Karinah lança álbum com participações de Alcione, Martinho da Vila e mais

Por - 31/05/23 às 20:36

Retrato da cantora KarinahFoto: Pino Gomes/Divulgação

Karinah é só felicidade! E não é ´para menos, pois a cantora acaba de lançar o álbum “Aglomerou”. A novidade “saiu do forno” na terça-feira, 30 de maio e já está disponível nas principais plataformas digitais de áudio. Além das músicas, o público poderá desfrutar de visualizers, que trazem ambientes intimistas de estúdio, no canal oficial da artista no YouTube.

Formado por canções compostas especialmente para a cantora por grandes ícones do segmento, como Alcione, Martinho da Vila, Xande de Pilares, Carlos Caetano, Dudu Nobre, Nelson Rufino, Tonico da Vila, Pretinho da Serrinha, Fred Camacho, Serginho Meriti, Arlindinho e outros – o disco de 13 faixas, sendo 10 inéditas e os singles “Tô de Partida”, “Saudade dos Seus Olhos” e “Prazer de Viver”-, celebra de forma sublime os (re)encontros possibilitados pelo fim da pandemia sob a estética “sambachic”.

Capa do álbum 'Aglomerou', de Karinah
Capa do álbum ‘Aglomerou’, de Karinah – Foto: Divulgação/ilton Cesar de Oliveira Machado e Rodrigo Silva

“O sambachic pode ser visto como a união dos clássicos arranjos de samba com os tempos atuais. Têm canções que, além da batucada tradicional, trazem arranjos de metais, de cordas e sopro. Na música ‘Moenda’, que gravei com Martinho da Vila, relembramos os tempos do samba calango ou samba caboclo, numa fusão incrível dos tradicionais instrumentos do samba junto a violinos, violoncelos e metais. Chegamos a uma sonoridade sofisticada e moderna, mas sem perder a alegria que o samba nos proporciona”, disse a cantora.

NA PANDEMIA…

A nova rotina imposta pela pandemia possibilitou que Karinah tivesse mais tempo para trabalhar no novo projeto. Mesmo que à distância na época, a cantora e sua equipe fizeram laboratórios para discutir a identidade sonora e o conceito estético do novo projeto. As canções trazem a essência de cada convidado, que são, além de grandes parceiros profissionais, amigos da artista.

“Este álbum traz o lado mais intimista da minha amizade com essas pessoas tão queridas. É uma produção mais natural, mais orgânica, até porque estávamos em uma pandemia. Nos clipes em estúdio, a galera vai conseguir enxergar muito a nossa cumplicidade, o lado mais singelo de uma amizade. Algo totalmente natural trazendo quem nós somos, sem frescura, sem estética, sem nada, valores que estão muito acima de tudo que é material. Meu público merece esse presente, assim como os dos meus convidados”, revela.

Para encabeçar o projeto, foi escolhida a contagiante canção homônima, que traz o samba inconfundível do grupo Fundo de Quintal. O vídeo disponibilizado no Youtube, mostra cenas da gravação de voz em estúdio e ainda deixa evidente a sintonia existente entre os artistas. Este foi, inclusive, o último registro em estúdio de Ubirany, que morreu em 2020.

“Aglomerou” reúne ainda outras participações especiais, como Ana Clara, Gabby Moura, Juninho e Tunico da Vila. Embora não apareça cantando, Pretinho da Serrinha está na capa do álbum, devido à sua participação na direção musical de algumas faixas e sua relação quase fraternal com Karinah.

A capa foi inspirada em capas dos discos de samba dos anos 1940 e 1960, e é resultado da mescla da inteligência artificial com a pintura a mão. Há também referências da pop art e caricaturas, porém com traços mais contemporâneos. Mais uma vez, como é bastante comum em seus trabalhos, Karinah está a frente da direção artística do álbum.

Ouça “Aglomerou”:

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---