A Fazenda 15: Intolerância religiosa não é fato isolado do reality

Por - 18/10/23

participantes de reality que participaram de intolerância religiosa

O dia 17 de outubro de 2023 marcou mas um caso de intolerância religiosa em realitys shows. Durante uma discussão de Jaquelline e Nadja, em “A Fazenda 15”, Record TV, a ex-BBB soltou uma expressão que foi considerada preconceituosa por aqueles que seguem religioões de matrizes africanas.

A briga começou quando Nadja afirmou que Jaque era “queimada” fora do reality show. “Queimada, meu amor? Não sou eu que fiz quatro realities e não tenho um milhão na conta. Porque se eu tivesse feito quatro realities…”, rebateu a ex-BBB.

Nadja não deixou barata e xingou Jaque de “vulgar”. Foi nessa hora que a morena soltou a fala polêmica: “Quem não tem classe é você, meu amor. Vai bater esse Exu Mirim em outro lugar. Gosta de andar nas custas do outros e depois vem cuspir no prato”.

Equipe de Nadja se pronuncia

Nas redes sociais, os adms de Nadja postaram uma nota oficial indicando a intolerância religiosa de Jaque: “Há pouco, Jaquelline proferiu a palavra Exu Mirim como modo de ofender a Nadja. Internamente, Exu Mirim é uma referência a uma entidade religiosa das tradições da umbanda e candomblé. Utilizá-lo de forma pejorativa não apenas desrespeita essas crenças, mas também é um desserviço às religiões de matrizes africanas. O uso de termos religiosos como insulto prejudica não apenas as pessoas envolvidas, mas também desvaloriza e estigmatiza tradições que fazem parte da rica diversidade cultural do nosso país”.

Nas redes sociais, os internautas também criticaram a atitude de Jaquelline: “Jaqueline permanece achando bonito usar uma entidade pra ofender alguém. Lamentável!”; “Não deve nem saber o que é Exu Mirim. Intolerância religiosa que eu nem me admiro, não esperava diferente. Que ele corte essa sua língua grande pra aprender a não usar o nome de Exu Mirim em vão”.

Essa não é a primeira vez…

Como dito anteriormente, Jaque e Nadja não marcaram o primeiro caso de intolerância religiosa em realitys, já que o “BBB”, TV Globo, já apresentou algumas histórias que marcaram o programa de forma negativa.

BBB 15

Ao saber do caso de intolerância religiosa no “BBB23”, Amanda Djehdian, que participou da 15ª edição do programa, relatou que também sofreu preconceito de cunho religioso, tanto dentro, quanto fora da casa.

“Ouvi que ganhei provas porque fiz ‘macumba’, um termo pejorativo, para quem não sabe, macumba é um instrumento musical. Ouvi que era satânica e que não ganhei o programa porque Deus é bom… Chorei muitas vezes de ler essas e muitas outras coisas que nem gosto de repetir!”, relembrou em uma publicação nas redes sociais.

amanda do bbb15
Reprodução/TV Globo

BBB 19

Durante toda sua participação do “BBB19”, Rodrigo sofreu com intolerância religiosa de diversos colegas de confinamento. Paula e Maycon foram duramente criticados ao se incomodarem ao verem Rodrigo e Gabriela dançando “músicas esquisitas” nas festas.

Maycon afirmou que ficou arrepiado com a dança. A música era “Jorge Aragão”. Em outro momento, Paula confessou para Hariany que tinha medo da religião africana de Rodrigo.

“Tenho muito medo do Rodrigo. Ele fala o tempo todo desse negócio de Oxum. Mas nosso Deus é maior”.

rodrigo do bbb 19
Reprodução/TV Globo

BBB 21

Durante o “BBB21”, Karol Conká, Nego Di, Lumena e Projota foram acusados pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro após zombarem de uma entidade das religiões de matruzes africanas.

Em uma conversa, Nego Di começou: “Eu xangôzei”. Todos riram muito e ele continuou: “Cheguei a xangôzar no quarto, véi”. Então, Karol entrou: “Você falando é muito engraçado. Eu chamei Xangô, véi”.

Lumena finalizou: ‘“Eu xangozei. Eu estou pelo certo com meu orixá, você está pelo errado. Ele está te abandonando”.

nego di karol conka lumna bbb
Reprodução/TV Globo

BBB 23

Um dos casos mais recentes e polêmicos aconteceu no “BBB23”, quando Cristian, Key e Gustavo se assustaram com Fred Nicácio rezando para suas entidades religiosas.

Em uma conversa, Cristian disse que viu Nicácio durante a madrugada “fazendo as paradas dele”. Key revelou estar com medo e que estava pensando em sair do programa.

O loiro ainda afirmou que rezou após ver a cena. Depois que Fred saiu do programa e viu o momento, ele decidiu entrar com um processo contra os 3, que acabou com o juiz decidindo a inocência do trio no caso.

Tags: ,,,,