Pedro Bial denuncia propaganda criminosa com sua imagem

Por - 18/01/24 às 03:00 - Última Atualização: 17 janeiro 2024

pedro bial revoltado com deep fake gerada deleFoto: Reprodução/Instagram @pedrobial

Pedro Bial, um dos maiores jornalistas do país, revelou que sua imagem tem sido vítima de “deep fake”, técnica de inteligência artificial que combina sons e imagens para criar novos, de criminosos que tem usado sua imagem para vender um produto milagroso contra a calvície, e nesta quarta-feira, 17 de janeiro, ele denunciou nas redes sociais o golpe.

“Olá, gente! Já têm alguns meses que vem circulando na internet um vídeo, deep fake, da minha pessoa, anunciando um suposto produto milagroso contra calvície. A fraude nem é tão bem-feita, mas é o suficiente para enganar muita gente”, disse ele.

Pedro ainda relatou que recebeu uma série de avisos de amigos sobre o assunto e que já havia feito várias denúncias para a Meta, empresa responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e Whatsapp: “Estou também na justiça contra os fabricantes do tal remédio milagroso. Sigo os passos lentos dos processos jurídicos”.

Acusando a empresa de lucrar com fake news

“Então hoje eu acuso, acuso de cumplicidade nesse crime de falsificação, fraude e charlatanismo, a Meta, empresa dona do Instagram e do Facebook. Eu acuso, pois é um crime, e um crime para se realizar precisa de três fatores: A motivação para praticá-lo, mais os meios e oportunidades para tal”, afirmou ele.

“Pois bem, se a motivação é dos mercadores do falso remédio, o meio e as oportunidades são oferecidas pela Meta, que ainda lucra, ganha grana com esse golpe. Eu falo em meu nome, usando esse post como canal de defesa”, declarou o repórter.

“Mas o mesmo crime se repete com várias pessoas conhecidas, como por exemplo Dráuzio Varella, que tem sua imagem fraudada para que a Meta seja cúmplice noutros crimes contra a saúde pública”, concluiu Pedro Bial, que quer a Meta assumindo a responsabilidade pela circulação de conteúdo falso.

---

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.