Mascote do Rio 2007 ganha o nome de Cauê
Por Redação - 06/08/06 às 22:00
Cauê assim será chamada a Mascote do RIO 2007, que foi lançada no dia 13 de julho durante o evento que marcou um ano para a realização dos Jogos e conquistou o público durante suas visitas aos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Em votação que mobilizou 1.226.563 pessoas, o nome escolhido venceu com 465.408 votos, o que significa uma diferença de 77.004 votos em relação ao segundo colocado, Kuará, que obteve 388.404 votos. Em terceiro lugar ficou Luca, com 372.751 votos. Cauê é um nome próprio, derivado da saudação tupi Auê, que quer dizer Salve!.
O anúncio do nome vencedor da Mascote foi feito pelo Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que entregou à Mascote a sua “Certidão de Nascimento”, neste domingo à noite, dia 6, no Corcovado, um dos mais importantes cartões postais do Rio de Janeiro e do Brasil. A votação foi feita através de site na internet, de urnas eletrônicas itinerantes em várias capitais brasileiras, e ainda por telefone celular e cédulas de papel.
As três opções que estavam em votação foram selecionadas a partir de uma ampla pesquisa. A idéia era escolher um nome que representasse da melhor maneira a cultura brasileira, atribuição delegada ao principal interessado, o público. Escolhida por representar o cenário carioca, o espírito do brasileiro e valores olímpicos, como a tocha, o ouro e o conceito de campeão, a Mascote vai representar o maior evento das Américas.
O processo de desenvolvimento do conceito do sol foi um processo longo e árduo, que envolveu mais de um ano de pesquisa com várias mascotes de Jogos Olímpicos e Pan-americanos, além de pesquisas de mercado com crianças e adolescentes sobre as mais variadas formas e traços. A Mascote, que representa os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos, retrata da melhor forma o Rio de Janeiro, o Brasil e as Américas. A produção do desenho e do traço da Mascote ficou a cargo da Dupla Design, que venceu em 2003 uma concorrência realizada entre escritórios de design em todo o país.
A Mascote será a âncora principal do projeto de licenciamento dos Jogos Pan-americanos que está em desenvolvimento pelo CO-RIO. “A partir de agora serão licenciados diversos produtos com a exposição da Mascote e o CO-RIO tem certeza do sucesso comercial desta iniciativa que contribuirá para o financiamento dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos. A aquisição da Mascote através dos produtos licenciados é também uma das formas de cariocas e brasileiros contribuírem diretamente para a organização do maior evento esportivo da história do Brasil”, afirma o Secretário Geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.