Pantanal: Alanis Guilen prefere evitar comparações com Cristiana Oliveira
Por Flavia Cirino - 22/03/22 às 13:04
A expectativa é grande em torno da bela Alanis Guillen. A atriz de 23 anos, que estreou na TV como protagonista de “Malhação: Toda Forma de Amar”, em 2019, dará vida à Juma Marruá, a protagonista do remake de “Pantanal”, baseada na trama de Benedito Ruy Barbosa. Na versão original, exibida na extinta TV Manchete em 1990, a personagem que vira onça foi interpretada brilhantemente por Cristiana Oliveira, à época com 26 anos. Alanis sequer havia nascido.
Leia +: Alanis Guilen surpreende em dia de banho de sol
Pronta para a nova missão, ela está ansiosa pela estreia da trama, na próxima segunda-feira, 28 de março. Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 22, da qual OFuxico participou, Alanis enfatizou que quer fazer a própria Juma e não ser uma cópia da vivida por Cristiana. Apesar disso, Guilen sabe que é preciso se manter fiel à personagem.
“Está sendo u processo diário que começou desde o teste. Quando recebi a Juma, fui investigando sobre as onças, o universo pantaneiro, o que foi o pantanal naquela época. Aos poucos esse personagem veio”, iniciou a atriz.
Leia +: Sérgio Reis conta que Cristiana Oliveira dava trabalho nos bastidores de ‘Pantanal’
Alanis destacou que, apesar das referências, quis moldar sua própria Juma: “O maior desafio é se manter cada dia mais fiel à ela (Juma), a mim, aos meus sentimentos. Há toda esta comparação com a outra versão. Tentar fugir deste comparativo para ir para este lugar onde a Juma quer me levar”, disse.
A artista, que recentemente encontrou Cristiana Oliveira, está pronta também para as comparações e sabe que será algo natural de acontecer: “É inevitável se voltar para a primeira versão, entender este universo. Eu não era nascida na época, não fazia ideia do que foi esta novela. Foi inevitável revisitar e entender. É uma novela diferente, em uma época diferente, um Brasil diferente”, destacou Alanis Guilen.
Não se manter apegado ao que foi é a melhor maneira de encontrar na gente como contar esta história. Focar no aqui e agora, nestes novos corpos”.
Recentemente, Cristiana Oliveira encontrou Alanis Guillen e disse que tem certeza de que ela dará o seu toque especial à personagem: “Eu passei realmente o bastão para ela e com o maior orgulho. Estou torcendo muito por ela, de verdade. É uma intuição minha de que ela vai fazer muito bem, do jeito dela. Ela vai dar a assinatura dela”, comentou a atriz de 58 anos.
SAIBA MAIS SOBRE ALANIS GUILEN, A NOVA JUMA
Paulistana de Santo André, a artista começou a trabalhar precocemente. Aos 03 anos de idade fez sua primeira publicidade. Alanis esteve em comerciais de marcas como Nestlé, Marisa, Nextel e Mercado Livre. Mas foi só aos 15 que ela se interessou pela arte e começou a se dedicar a cursos livres de teatro e interpretação para TV.
“O teatro me salvou naquele momento de colégio que você não sabe muito bem o que quer e o que é. A partir de quando comecei a estudar, era só isso que eu queria. Fazia publicidade, mas almejava muito subir nos palcos e fazer outras coisas. De trabalho em trabalho, aqui estou”, disse em entrevista à Marie Claire.
Leia +: Público se emociona com trailler de ‘Pantanal’
EM BUSCA DO SONHO
Determinada em seguir o sonho de ser atriz, Alanis Guillen se mudou sozinha da casa dos pais, em Santo André, para o Rio de Janeiro, com 19 anos de idade. E conseguiu fazer um teste para “Malhação”. Além de dar o pontapé inicial na carreira, a atriz amadureceu na vida pessoal.
Alanis foi apontada como favorita ao papel há bastante tempo, embora Benedito tivesse externado sua preferência por Vanessa Giácomo para o papel. No meio do caminho, nomes como o de Rafa Kalimann e Erika Januza entraram no páreo.
Leia +: Personagem de Sérgio Reis será interpretado por cantor mineiro
Até que o martelo foi batido com a Rita de “Malhação: Toda Forma de Amor”. No folhetim, ela interpretou uma adolescente que descobriu que a filha, que achava que estava morta, tinha sido dada para adoção.
A EMOÇÃO DE VOLTA
Escrita por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, “Pantanal” destaca personagens marcantes. O papel de Velho do Rio, vivido por Cláudio Marzo na primeira versão, seria de Antonio Fagundes, mas o ator não chegou a um acordo com a Globo e agora Osmar Prado pode ficar com o personagem.
Leia +: Confira os atores que estão no elenco de ‘Pantanal’
Marcos Palmeira, que na versão original interpretou o Tadeu, volta à história assumindo o papel do pai do personagem, o protagonista José Leôncio. Tadeu será interpretado por José Loreto, e seu irmão, Joventino, por Rafael Cardoso.
A protagonista do núcleo, a inesquecível Filó, será Dira Paes. Em 1990, quando a novela foi exibida pela extinta TV Manchete, a personagem coube a Jussara Freire.
A direção será de Rogério Gomes, o Papinha. A história vai se passar nos dias atuais, e as gravações externas serão na floresta que dá nome à trama.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino