Relembre jogadores que morreram tragicamente no auge da carreira

Por - 22/09/23

Fotomontagem de Walewska Oliveira, Kobe Bryant, Fernandão e Ayrton SennaFotos: Divulgação; Reprodução/Instagram

A morte de Walewska Oliveira, na noite de quinta-feira, 21 de setembro, pegou todos de surpresa. Aos 43 anos, a campeã olímpica dos Jogos de Pequim, em 2008, sofreu uma queda do 17º andar de um condomínio em São Paulo. 

A polícia investiga as circunstâncias da queda, incluindo a possibilidade da jogadora de vôlei ter se suicidado. Aposentada das quadras desde o ano passado, Walewska estava na capital paulista para a divulgação de sua biografia e chegou a trocar livros com Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, no último dia 19.

Por serem símbolos da saúde e da juventude, a morte precoce de atletas sempre gera um espanto. No entanto, vários esportistas faleceram de forma inesperada nas últimas décadas. OFuxico reuniu as principais histórias que pararam o Brasil e o mundo:

Chapecoense

Em 2016, o avião que levava os atletas da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, para a final da Copa Sul-Americana, sofreu um trágico acidente que chocou o país. Com mais de 81 pessoas a bordo — entre elas atletas, executivos, auxiliares, preparadores físicos, médicos, seguranças, jornalistas e a tripulação — apenas cinco sobreviveram. Entre os 71 mortos, 19 deles eram jogadores. 

Ayrton Senna

No feriado de 1 de maio de 1994, o tricampeão mundial de Fórmula 1 perdeu o controle do carro durante uma curva no GP de San Marino, na Itália, e acabou morrendo aos 34 anos. Um dos dias mais marcantes para o esporte brasileiro, a tragédia causou comoção nacional. 

O final de semana já havia sido marcado por outro acidente no esporte, do piloto austríaco Roland Ratzenberger, durante o treino de qualificação do mesmo prêmio. Senna vivia um dos momentos mais importantes de sua carreira, sendo considerado um dos melhores pilotos da história do esporte.

Kobe Bryant

Em 2020, o ex-jogador de basquete viajava de helicóptero na região de Calabasas, nos Estados Unidos, quando o veículo sofreu um acidente que o matou aos 41 anos. O astro da NBA estava com a filha Gianna, na época com 13 anos, que se preparava para um jogo de basquete e também faleceu na tragédia.

Fernandão

O ex-atacante e ídolo do Internacional também morreu em decorrência de um acidente aéreo. Em junho de 2014, o helicóptero em que estava caiu no interior do Goiás e causou a morte de cinco pessoas, incluindo Fernandão, que tinha 36 anos. 

Ninho do Urubu

Em 2019, um incêndio atingiu o alojamento do centro de treinamento da base do Flamengo, o Ninho do Urubu. O acidente matou dez garotos de 14 a 16 anos, que estavam dormindo no momento em que as chamas começaram.

Emiliano Sala

Prestes a assinar um contrato com o time gaulês Cardiff aos 28 anos, o atacante viajava da França para o Reino Unido quando o avião em que estava desapareceu no Canal da Mancha, em janeiro de 2019. Seu corpo só foi encontrado 17 dias depois e a notícia chocou o mundo. 

---