Irmão de Walewska paga funeral e detona marido da atleta

Por - 24/09/23 às 10:20

walewska oliveiraReprodução/Instagram

O corpo de Walewska Oliveira foi sepultado no sábado, 24 de setembro, em Belo Horizonte. A ex-jogadora de vôlei morreu na quinta-feira, 21 de setembro, após cair do 17º andar do prédio onde morava com o marido, Ricardo Alexandre Mendes.

Em conversa com o UOL, o irmão dela, o piloto de avião Wesley Oliveira, contou que ele foi quem arcou com as despesas, e diz que o marido dela, não fez contribuições. Ricardo, aliás, não esteve na cerimônia.

“Resolvi todas as burocracias, eu paguei todo o funeral. O marido da minha irmã não arcou com nada. Eu fiz o que tinha que fazer porque era minha irmã. Corri para o prédio no dia do incidente, resolvi todas as burocracias, eu paguei tudo. Tanto a parte do translado, até todos os custos gerais do funeral. No total foram R$ 20 mil de custos. O marido da minha irmã não arcou com nada”, disse Wesley.

Ele completou: “Eu precisei de um documento da minha irmã para liberar o corpo dela, ele [Ricardo] deixou o RG na recepção do prédio. Depois, precisei pegar uma roupa pra vestir minha irmã, ele também deixou na portaria para a funerária pegar. Não encontrei com ele em nenhum momento.”

O que aconteceu?

  • Uma câmera de segurança registrou o momento em que Walewska entrou na área de lazer sozinha, às 16h50;
  • Após a queda, uma unidade de resgate tentou reanimar a vítima, mas foi constatado o óbito no local;
  • Sem apresentar indício de problemas, a atleta cumpria agenda profissional com a divulgação de sua biografia;
  • Ela chegou a encontrou dias antes com Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, participou de um podcast e presentou sua obra em um evento na capital paulista.

Pais de Walewska se pronunciam

Durante o velório, pai da medalhista, Geraldo Vieira de Oliveira, expressou sua dor, em conversa com o Uol: “O coração da gente fica despencando, um pai enterrando uma filha. Vai ser difícil esquecer. Fico olhando aqui as fotos e não consigo acreditar que isso aconteceu. Toda vez que olhar pra uma foto dela, tenho certeza que vou chorar”, disse ele ao portal.

Maria Aparecida, mãe da ex-atleta, afirmou que não percebeu nenhum comportamento diferente na filha e enfatizou que ela estava serena: “Estávamos em São Paulo no aniversário do meu outro filho. Ela estava com o marido, Ricardo, estávamos todos juntos, em família. Minha filha estava alegre, serena, tranquila. Não entendo o que aconteceu. Vou sentir muita falta. Filha amada, muito querida. A gente vai ter que superar, vai ser muito difícil”, desabafou a mãe de Walewska.

Quem era Walewska Oliveira?

A atleta faz parte do seleto grupo de campeões olímpicos brasileiros. Em Pequim-2008, a central esteve na conquista do primeiro ouro olímpico do vôlei feminino. Em Olimpíadas, ainda foi bronze em Sidney-2000 e ficou com o quarto lugar em Atenas-2004. Defendeu diversos clubes ao longo da carreira, como Minas, Osasco e Praia Clube, por onde se aposentou.

Conhecida por manter sempre um perfil elegante dentro e fora da quadra, Walewska influenciou uma geração de jogadoras no país. Na seleção, fez parte de diversas conquistas e marcou época. Walewska foi convocada para a seleção brasileira pela primeira vez por Bernardinho, em 1997.

Com ele, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999, e o bronze na Olimpíada de Sidney, em 2000. Depois, sob o comando de Zé Roberto, seguiu colecionando títulos.

O Sul-Americano de vôlei 2022 marcou a despedida oficial de Walewska das quadras. O último jogo da central foi diante do Regatas Lima, do Peru, pela fase de grupos. Na semifinal contra o Sesi-Bauru e na final contra o rival o Minas, Wal ficou como opção no banco de reservas, mas não foi utilizada durantes as partidas. Após a aposentadoria, o clube de Uberlândia deixou de usar a camisa 1, que a central vestia.

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.