Ministro da Justiça torna água em show obrigatória; Fãs já recebem

Por - 18/11/23

Fãs recebendo água na fila do show do Rio de JaneiroFãs recebendo água na fila do show do Rio de Janeiro (Foto: Victor Chapetta/AgNews)

(atualizado às 16h4)

Conforme noticiado pelo OFuxico, o primeiro show de Taylor Swift no Brasil ficou marcado por uma tragédia. Durante a apresentação, uma fã, Ana Clara Benevides, de 23 anos, estudante de Psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso, faleceu de parada cardiorrespiratória.

Apesar dos esforços dos médicos para reanimá-la tanto no estádio Nilson Santos quanto no trajeto para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, ela não resistiu, enfrentando uma segunda parada cardíaca. Muitos acreditam ser por conta do extremo calor no Brasil e pelo fato de não poder entrar com água no evento, sendo obrigatório consumo no local.

Por isso, diante do acontecimento trágico, o Ministro da Justiça Flávio Dino anunciou que tornou obrigatória a distribuição de água em shows: “A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos”.

“E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso. A medida vale imediatamente. A Portaria será editada em, no máximo, 1 hora”, revelou ele.

“Será postada aqui para conhecimento dos detalhes. A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário”, afirmou.

Lembrando que ele já havia anunciado logo cedo que medidas emergenciais deveriam ser tomadas, e determinou que o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça tomasse medidas cabíveis quanto às denúncias de vedação de água em show.

Organizadora distribuiu águas pela manhã

Vale ressaltar que os fãs que já foram para a fila da Taylor Swift no Engenhão no Rio de Janeiro, para a apresentação deste sábado, 18 de novembro, foram clicados recebendo água da T4F (Time 4 Fun), empresa organizadora dos shows da cantora no Brasil.

A empresa, inclusive, anunciou novas medidas nas redes sociais: “Diante da previsão de aumento da onda de calor na cidade do Rio de Janeiro, informamos que estamos reforçando o plano de ação especial realizado para o primeiro dia de show, especialmente o fornecimento de água gratuita nas filas e em todos os acessos e entradas ao estádio e no seu interior”.

“Desta forma, novos pontos de distribuição gratuita de água estarão à disposição do público durante o evento. Também será permitida a entrada no estádio com copos de água lacrados e alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa. Esclarecemos que a exigência de os itens serem lacrados segue recomendações de segurança”, continuou a nota.

“Também ressaltamos que a proibição de garrafas de água em estádios é uma exigência feita por órgãos públicos e que não realizamos a comercialização de bebida e alimentos, sendo essa uma atribuição da administração do estádio”, afirmou.

“O efetivo de serviços foi reforçado. Cerca de 200 colaborações extras irão se somar aos 1230 profissionais que estão trabalhando no evento desde o início entre seguranças, brigadistas, orientadores de público e outros. Além disso, a estrutura de atendimento médico foi reforçada, totalizando 08 postos médicos disponíveis, 08 ambulâncias e 08 UTIs móveis”, concluiu a nota da T4F.

Mias tarde, ocorreu uma atualização no comunicado pela própria T4F: “Garrafas de água flexíveis também serão autorizadas no acesso. É vedado qualquer outro material como metal, alumínio e garrafa térmica”.

---

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.