Ludmilla, Nanda Costa e mais famosos criticam projeto de lei contra união homoafetiva

Por - 27/09/23 às 21:00

Fotomonragem Ludmilla e Nanda CostaReprodução/Instagram/@ludmilla/@nandacosta

Na última terça-feira, 26 de setembro, a Câmara realizou uma audiência pública para debater um projeto de lei que visa proibir a união homoafetiva, direito que foi assegurado à população LGBTQIA+ em 2011.

Como era de se esperar, muitos famosos se pronunciaram nas redes sociais e se manifestaram contra este retrocesso. Nós do OFuxico separamos alguns artistas que comentaram sobre a situação.

Confira!

  • Nanda Costa

Nanda Costa é casada com Lan Lanh desde 2019 e o casal tem as filhas gêmeas Kim e Tiê, de quase dois anos. Em sua conta no Instagram, a atriz se pronunciou sobre o projeto de lei.

“Está começando uma votação que coloca em risco o casamento homoafetivo em nosso país. O meu casamento. Embora o STF tenha garantido o direito à união homoafetiva em uma decisão unânime de 2011, essa conquista das comunidades LGBTQIAPN+ está sendo alvo de ameaças por parte de parlamentares ultraconservadores da Comissão. Hoje nos unimos para dizer casamento LGBT sim e mostrar que nossas famílias existem e que nosso amor resiste. Estamos de olho, Brasília”, escreveu ela.

Nanda Costa posa com Lan Lanh e critica projeto de lei
Nanda Costa posa com Lan Lanh e critica projeto de lei – Foto: Reprodução/Instagram/@nandacosta
  • Ludmilla

Ludmilla, que é casada com Brunna Gonçalves desde 2019, também usou as redes sociais para se manifestar contra o projeto de lei.

“É difícil de acreditar que ainda hoje este assunto seja discutido, uma vez que já estava assegurada a união homoafetiva. Até quando vamos precisar lutar para sermos reconhecidos legalmente como casal e garantir direitos básicos para vivermos a plenitude de uma relação? Gerar, criar, adotar filhos, com a tranquilidade de saber que sempre vamos poder usufruir de tudo o que o mundo tem a nos oferecer sem nos preocuparmos se vamos poder contar com os nossos direitos como família, depois de cumprirmos tantos deveres. Aqui, peço licença para falar por todas as Ludmillas, Brunnas, Paulos, Thales, Nandas, Lan Lanhs, porque o amor, este, em tempo nenhum, vocês vão poder nos negar”, escreveu ela no Twitter.

Em outra publicação nas redes sociais, Nanda Costa fez questão de mostrar a sua certidão de casamento. “Olha aqui minha certidão casamento civil com Lan. Estão querendo anular a nossa certidão. Estão querendo acabar com o casamento de pessoas do mesmo sexo. Eu não acredito que eu estou aqui nesse dia de sol, em pleno 2023, exausta e tendo que lutar por isso, uma coisa que já nos foi dada há dez anos, e a extrema-direita está tentando acabar com a gente”, desabafou ela.

Nos comentários da publicação, muitos famosos também se manifestaram. “Chega de retrocesso, ódio e perseguição ao amor”, escreveu Paolla Oliveira. “Inacreditável”, comentou Alexandre Nero.

Post de Nanda Costa no Instagram
Post de Nanda Costa no Instagram – Foto: Reprodução/Instagram/@nandacosta
  • Déa Lúcia

Déa Lúcia aproveitou a sua participação no programa “Domingão”, da Rede Globo, e também se manifestou contra o projeto. Ela é mãe de Paulo Gustavo (1978 – 2021), que era casado com Thales Bretas, com quem teve os filhos Romeu e Gael, de quatro anos.


×