Renascer: Belezas naturais e cultivo sustentável do cacau em Ilhéus
Por Flavia Cirino - 22/01/24 às 13:00
A cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, região em que a história central da novela é retratada, foi o cenário escolhido para iniciar as gravações, em outubro de 2023.
Renascer: Veja como foi a chegada do elenco a Ilhéus
Ao longo de três semanas, uma equipe formada por 200 profissionais – entre elenco, direção, produção e profissionais locais – auxiliou nos trabalhos para as gravações de sequências que se passam no centro histórico de Ilhéus como o tradicional restaurante Vesúvio e a Casa de Cultura Jorge Amado para a segunda fase da novela e que contaram com as participações de Marcos Palmeira e Theresa Fonseca.
Já as fazendas produtoras de cacau da região também serviram de cenário para a maioria das cenas gravadas na região. Por lá passaram Humberto Carrão, Duda Santos, Adanilo, Evaldo Macarrão, Antonio Calloni e Enrique Diaz, que interpretam personagens da primeira fase da trama, além de Edvana Carvalho, a Inácia, nas duas fases.
Renascer: Elenco se empolga com gravações
A Lagoa Encantada com seu grande espelho d’água de 15 km² e as cachoeiras desta região como a “Véu da Noiva”, ajudaram a contar a história do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) e de seus companheiros Deocleciano (Adanilo) e Jupará (Evaldo Macarrão) com o carregamento das sacas de cacau, que é embarcado nos barcos dos anos 1990.
Em Uruçuca, município de Ilhéus, foram gravadas as cenas nas plantações de José Inocêncio (Marcos Palmeira) na segunda fase da novela, com os atores Juan Paiva, Theresa Fonseca, Jackson Antunes, Samantha Jones, Xamã, Marcello Melo Jr e Rodrigo Simas.
As sequências foram feitas numa locação que adota a cabruca* e o sistema agroflorestal (SAF) para a produção de cacau, que consiste em diferentes espécies vegetais na mesma área e contribui para o meio ambiente.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
Desta forma, o cacaueiro fica à sombra de outras espécies, o que gera uma produção e colheita mais qualificada. Diferentemente da primeira versão, a novela trará outras maneiras de manejo do cacau, desta vez, mais focado no cuidado com a terra e o meio ambiente, além de novas formas para se obter produtos mais requintados a partir do cacau.
*Cabruca é o nome dado a técnica de manejo e plantio do cacau à sombra das árvores nativas da Mata Atlântica, rodeados por diferentes espécies e que preservam a fauna e a flora da região. O termo será muito falado entre os personagens deste universo na trama.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino