Paul McCartney revela por que os Beatles nunca tocaram no Brasil

Por - 01/12/23

Paul McCartney durante show no Allianz Parque, em São Paulo em 2019Francisco Cepeda/AgNews

De volta ao Brasil com a turnê ‘Got Back’, Paul McCartney conversou com Pedro Bial para o ‘Conversa com Bial’ desta sexta-feira (1). Esta é a maior passagem do ex-Beatle em território nacional, e ele fala na entrevista sobre a sua relação com o país, carreira e a paixão pela música.

Sobre o porquê de os Beatles nunca terem tocado no Brasil, Paul abriu o jogo ao apresentador.

“A verdade é que nós simplesmente ouvíamos nosso agente. Ele nos dizia ‘vocês vão para o Japão’ e nós dizíamos ‘OK’, e íamos para o Japão. […]. Mas hoje é mais minha escolha. Eu posso dizer para o meu produtor: ‘Quero ir para o Brasil, é possível?”.

Anunciada como “a última música dos Beatles”, ‘Now and Then’ foi lançada em 2 de novembro, com grande sucesso. A gravação se estendeu por cerca de 40 anos, e se iniciou a partir de uma demo gravada por John Lennon na segunda metade da década de 1970, com sessões instrumentais abandonadas por Paul, George Harrison e Ringo Starr em 1995, e vocais, cordas, baixo e bateria completadas em 2022 pelos Beatles remanescentes e pelo produtor Giles Martin.

Paul McCartney durante show
Paul McCartney durante show – Grosby Group

Assim que a música chegou as plataformas, começaram os tradicionais debates entre os fãs. O principal deles foi: para quem John Lennon teria escrito “Now and Then”. Bial perguntou a Paul em que ele pensava quando gravou os backing vocals para a música.

“Eu penso no grupo, nos quatro homens, meninos, que fizeram o disco. Algumas pessoas acham que John estava falando diretamente comigo. E, quer saber, isso é muito legal de pensar, então eu fico com essa interpretação”, disse.

Aos 81 anos, essa é décima vez de Paul no Brasil. Quando perguntado o que mais o entusiasma nos shows, fala sobre a troca com os fãs:

“Gosto de tocar as minhas músicas, mas adoro ver a reação do público. É muito especial”.

O ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’, com direção artística de Monica Almeida.

O programa pode ser assistido em simulcast no Globoplay, de graça e para todo o país, ou no canal internacional da Globo. As entrevistas também podem ser ouvidas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

---

Tags: ,

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais