BBB24: O que é a compulsão alimentar, que Yasmin Brunet sofre?
Por Redação - 17/01/24 às 07:00 - Última Atualização: 16 janeiro 2024
Desde que entrou no “BBB 24”, da TV Globo, Yasmin Brunet vem apresentando um comportamento particular em relação à alimentação. A modelo revelou diversas vezes que sofre com compulsão alimentar. OFuxico conversou com a psicóloga Tatiana Assis Conti para entender o que é e como é tratado o distúrbio.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
No passado, a filha de Luiza Brunet já havia abordado o assunto. “Eu tenho realmente um problema com compulsão alimentar. Eu sei que tem vezes, na maioria das vezes, na verdade, em que tô triste, eu tapo esse buraco emocional com comida”, confessou em um vídeo gravado em 2017 ao lado de sua nutricionista, Luna Azevedo.
BBB24: ‘Depositando tudo na comida’, desabafa Yasmin Brunet
O corpo de Yasmin também é alvo de ataques dos participantes dentro da casa. No final de semana, Nizam e Rodriguinho, na presença de Lucas Pizane, analisaram o corpo da modelo. “Eu acho o corpo dela meio estranho, tá ligado”, opinou o comerciante. “Ela é super legal, mas você percebe, ela está mais velha, e ela largou mão aqui. Hoje ela comeu dois pacotes de bolacha com requeijão inteiros […] Parou de fumar, mas, lá fora, arrumadona na balada, deve ser bem… A gente está vendo outra realidade aqui”, completou o pagodeiro.
A modelo ainda afirmou, nesta terça-feira, 16 de janeiro, que irá procurar a psicóloga do reality para conversar sobre o problema. “Minha parada com comida tá f*da”, afirmou. Não satisfeito, Rodriguinho disparou: “Você vai pedir, aí vai aparecer: ‘Yasmin, despensa’, e vai chegar lá e terá uma mordaça”. “Focinheira”, sugeriu alguém, rindo ao fundo “Uma com timer que só vai abrir na hora do almoço”, prosseguiu ele.
BBB24: Rodriguinho sugere ‘mordaça’ para compulsão de Yasmin Brunet
No entanto, o distúrbio não é motivo de brincadeira. A psicóloga clínica Tatiana Assis Conti explicou ao OFuxico o que a modelo está vivendo. “A compulsão alimentar é caracterizada pela ingestão descontrolada de grande quantidade de alimentos, sem apetite e quase sem mastigar, até que seja alcançada a plenitude. Eles não são seguidos por comportamentos compensatórios inapropriados, tais como indução de vômitos ou abuso de laxantes”, afirmou.
O caso de Yasmin não foi o primeiro dentro do reality. No “BBB 23”, Bruna Griphao também revelou sofrer com o transtorno alimentar. Segundo a especialista, o confinamento é um dos fatores que contribui para a ansiedade e a alimentação descontrolada. “A ansiedade fica gritante demais e, por isso, descontar nossas emoções na comida faz parte inconsciente da pessoa para suprir seu vazio existencial”, disse ela.
BBB24: MC Daniel defende Yasmin Brunet de comentário sobre corpo
A especialista citou alguns comportamentos comuns. “Na compulsão, o objetivo é saciar uma fome incontrolável, não necessariamente buscando alimentos palatáveis. Identificamos por meio de alguns itens: comer escondido, comer sem fome, comer até passar mal, sentir culpa após se alimentar, comer rápido demais, expressar descontentamento da aparência, peso e auto estima”, explicou.
Ela também detalhou o que se deve fazer diante do diagnóstico de compulsão alimentar. “Quando nos damos conta do que realmente acontece com a gente, é [preciso] frear, entender a necessidade da comida naquele momento e repensar a necessidade do seu corpo e mente.”
BBB24: Yasmin perde a paciência, após receber apelido de Rodriguinho
“Quando tentamos suprir algo sem entender é quando fumamos, bebemos e comemos demais. É uma válvula de escape para ter uma sensação de prazer e neste caso a comida traz isso”, alertou Tatiana.
O tratamento para a doença deve ser feito por meio da psicoterapia. “Será necessário avaliar o grau de desenvolvimento da compulsão e, se preciso, medicamentos. Já tive outros casos que não precisaram do uso de medicação, fizemos uma busca de identidade do paciente, fazendo entender suas necessidades, emoções e sentimentos e as respostas são fantásticas”, avaliou a psicóloga.
BBB24: Luiza Brunet defende a filha de comentários sobre o corpo
Por fim, ela deu uma dica para lidar com brincadeiras de mau gosto envolvendo a compulsão alimentar. “As pessoas falam o que querem, e ouve quem quiser. Vamos fingir que não ouvimos nada, assim não damos tanta importância ao outro”, recomendou.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.