura pop. Do passado, do presente e do futuro. É uma honra que, no maior Artists’ Alley da América Latina, tenhamos tantos artistas extremamente talentosos que trazem para o coração da CCXP todos os múltiplos significados do orgulho de diversas formas”, afirmou Ivan Costa, sócio-fundador do evento e curador do Artists’ Valley.

Laerte Coutinho, uma das mais importantes e mais populares cartunistas do Brasil, estará presente na CCXP23, edição que marca os 10 anos de existência do festival, sendo um nome de peso para o evento e um dos mais famosos entre os artistas anunciados nesta quarta-feira, 28 de junho.

Artista homenageada da CCXP Worlds em 2021 e dona de trabalhos amplamente reconhecidos em roteiros para programas de TV (Sai de Baixo, TV Colosso e TV Pirata), foi com suas charges – inicialmente publicadas em jornais e revistas e hoje repercutidas em diversas plataformas digitais – que alcançou e alcança milhões de pessoas com seu humor único, irreverente e crítico que é consumido por diversas gerações nos últimos 30 anos.

CONHEÇA OS OUTROS QUADRINISTAS LGBTQIAPN+ ANUNCIADOS

Na aguardada edição deste ano, que promete ser um marco na história do evento, a curadoria de Ivan Costa convidou alguns artistas a trazer suas vozes, experiências e contribuições únicas para o universo da cultura pop. Abaixo, uma lista de grandes nomes que estão moldando as novas narrativas e inspirando uma nova geração de artistas.

ARTISTAS DIVERSOS

Gabriela Borges (@minadehq) – Fundadora do Mina de HQ, uma mídia multiplataforma independente que divulga histórias em quadrinhos feitas por artistas mulheres, pessoas trans e não-bináries. Finalista do Prêmio Jabuti, em 2022, é referência em incentivo à leitura e foi premiada por dois dos principais troféus de quadrinhos do Brasil, HQ MIX e Angelo Agostini.

Luiza Lemos (@luizalemosarte) – Autora da HQ ‘Transistorizada’ (2018), é quadrinista, cartunista, roteirista e ilustradora. Produziu histórias para o jornal Brasil de Fato (2018), participou da coletânea ‘Rancho do Corvo Dourado’ (2019), HQ que narra uma versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo em um futuro pós apocalíptico. Colaborou também das coletâneas ‘Sob a Luz do Arco-íris’ (2020) e ‘Quadrinhos Queer’ (2020), neste último, além de produzir uma história, também atuou como capista, ambos lançados pela editora Skript.

Octavio Cariello (@cariello2) é pernambucano de nascença e trabalha como ilustrador e quadrinista. Criador de vários personagens e seus grupos, é conhecido por trabalhos publicados na coletâneas ‘Quebra-Queixo Technorama’ (Devir, 2003/2005/2010), ‘Fim do Mundo em Quadrinhos’ (Devir, 2012), ‘O Grande, Gostoso, Quente e Úmido Livro do Sexo’ (Faria e Silva, 2020) e no álbum ‘Portais’ (Pietro Antognioni; Terracota, 2014/Polvo, 2017).

Mateus Manhanini (@tintanega) é um ilustrador brasileiro especializado em quadrinhos, jogos de cartas, capas de livros, pôsteres, design de personagens e ilustrações digitais em geral. O artista é mais conhecido por seu trabalho contínuo de capa para clientes como a Marvel, Disney, DC, BOOM! Studios e Wizards Of The Coast.

Carol Ito (carolito.hq) é quadrinista e trabalha com jornalismo em quadrinhos. Com publicações em grandes veículos como Revista Piauí, Agência Pública e Revista Trip, Carol, é vencedora do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2022, na categoria “Arte”, e destaque na lista Forbes Under 30, da revista Forbes Brasil, na categoria “Literatura e artes plásticas”.

CRAIDORES DA POC CON

Mário César e Rafael Bastos, os criadores da POC CON, feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBTQIAPN+ que acontece na cidade de São Paulo também estarão no vale da CCXP23.

Mário (@mas_que_mario) foi um dos primeiros autores abertamente gays a abordar questões de diversidade sexual nos quadrinhos brasileiros com a HQ ‘Ciranda da Solidão’. Sua obra mais conhecida, ‘Bendita Cura’, mostra o que é ter a vida marcada pela homofobia e por terapias de reversão sexual, popularmente conhecidas como “cura gay”, e já foi publicada em inglês e em francês.

Rafael (@rafabrilustra2) é designer e ilustrador, atualmente está divulgando sua nova obra “Você Viu Vitor?” e seu trabalho é composto por criações homoeróticas a partir de abordagens com bastante humor sobre situações cotidianas.

Serviço: CCXP23
Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023
Local: São Paulo Expo
Horário de funcionamento do evento:
SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h**
Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h
Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h
Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h
Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×