Vovó de 72 Anos concorre ao Miss Universo

Por - 19/01/24 às 10:35

A atriz argentina Iris Amelia Alioto concorre no MIss UniversoReprodução Instagram

A atriz e modelo argentina Iris Amelia Alioto, com seus 72 anos de idade, surpreendeu o mundo na última segunda-feira, 15 de janeiro, ao ser anunciada como candidata oficial ao Miss Universo Argentina 2024. Iris, conhecida por seus cabelos tingidos de vermelho, também atua como tradutora e professora de dança, e desde o anúncio, suas imagens viralizaram nas redes sociais, e receberam uma enxurrada de apoio.

Bisavó de 72 Anos concorre ao Miss Universo
Iris quebra o recorde como a concorrente mais idosa na história do Miss Universo, Foto: Instagram

Iris quebra o recorde como a concorrente mais idosa na história do Miss Universo, um evento que já tem mais de sete décadas de existência. Em uma entrevista para um programa de TV local, ela demonstrou sua confiança ao comentar sobre o tradicional desfile de traje de banho: “A idade eu já tenho, e sei bem para onde vou. Não tenho medo de qualquer agressão ou hostilidade que possa receber do público. Se me ofenderem, mandarei um beijo.”

Atriz, modelo, escritora e bailarina, Iris não é a primeira miss acima dos 50 anos. Jocelyn Cubales, de 60 anos, ostenta o título de pioneira nesse quesito. A vida pública não é novidade para ela, que tem no currículo trabalhos no cinema e TV, inclusive ao lado de estrelas como Cecila Roth. Ela foi revelada como candidata oficial no concurso Missa Universo Filipenas no concurso considerado um dos mais importantes do planeta.

Bisavó de 72 Anos concorre ao Miss Universo
Iris inspira outras mulheres mais velhas a também tentarem uma vaga no concurso – Foto: Instagram

Mudança nas regras

A candidatura de Iris só se tornou possível após uma mudança nas regras do Miss Universo, anunciada em setembro de 2023, que eliminou o limite de idade para as participantes. Desde a criação do concurso em 1952, apenas mulheres entre 18 e 28 anos eram permitidas a competir. Portanto, essa novidade é inédita e histórica.

A ousadia de Iris tem inspirado outras mulheres mais velhas, com idades superiores a 28 anos, a também tentarem uma vaga no concurso. Entre as concorrentes argentinas, destacam-se a profissional de saúde Maria Alejandra de Pascua, de 54 anos, e a modelo e professora de inglês Romina Alarcón, de 37 anos. Todas elas representam uma mudança notável no cenário do Miss Universo e quebram estereótipos de idade no mundo da moda e beleza.

É importante dizer que a última edição do Miss Universo, em 2023, foi a mais diversa da história com duas mulheres transgêneros concorrendo por Portugal e Holanda, uma plus size do Nepal e duas concorrentes mães representando Guatemala e Colômbia.

Para Todas as Idades

O Miss Universo revolucionou suas regras, encerrando a restrição de idade que limitava as competidoras a ter entre 18 e 28 anos. A mudança histórica, após mais de 70 anos de tradição, permite que todas as mulheres adultas do mundo participem do concurso.

A atual Miss Universo, R’Bonney Gabriel, aos 29 anos a mais velha na história do título, anunciou a novidade durante a Semana da Moda de Nova York. Ela destacou a busca por inclusão e liderança das mulheres na organização.

Além disso, o Miss Universo tem buscado diversidade em seus concursos, eliminando restrições para mães, casadas e divorciadas no ano passado. Duas mães, Michelle Cohn (Miss Guatemala) e Camila Avella (Miss Colômbia), ambas com 28 anos, competirão na edição de 2023.

Outra mudança importante ocorreu com Anne Jakkaphong Jakrajutatip, empresária tailandesa trans, que comprou o concurso da IMG. Anne, conhecida como Anne JKN, é a primeira mulher a liderar o popular concurso de beleza. Ela é uma defensora dos direitos LGBTQIA+ e traz uma visão estratégica para a empresa JKN Global, que agora detém o Miss Universo.

---

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.


×