Terra e Paixão: Envenenamento não é novidade em tramas de Walcyr Carrasco

Por - 11/12/23 às 15:30

fotomontagem debora (ana lucia torre) em alma gêmea, agatha (eliane giardini) em terra e paixão, aline (vanessa giacomo) em amor à vida e sophia (marieta severo) em o outro lado do paraisoFoto: TV Globo/Divulgação/Paulo Belote/Cynthia Salles/Raquel Cunha

Uma das grandes características marcantes de Agatha (Eliane Giardini) em “Terra e Paixão”, da TV Globo, foi o fato de ela envenenar seus alvos, fossem suas companheiras de cela, Ruan (Tairone Vale) por descobrir seu segredo ou até mesmo para ameaçar Irene (Gloria Pires), além de claro, matar Antônio (Tony Ramos) aos poucos.

Apesar de ser um requinte de crueldade e até gerar mesmo (com a cara da vilã sendo sádica e a legenda dizendo coisas como “quer um chá?” ou “chá fatal”), isso não é um elemento novo abordado por Walcyr Carrasco em suas tramas, e outras de suas antagonistas já usaram do mesmo artificio, conforme OFuxico vai te relembrar a seguir!

Alma Gêmea

Debora (Ana Lucia Torre) em "Alam Gêmea"
Debora (Ana Lucia Torre) em “Alam Gêmea” (Foto: TV Globo/Divulgação)

Na adorada “Alma Gêma”, de 2005, Débora (Ana Lucia Torre) conseguiu veneno da curandeira para matar Rafael (Eduardo Moscovis), pois ela e a filha, Cristina (Flavia Alessandra), almejam a fortuna do bonitão.
Porém, ela coloca o material em uma taça de suco que seria servida em bandeja, e na hora de servir, acaba esquecendo qual dos copos que está com veneno, e sem saber, toma justo o contaminado, morrendo em seguida.

Destaque para o momento de seu falecimento, em que o espírito da vilã tenta assombrar Rafael e Serena (Priscila Fantin), mas é arrastado para o inferno, em uma cena bastante assustadora digna de filme de terror.

Amor à Vida

Aline (Vanessa Giácomo) em "Amor à Vida"
Aline (Vanessa Giácomo) em “Amor à Vida” (Foto: TV Globo/Cynthia Salles)

Nesse clássico das 21h, temos uma proximidade de Agatha e Antônio: almejando roubar César (Antônio Fagundes), Aline (Vanessa Giácomo) passou a ir envenenando aos poucos o milionário em “Amor à Vida”, que foi seduzido por ela e até largou Pilar (Susana Vieira) para viver com a moça, sem saber que ela só queria seu dinheiro.

Com o tempo, a megera foi deixando o ricaço cego, e de tão dependente de ficou, ele chegou a assinar uma procuração que dava plenos poderes para Aline tomar posse de seus bens e dinheiro. O fim da trama, ela foi despertando a desconfiança dos personagens e foi descoberta, mas os danos causados pelo veneno forma irreversíveis.

O Outro Lado do Paraíso

Sophia (Marieta Severo) em "O Outro Lado do Paraíso"
Sophia (Marieta Severo) em “O Outro Lado do Paraíso” (Foto: TV Globo/Raquel Cunha)

Nesse outro clássico de Walcyr Carrasco, que gerou o icônico meme do “vocês não sabem o prazer que é estar de volta”, Sophia (Marieta Severo), a grande vilã, chega não exatamente a envenenar Clara (Bianca Bin), mas faz algo similar que é dopar a mocinha e interná-la em uma clínica psiquiátrica em uma ilha isolada, parar tirar a nora do caminho e explorar suas terras atrás de esmeralda.

Dez anos depois, Clara percebe ter sido alvo de um golpe e volta para se vingar e recuperar o que e seu, e por isso, Sophia conseguirá uma nova droga superpotente para tentar executar o plano mais uma vez. Todavia, a protagonista descobre que a empregada foi “comprada” para fazer isso, e ordena que a mesma faça que a vilã que tome a bebida batizada, e a mesma acaba tendo visões de loucura.

Tags: ,,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×