Walewska: Vizinha conta outra versão sobre a morte da atleta. O que houve?
Por Flavia Cirino - 28/09/23 às 08:35
A trágica morte de Walewska Oliveira, que perdeu a vida após cair do 17º andar do prédio onde morava com o marido, em São Paulo, ganha um novo contorno. Uma vizinha da ex-atleta de vôlei apontou uma outra hipótese sobre a morte da campeã olímpica, cuja causa segue sob investigação da Polícia Civil.
Mensagens da vizinha, obtidas pela colunista Fabia Oliveira revelam que a jogadora caiu em frente à varanda do seu apartamento. A moradora do prédio destacou a “possibilidade dela ter se desequilibrado e caído sem querer”. Isso se justificaria pelo fato de o guarda corpo da área comum do prédio ser baixo e perigoso.
“Eu moro no prédio e acompanhei parte dessa história porque, infelizmente, ela caiu em frente à varanda do meu apartamento. Não me manifestei até agora em respeito à família e aos amigos dela, mas diante de tanta especulação e análises, achei que devia falar”, disse a vizinha, inicialmente.
- A ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, do Minas e do Praia Clube, morreu no último dia 21 de setembro, aos 43 anos;
- Walewska foi revelada pelo Minas, em 1995;
- Ela jogou no São Caetano, Osasco, Sirio Perugia (Itália), entre outros;
- Ela estava aposentada desde o fim da temporada de 2021/2022, quando defendeu o Praia Clube de Uberlândia.
“O laudo definitivo ainda não saiu e existe uma grande possibilidade dela ter se desequilibrado e caído sem querer, pois o guarda corpo que fica próximo à mesa onde ela estava sentada é muito baixo e perigoso. Se considerarmos a altura dela, essa hipótese não pode ser descartada”, ressaltou a moradora.
Walewska deixou carta de despedida?
A vizinha da falecida atleta comentou sobre o suposto bilhete de despedida, encontrado na mesa do apartamento de Walewska Oliveira.
“Tinha uma pasta na mesa com vários papéis que estão dizendo que eram cartas de despedida. Pode até ser, mas ainda não está comprovado. Podiam ser anotações para entrevista que ela ia dar para o SporTV”, detalhou.
E conclui. “Ela entrou no local muito antes da hora do acidente e quem esteve com ela disse que estava conversando normal e parecia tranquila. Enfim, as pessoas não estão respeitando o momento de dor da família e menos ainda respeitam ela que, seja lá como e por qual motivo partiu, continua sendo uma desbravadora, uma vencedora que lutou para chegar onde chegou e por isso merece nosso respeito”.
O que diz a polícia?
A causa da morte de Walewska Moreira de Oliveira, ocorrida no início da noite de quinta-feira, 21 de setembro, foi revelada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, no dia seguinte ao óbito. De acordo com o Boletim de Ocorrência, a campeã olímpica de vôlei morreu em decorrência de uma queda do 17º andar. A polícia investiga as circunstâncias.
De acordo com o documento, expedido pelo 78º Distrito Policial, no bairro dos Jardins, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, existe a hipótese de que ela tenha cometido suicídio.
Segundo o documento, a ocorrência aconteceu às 18h09 e foi comunicado aos órgãos competentes às 20h19.
Como aconteceu a queda?
O boletim de ocorrência Walewska teria se jogado do 17° andar, onde fica instalada a área de Lazer, caindo na sacada do apartamento do primeiro andar.
Uma unidade de resgate tentou reanimar a vítima, mas foi constatado o óbito no local. A área de lazer, que fica no 17º andar do condomínio, possui câmeras no corredor e seu acesso se dá apenas pelos moradores por uma porta de vidro que possui biometria facial. O sistema de monitoramento teria gravado Walewska entrando na área de lazer sozinha às 16hs50m.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino