Ex-BBB Danrley Ferreira é alvo de racismo por causa de telefone. Entenda!
Por Flavia Cirino - 17/08/22 às 09:00
Ex-participante do “Big Brother Brasil 19”, o carioca Danrley Ferreira contou que estava em uma bicicleta alugada, do banco Itaú, mesma marca da qual ele é garoto propaganda, quando foi abordado por guardas que quiseram saber o que ele fazia no local. Ainda na abordagem, os guardas questionaram se o telefone celular que ele tinha nas mãos, era dele.
“O racismo no Brasil na maior parte das vezes é silencioso. Não é alguém que chega e fala, ‘seu preto’, ‘seu macaco’. Muitas vezes, por mais que você não se identifique como pessoa negra, você ache que somos todos iguais, a sociedade faz essa separação. Não tem para onde correr”, disse ele, inicialmente.
Leia +: Ex-BBB Danrley rebate insinuações sobre sua sexualidade
“Hoje estava me frente ao Parque Lage, no Rio de janeiro, esperando uma amiga sair, em cima da minha bike, da qual eu sou modelo da marca e garoto propaganda. Dois guardas chegaram para me abordar perguntando o que eu estava fazendo ali parado, detalhe, era um ponto de ônibus”, destacou o ex-BBB.
Danrley seguiu detalhando o ocorrido: “Perguntaram se eu era maior ou menor de idade, se tinha documento, se o celular que eu estava segurando era meu e o que eu estava fazendo no meu celular”, disse ele.
Morador da Rocinha, Danrley Ferreira destacou que esta não foi a primeira vez que passou por um episódio de racismo.
“O que me deixa puto nem é ser abordado, mas saber que se fosse um moleque loiro e de olho azul, eles não cogitariam abordar essa pessoa, não perguntaria se esse celular, que é caro, era dele, e muito menos iam pedir para ver o que ele estava vendo no celular dele assim do nada”, disse.
Ator, modelo e influencer, ele ainda pontuou o colorismo, a variação de tons da pele negra: “Eu não sou uma pessoa retinta, mas isso nunca impediu que eu passasse por situações como essas. Ele viu meu celular, viu que eu estava trabalhando, escrevendo um texto sobre educação e periferia. O que me deixou puto é que se eu não mostrasse o celular, ele poderia me levar detido. Por qual crime? Por não ser branco?”, questionou.
DANRLEY CURSA PEDAGOGIA PARA AJUDAR MORADORES DA ROCINHA
Aos 23 anos, o ex-participante do Big Brother Brasil é aluno do curso de pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O desejo de fazer o curso veio após Danrley observar mais atentamente a incidência de analfabetismo na comunidade.
Leia +: Ex-BBB Danrley dá uma invertida em hater e recebe elogios
Vale destacar que ele já havia iniciado dois cursos de graduação anteriormente: Física e Ciências Biológicas, também na UFRJ. Depois da passagem dele pelo “BBB’9”, Danrley se afastou da universidade por uns tempos para se dedicar à internet.
O amor pela educação seguiu forte, mas o foco de atuação, que antes era dar aulas no ensino médio, mudou. Ele pretende usar o conhecimento adquirido pelo curso na construção de um projeto social para alfabetizar moradores da Rocinha e outras comunidades.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino