Morre a escritora e novelista Maria Carmem Barbosa, aos 76 anos

Por - 22/09/23 às 12:24

Miguel Falabella abraçado com Maria Carmem BarbosaFoto: Reprodução Instagram

(Atualizada às 12h44)

Uma notícia triste para esta sexta-feira, 22 de setembro. Morreu há pouco, em uma clínica no Rio de Janeiro, Maria Carmem Barbosa, de 76 anos. Ela estava em estágio avançado de Alzheimer. O anúncio e confirmação foram dados por um de seus grandes parceiros, Miguel Falabella:

“A vida é sempre surpreendente. Acabei de postar uma homenagem pelo aniversário de Zezé e recebo a notícia da passagem de Maria Carmem Barbosa, minha parceira e amiga por anos incontáveis. Escrevemos juntos novelas, peças e roteiros, viajamos juntos, sonhamos e idealizamos projetos, foi uma amizade daquelas que ficam gravadas nas estrelas. Eu poderia passar alguns dias contando histórias sobre nós dois e, na verdade, deixei de conta-las porque Maria Carmem já tinha nos deixado há alguns anos, quando resolveu que dava o viver já por vivido e saiu do ar, com muita rapidez, desligando-se do mundo. Agora, veio a morte física. E o dia fervilha de lembranças! Amiga querida, parceira de tantas aventuras, descanse! Você merece!”

Miguel Falabella informa a morte de Maria Carmem Barbosa em post
Miguel Falabella informa a morte de Maria Carmem Barbosa em post – Foto: Reprodução Instagram

Trajetória

Nascida no Rio de Janeiro, em 1970 Maria Carmem Barbosa, iniciou sua carreira no rádio, integrando o “Programa Minerva”, da rádio MEC. Durante esse período, também deu vida ao programa “Falou e Disse”. Na televisão, sua criatividade se destacou ao escrever programas como “Quarta Nobre”, “Tele-Tema” e “Grandes Nomes”. Além disso, colaborou como roteirista em séries icônicas como “Armação Ilimitada” e “Chico & Caetano”.

Um marco em sua trajetória foi o desenvolvimento da série “Delegacia de Mulheres”, que representou o Brasil na conferência internacional sobre violência doméstica, realizada em Washington, nos Estados Unidos, no ano de 1997.

Em parceria com Miguel Falabella, escreveu as telenovelas “Salsa e Merengue” e “A Lua me Disse”, demonstrando sua versatilidade na escrita para a TV. Além disso, contribuiu na criação dos primeiros episódios de programas humorísticos de sucesso como “Sai de Baixo” e “Vida ao Vivo Show”.

Seu talento também se fez presente em “Toma Lá, Dá Cá”, produção que contou com a colaboração de Miguel Falabella e que marcou sua carreira até dezembro de 2009.

Tags: ,


×