Perícia gestual definirá se houve estupro no BBB12

Por - 29/01/12 às 13:22

Reprodução/TV Globo

O escândalo sexual na casa do BBB12 deu o que falar nas redes sociais e acabou rendendo a expulsão de Daniel Echaniz e a intervenção da polícia. O rapaz é acusado de ter feito sexo com Monique Amin, sua colega de confinamento, supostamente ela estando desacordada por ingestão de bebida alcoólica, após uma das festas do reality.

Christiane Monnerat, promotora de Investigação Penal do Ministério Público Estadual, dará o parecer da investigação aberta para apurar os fatos. Ela pode pedir a condenação de Daniel ou o arquivamento do caso.

DANIEL É EXPULSO DA CASA DO BBB12

Em entrevista ao colunista Léo Diaz, do jornal O Dia, a promotora revela que nunca foi pedida a saída do rapaz da casa do BBB12, que isso foi decisão da Globo. Disse ainda que uma perícia gestual dirá se houve ou não estupro.

 Como soube do suposto estupro no programa?

“Vários internautas comentaram. Eles viram no pay-per-view. O site do programa passa vários releases e um deles dizia que o clima estava esquentando debaixo do edredom, mas ela não se mexia.”

 Vítima diz não ter sido violentada

“Não adianta dizer que ela quis. A lei mudou. Se você botasse uma arma na cabeça de uma mulher e fizesse sexo com ela, era estupro. E tratava de formas diferentes coito anal, sexo oral… Embora a pena fosse a mesma. Hoje, sobre o mesmo crime, o legislador entendeu de tratar conjuntamente tanto conjunção carnal quanto ato libidinoso. Todos são considerados estupradores. Quando a vítima for doente mental ou por qualquer outra causa não puder oferecer resistência. Quem decidiu isso foi o legislador. Eu só tenho que aplicar a lei. Meu papel é apurar se ela tinha ou não capacidade de oferecer resistência. Não adianta de nada ela dizer que concordou com tudo. “

 “Manter conjunção carnal quando a vítima estiver em estado de vulnerabilidade é crime, independentemente da vontade da vítima. É como manter relação sexual com um doente mental. Vou te contar um caso real. Um homem conhecido como Zinaldo estuprou mais de 20 mulheres em Jacarepaguá. Ele fez barbaridades. Três ou quatro vítimas não quiseram representar e eu não pude continuar com a investigação. Uma delas o reconheceu pela tatuagem, mas não quis representar. Esse é um exemplo da nova lei, em que eu preciso do consentimento da vítima, quando há o constrangimento à prática de ato libidinoso mediante violência ou grave ameaça.”

Possível condenação a Daniel

“Depende das provas.”

Globo poderia ter influenciado Monique a negar estupro?

“Já li notícia sobre isso, mas não posso informar. Ela não sabe o que está acontecendo aqui fora. Na hora em que ela sair da casa, seu discurso pode mudar. É importante destacar que se ela mudar a versão, não cometerá crime de falso testemunho. Até porque ela é vítima. O que vai ser importante nesse caso é a realização da perícia gestual. Eles dizem que não mantiveram conjunção carnal. Mas isso também não faz diferença. “

Depoimento de Monique

“Primeiro, disse que não se lembrava. Ela disse que tinha bebido muito. O problema é que ela pode estar desmaiada na hora em que ele toca nela. Diante da nova lei, a dica que eu dou para todo mundo é: se a pessoa que estiver com você desmaiar, não encoste nela. “

 Perícia gestual define o caso?

“A perícia gestual vai me dizer tudo o que se passou debaixo do edredom com uma probabilidade impressionante. Ela vai dizer se ela estava completamente desmaiada ou não. Se ela dormiu ou não. A perícia vai ver se ela poderia oferecer resistência. Se ela tinha incapacidade parcial, não é crime. E não me interessa. É problema dela. Essa perícia vai ficar pronta em 20 dias. O inquérito já vem com as provas. Eu sou a destinatária final. Tenho 15 dias para decidir a partir do momento em que recebo o inquérito.”

Limitações de Daniel até definição do caso

“Sair do estado e do território nacional.”

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.