Diretora compara Masterchef com futebol e dá a receita do sucesso

Por - 26/04/23 às 15:33

Jurados do Masterchef Brasil, Marisa Mestiço, diretora do programa, e Ana Paula PadrãoJurados do Masterchef Brasil, Marisa Mestiço, diretora do programa, e Ana Paula Padrão - Leo Franco/Agnews

O Masterchef Brasil está prestes a iniciar sua décima temporada em nove anos que o programa está no ar. O OFuxico conversou com quem comanda tudo isso, a diretora Marisa Mestiço, que revelou que receita do sucesso do programa é justamente não pensá-lo apenas como um produto de televisão.

“A gente transformou o Masterchef em uma cultura. É diferente de trabalhar uma marca, é diferente de um programa. A gente percebe isso, quando as pessoas adjetivam algo ou alguém com o nome da franquia Masterchef. A gente trabalhou para estar na casa delas, existem muitas marcas que são encaradas como se fossem o nome do produto, quando, na verdade, são apenas uma marca deste produto em si, entende? Então, eu acho que nós estamos mais nesse lugar onde tem cultura, dificilmente as pessoas esquecem da gente, fazemos parte da rotina das pessoas, eu recebo feedback de muitas pessoas nas redes sociais”, contou.

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Mestiço ainda exemplificou em como o programa consegue ir além das telas e realmente mudar a vida das pessoas.

“Eu ouço pessoas que falam: ‘Poxa, vida, vocês mudaram a minha vida e eu nem cozinho’. Se a gente transforma a vida das pessoas, a gente tem responsabilidade de cuidar disso de uma forma muito amorosa, muito parceira, o nosso trabalho não se resume inteiro a provas, uma seleção de pessoas, temos um desdobramento que dura e perpetua. Eu penso o programa de terça a domingo e não só no dia que vai ao ar. É um trabalho árduo, mas faz parte do nosso DNA”, afirmou.

Sobre a internet que cada vez mais é usada pelas pessoas para se informar, mas também como um modo de “atacar”, principalmente me reality show, Marisa Mestiço tem uma preocupação com isso, mas acredita que o Masterchef está aí para criar um debate democrático.

“A gente tem um aspecto de entregar o nosso melhor, nem sempre a troca a mesma, mas geralmente os iguais se aproximam. Então eu vejo que, proporcionalmente, os haters têm uma força muito grande, mas a gente também tem o público que levanta o nosso Brasão. Eu gosto do ambiente da internet por mais que, às vezes, seja doloroso. Muitas vezes isso acontece apenas para contrapor algo que esteja acontecendo, mas a gente continuar fazendo o nosso melhor porque mesmo que tenha alguém que não goste de algo e critique, tudo tem dois lados, né?”, afirmou.

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Ela ainda acrescentou que fica triste sobre quando apenas um detalhe se torna uma polêmica gigante, justamente por conta dos haters.

“Eu acho que, quando a gente propõe um trabalho, eu fico triste quando as pessoas resumem isso a uma coisa pequena, a um fiozinho de uma polêmica. Eu tenho uma equipe gigante, trabalho de meses é muito grande para fazermos a melhor entrega. Não é uma brincadeira. Eu não entro na página de ninguém para deixar uma frase de ódio ou uma dissipação de um sentimento, eu tenho essa relação de respeito. Então, eu espero que respeitem o nosso projeto, porque o meu trabalho é muito sério, ninguém sai de casa para fazer uma coisa de qualquer jeito”, disse.

Marisa Mestiço e Ana Paula Padrão
Marisa Mestiço e Ana Paula Padrão – Divulgação/Band

Mas faz uma ressalva afirmando que “tudo pode acontecer”, mas está preparada.

“Eu estou super preparada e eu não tenho problema nenhum de enfrentar o que pode vir sobre qualquer coisa que eu coloquei no ar. A gente tem 80 mil problemas e os ruídos com o que as pessoas gostam ou não gostam, mas nunca tive problema. Não vou trabalhar com o programa pensando em quem vai me odiar, eu não penso no ódio, eu penso no amor”, analisou a diretora.

MASTERCHEF É FUTEBOL?

Quando questionada sobre o que faz o Masterchef ter tanta vitalidade, já que está há nove anos no ar batendo recorde de arrecadação com patrocínios, Marisa Mestiço foi ousada e comparou o programa a um “clássico de futebol”.

“Eu comparo o Masterchef há um clássico de jogo de futebol, todo mundo sabe que é um campo onde os times se encontram, se enfrentam, ninguém sabe o vencedor, mas a dinâmica do dia, do que o país está vivendo, como que estão os meus ‘esportistas’, quem são as pessoas, o que elas estão fazendo de diferente, então eu acho que nós somos um grande clássico de futebol”.

E acrescentou: “E é o que a gente tem, uma receita que todo mundo conhece, mas misturando um pulsante de competição. Então, eu imagino que uma das 80.000 teorias que poderiam ter para nós brasileiros é totalmente essa relação do clássico. Eu sei o que vai acontecer, mas não é sobre o jogo do que eu conheço é sobre como as pessoas se comportam nesses 90 minutos, então eu teria isso como uma resposta com relação ao Masterchef sempre estar em alta”.

NOVA TEMPORADA

Marisa Mestiço ainda comentou sobre como idealizou a décima temporada do Masterchef, que terá muito mais emoção e nostalgia trazido para as telas da Band.

“Eu queria trazer a nossa história à tona exatamente para dizer que a nossa jornada não foi em vão. Então, ano passado, eu decidi que a temporada 10 seria icônica, emblemática, um número interessante e eu achei que fazia sentido a gente relembrar as pessoas de onde a gente veio e onde a gente chegou. Então, eu achei que era natural trazer isso, que automaticamente traz memória, traz emoção, traz saudades, traz nostalgia, mas também traz um pensamento para frente”.

Erick Jacquin, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira
Erick Jacquin, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira – Divulgação/Band

A diretora da atração ainda recordou que, quando o Masterchef Brasil começou ela nem era diretora geral do programa e ninguém imaginava o sucesso que seria.

“Lá atrás ninguém acreditava que o Brasil ia parar para discutir corte de cebola, corte de cenoura ou questionar se aquele prato era bom ou ruim durante tantas horas na internet. A gente foi lá e investiu, então acredito muito na temporada 10, acredito que falar sobre o que mudou, como mudou a vida das pessoas é também falar sobre a responsabilidade que a gente tem de mudar. Continuamos com a mesma responsabilidade do dia 1 de 2014, lá no Pacaembu. A diferença é que a gente já tem uma jornada de experiência. A gente já sabe do nosso passado. Então, é mais fácil conduzir as coisas pensando no futuro”, finalizou.

O Masterchef Brasil estreia no dia 2 de maio, às 22h45, na tela da Band. O programa será reexibido às sexta-feiras, estreando no dia 5 de maio, às 19h, no Discovery Home & Health, no discovery+ e na HBO Max.

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Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais