MC Soffia: Musa mirim canta a periferia e não tem medo de sonhar

Por - 08/03/17

Reprodução Instagram

Ela tem apenas 12 anos e leva uma vida normal bem normal. Mora na periferia, frequenta a escola diariamente mas, ao contrário das outras garotas da sua idade, dividi seu tempo entre os estudos, os amiguinhos e, o palco. Figura respeitada pelos veteranos do hip hop, desde os seis aninhos canta a realidade nua e crua de uma garota negra, sem deixar de lado de suas musicas o debate contra o racismo e o empoderamento das meninas negras.

Nascida na periferia de São Paulo (região da Rodovia Raposo Tavares, Zona Oeste), ela sabe à que veio e tem opiniões coerentes quando fala de fenômenos midiáticos dirigidos às crianças de sua idade. Não se deixa encantar por personagens populares como Cirilo, vivido pelo ator Jean Paulo Campos na novela Carrossel, do SBT e, certa vez, em entrevista ao programa Pânico (Rádio Jovem Pan), Soffia foi certeira ao falor sobre o ídolo mirim da novela: "Dá uma raiva! O Cirilo é o único negro da sala e é muito bobo". Em outro momento de sua carreira, foi convidada por Taís Araújo e Lázaro Ramos para uma participação na série Mister Brau, da Globo, e recusou por desaprovar as características de sua personagem, uma menina de rua que invadiria a casa do cantor para usar a piscina. Soffia preferiu fugir desse tipo de clichê que insiste em vender uma imagem estereotipada da infância e juventude da periferia. Show de bola!  

“Menina pretinha, exótica não é linda
Você não é bonitinha
Você é uma rainha”.

Depois de ter sido um dos nomes mais comentados de 2016, com direito a reconhecimento internacional e reportagem de destaque no periódico britânico The Guardian, MC Soffia começou 2017 dando indícios de que este será o melhor ano de sua vida.  Na última sexta-feira (3) ela lançou seu próprio canal no Youtube e em menos de uma semana já tem contabilizou mais de 24.500 inscritos.

Em entrevista à OFuxico, Soffia falou sobre seus planos para o ano que acaba de começar. "Nos bastidores das gravações da participação que fiz, na série Mister Brau, dei uma entrevista, junto com outros atores e algumas crianças, e tinha um pufe inflável, em formato de boca. Assim que vi esse objeto, já pensei no canal, que, aliás, acabou sendo chamado de Fala Mais Que a Boca. Fui elaborando a ideia, até a criação, e continuo melhorando, a cada dia que passa", declarou nossa MC, adiantando o que seus fãs podem esperar de seu novo canal.  "Resolvi criar o canal para mostrar, entre outras coisas, o que faço no dia-a-dia, minhas viagens, os bastidores dos shows que costumo realizar. Pretendo misturar conteúdos engraçados com algumas entrevistas, inclusive com outros cantores, vlogs e até desafios com convidados, mostrando um pouco de tudo", contou ela, esbanjando sua já conhecida simpatia e seu carisma.

Além de afirmar que não tem pressa para gravar seu primeiro CD, nossa estrela tem planos de focar sua atenção na elaboração de videoclipes, ainda mais depois do sucesso do clipe Menina Pretinha, que já ultrapassou a marca de  800 mil visualizações no Youtube.

Sonhando alto

Mesmo sendo super engajada e consciente sobre a realidade das crianças e jovens da periferia,  offia não tem medo de sonhar. Empoderadíssima, ela sonha cantar nos Estados Unidos e engatar uma parceria com Beyoncé. Isso mesmo, se depender dos seus planos, ela vai longe. Outros ídolos listados em seu caderninho de planos para o futuro: cantar também com a performer Pabllo Vittar, as populares Anitta e Ludmilla e, as internacionais Rihanna e Nicki Minaj. Tá bom pra você?

Nem chiliques, nem deslumbramento

Vale lembrar que, no segundo semestre do ano passado, a artista conquistou a atenção de muita gente, ao redor do mundo todo, depois de se apresentar ao lado de Karol Conka na abertura dos Jogos Olímpicos de 2016. Camarada e gente boa, ela não economiza elogios à colega de profissão, que já se tornou sua amiga.

"Nós já nos conhecíamos e, sempre que dá, ela me chama para comer alguma coisa e conversar. A Karol é muito legal. Mesmo com muitos compromissos, ela faz questão de, sempre que dá, se encontrar comigo e com a minha mãe", afirmou Soffia, também deixando claro que se deslumbra ao ser elogiada pela imprensa, nem mesmo por veículos internacionais como o renomado The Guardian.

"Vejo, às vezes, o que sai sobre mim, mas não fico sempre de olho. Fico sabendo mais quando a minha família me mostra", garante nossa estrelinha que adora jogar futebol e não abre mão de receber muito carinho dos fãs na rua ou após os shows.

"As pessoas costumam me reconhecer, quando ando na rua. Sou uma pessoa normal, aceito tirar fotos e conversar com todo mundo. Muitas mulheres chegam e falam que, por minha causa, suas filhas pararam de alisar o cabelo ou que elas escutam a minha música. Fico muito feliz em saber que ajudei, que influenciei as garotas. Quando eu era menor, não existiam muitas canções ou artistas que falassem sobre esse assunto, e acredito que, dessa forma, um ser humano ajudando o outro, todo mundo consegue se aceitar, como é", declarou Soffia.

É isso ai, disse tudo. Já que é pra tombar, Soffia tomba com categoria.

Mc Soffia: Criança pode fazer música com consciencia e sem deslumbramento

---