Cissa Guimarães se emociona ao homenagear filho morto de forma trágica

Por - 24/09/23

Cissa GuimarãesDivulgação/TV Globo

Rafael Mascarenhas, filho de Cissa Guimarães, morreu em julho de 2010, vítima de um atropelamento no Rio de Janeiro. E, neste domingo, 24 de setembro, ele completaria mais um ano de vida.

A atriz e apresentadora publicou diversos registros antigos dos dois e escreveu: “Meu Amor, te celebro todos os dias, te agradeço todos os dias, mas hj é dia d Rafael! Dia da tua abençoada chegada à este plano, dia de aprender mais uma vez o maior sentimento d mundo: o amor de ser Mãe, tua Mãe. Vc está em outro plano agora, lindo, Anjo de Luz, mas aqui continuamos celebrando tua chegada c todo Amor e Gratidão. E mtas saudades….Feliz aniversário filho, te amo!Salve RAFA!”

Muitos famosos como Miguel Falabella, Mariana Belém, entre outros deixaram mensagens de apoio para Cissa. Ela também é mãe de Thomaz e João.

Morte de Rafael Mascarenhas

O trágico incidente aconteceu em 2010 no Túnel Acústico, na Gávea, Rio de Janeiro, uma área que estava fechada ao tráfego. Rafael estava andando de skate quando foi atropelado. A defesa dos condenados chamou a atenção para o caráter culposo do crime e questionou se a repercussão teria sido a mesma se a vítima pertencesse a uma comunidade.

Roberto Bussamra e Rafael Bussamra, condenados pelo envolvimento na morte de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, entregaram-se à Vara de Execuções Penais em 13 de setembro deste ano. Eles foram incorporados ao sistema penitenciário.

Cronologia do Caso

  • Janeiro de 2015: Na 16ª Vara Criminal do Rio, Rafael foi condenado a 7 anos de prisão em regime fechado e mais 5 anos e 9 meses em semiaberto. Roberto enfrentou 8 anos em regime fechado e 9 meses em semiaberto.
  • Maio de 2016: No Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, as penas foram reduzidas. O MP recorreu ao STJ, assim como a defesa.
  • Dezembro de 2019: STJ reavaliou a pena.
  • Junho de 2021: A 5ª Turma do STJ confirmou a decisão. A defesa recorreu ao STF.
  • Maio de 2023: Recurso da defesa negado pelo STF.
  • Maio de 2023: A decisão se tornou definitiva.
  • Julho de 2023: A 16ª Vara Criminal do Rio determinou o cumprimento da decisão do STJ.
  • 13 de setembro de 2023: Roberto e Rafael Bussamra se entregaram à justiça.
---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.