BBB21: A reação dos famosos ao discurso equivocado de Lumena

Por - 09/02/21 às 04:40 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução Globoplay

Já virou regra no Big Brother Brasil Lumena usar os momentos transmitidos ao vivo pela TV Globo para subir no púlpito e soltar seus discursos que, embora sejam definidos por ela como militância, mais parecem ataques de verborragia desenfreada disparados por alguém que nitidamente quer palco para brilhar.

Durante o Jogo da Discórdia da noite de segunda-feira, 8, a baiana transformou uma simples escolha de influenciados e influenciadores em um discurso desconexo e sem  fundamento. A militância torta da psicóloga causou estranheza dentro e fora da casa. O assunto rapidamente viralizou e deu origem a um acalorado debate nas redes sociais. Artistas e notáveis se misturaram com a grande massa virtual  e o assunto redeu horas de manifestações.

Nomes como Elza Soares, Tereza Cristina, Ingrid Guimarães, Deborah Secco, Tainá Muller, Neymar, João Vicente de Castro e Luciele de Camargo usaram seus feeds para apontar o descontrole da militante equivocada. Pessoas notáveis também entraram na conversa. Erika Hilton, a  1a vereadora trans e negra eleita na cidade de São Paulo e a mulher mais votada da cidade de São Paulo e do Brasil, que escreveu: “O discurso da Lumena não representa movimento nenhum! As podridões da Lumena é sobre ela, nunca sobre o movimento negro! Um desserviço. #BBB21”.

A origem da coisa

Para entender o que motivou tantas críticas, vamos começar relembrando as palavras de Lumena: “Estão tentando reduzir a experiência de Karol Conká a um fato específico (o episodio de rejeição e desrespeito com Lucas). Ela pra mim é a maior influenciadora de jornadas artísticas potencializadoras e de não silenciamento porque ela é uma mulher que consegue primeiramente reivindicar os seus lugares de fala, falar sobre suas dores, sobre suas questões de insegurança e expor suas sombras, suas vulnerabilidades em rede nacional. Ela é um convite para mulheres negras entenderem a importância de não silenciar quando doí. (…) Isso pra mim é um ato de coragem. Isso pra mim é um convite pra mulheres negras entenderem a importância de não silenciar quando dói, quando existe insegurança, quando existe preterimento”.

Sobre Carla Diaz, que elegantemente enquadrou Karol durante o programa de domingo, a psicóloga foi curta e grossa: “Carla Diaz é influenciadora e Viih Tube, Sarah e Taís são influenciáveis. É interessante perceber nessa experiência específica, como a dor de uma mulher fenotipicamente branca mobilizou toda a casa, acionando sentimentos de culpa, compaixão e compreensão. Sentimentos de acolhimento em detrimento da dor de uma mulher fenotipicamente negra, que foi criticada, alvejada e teve vontade, inclusive, de não estar no programa. Me chamou a atenção como a dor de uma mulher fenotipicamente branca (Carol Diaz) acionou o acolhimento e mobilizou toda a casa, em detrimento da dor de uma mulher fenotipicamente negra, que foi criticada e causou distanciamento da casa”.

Nos textos de teatro, quando o texto de um personagem é muito extenso, atores e diretores chamam esse momento de bifão. Pois bem, o bifão de Lumena foi indigesto e não caiu bem no estomago de nove entre dez telespectadores.

Veja a reação dos famosos:

 

 


Dicionário da Lumena

*Fenótipo e a reunião das características particulares ao indivíduo que podem ser visíveis ou detectáveis. É uma característica observável como pele, cabelo e olhos. Fenotipicamente: advérbio de modo .(DIcio – Dicionário online de português online)

---

Tags: