Ana Furtado revela foto inédita de luta contra câncer: ‘Nunca quis mostrar’

Por - 27/11/23

Ana Furtado durante tratamento contra o câncer de mamaFoto: Reprodução/Instagram/@aanafurtado

Há pouco menos de dois meses, Ana Furtado celebrou a vitória contra o câncer de mama. O tratamento da apresentadora durou cerca de cinco anos e, agora curada, ela decidiu mostrar alguns detalhes da luta. 

A esposa de Boninho mostrou pela primeira vez uma foto de 2018, quando recorreu à crioterapia, um tratamento que diminui a queda de cabelo durante a quimioterapia. 

“Nunca quis mostrar por conta de insegurança e vulnerabilidade mesmo. Nunca quis me mostrar nessa situação. O olhar cheio de dúvidas, será que vou vencer? Embora eu quisesse muito vencer, essa é uma doença que traz tantas dúvidas e inseguranças”, disse emocionada.

Na legenda do vídeo, a apresentadora falou sobre sua relação com o cabelo durante o período. “Durante o meu tratamento, um dos pontos mais sensíveis pra mim foi o meu cabelo. Ele, que sempre foi forte, saudável e referência, sempre me ajudou a manter a minha autoestima elevada. E foi diante da quimioterapia que precisei abrir mão da necessidade de controlar até isso”, iniciou.

“Recorri na época à crioterapia. Essa técnica resfria o couro cabeludo e reduz o fluxo de sangue nele, impedindo que alguns agentes da quimioterapia cheguem até essa área do corpo. E isso é o que diminui a queda do cabelo”, contou Ana.

Ela lembrou que chegou a duvidar de si mesma, mas conseguiu superar o desafio. “Na primeira vez que usei, achei que não daria conta, por causa da dor de cabeça que aquilo provocava. Mas eu estava determinada a enfrentar. E, de certa forma, funcionou: “apenas” 30% dos meus fios caíram nessa fase do tratamento. Depois, durante o bloqueio hormonal, perdi mais 10%”. 

“Hoje, olhando pra essa foto, pra essa Ana que não queria que vocês a vissem desse jeito, pra essa Ana que sentia medo, que tinha dúvidas, mas que conseguiu, apesar de tudo, enfrentar cada desafio com coragem, eu digo… tudo passa, garota!”, finalizou. 

Ela ainda terminou o vídeo com um recado para si mesma no passado: “Tudo passa. Isso também vai passar, e passou”. 

---