Após três semanas, Wesley Safadão está de volta! Saiba o que aconteceu

Por - 21/09/23 às 17:50

Wesley Safadão no camarim do Garota VipFoto: Victor Chapetta / Agnews

(Atualizado em 21 de setembro às 17h40)

O cantor Wesley Safadão tomou uma medida drástica e se afastou dos palcos no início do mês para tratar “fortes crises de ansiedade”. Porém, nesta quinta-feira, 21 de setembro, ele anunciou que está se sentindo melhor e voltará a se apresentar na semana que vem, dia 29 de setembro.

“Vocês não tem noção do tamanho da minha felicidade em publicar isso e poder gritar para o mundo que estou retornando aos palcos e principalmente para todos vocês, que desde o primeiro dia me acolheram, me entenderam, oraram e torceram por mim!”, anunciou o artista.

Ele também agradeceu pelos desejos de saúde e reforçou a animação em estar de volta. “Obrigado Deus, minha família, fãs e amigos. Vamos juntos comemorar da melhor forma que a gente sabe fazer? Cantando, dançando, pulando, soltando a voz e é claro, gritando bem alto: VAI SAFADÃO, VAI SAFADÃO! Gratidão por tudo, eu amo vocês”, finalizou.

O que é ansiedade?

OFuxico entrevistou o psicólogo Alexander Bez, que há 27 anos atua no ramo, Especialista em Saúde Mental; Especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA) e Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM), para saber mais sobre este distúrbio que vem acometendo muitas pessoas, que independe de idade ou condição social.

Ele define a ansiedade como “um dos piores males psicológicos”, pois atua como gatilho para outros transtornos, como a depressão. “Sendo assim, o problema é administrado como um estado mental quase que subjetivo tomado de apreensão e incertezas. É comum que o indivíduo que sofre de ansiedade acabe criando válvulas de escape artificiais, como forma de dar vazão a toda essa energia ruim”, explicou.

O especialista alertou para os indícios do distúrbio, que envolvem dificuldade de realizar atividades cotidianas e recorrência dos sintomas. “Pegando o gancho do Wesley Safadão, devemos ter muito cuidado com nossos momentos e sintomas associados. São esses que nos servirão de alerta para que possamos perceber que algo interno não está muito bem. Quando uma pessoa pública expõe o que não está muito bem, há toda uma responsabilidade social, principalmente no que diz respeito ao papel social desenvolvido, inclusive durante crises”, destacou Alexander.

Afastamento dos palcos

No dia 3 de setembro, durante uma apresentação em Natal, o artista sofreu com “fortes crises de ansiedade”, segundo a assessoria do cantor, que o fizeram interromper o show. “Não estou tão bem nesses últimos dias, e hoje foi um dia muito difícil, já tem uns dois, três dias que eu não consigo dormir direito, e quando eu subi aqui… Na verdade me deram um sossega leão hoje. (…) Tenho que aprender a me respeitar e cuidar um pouco”, disse Safadão no palco.

Durante o desabafo recente, ele abriu o jogo sobre seu histórico. “Em 2018, eu tive um estresse muito grande e fui inclusive parar no hospital. Acho que desde essa época que eu vinha nesse início, nessas crises e não queria aceitar. E depois, quando alguém chegava para mim e dizia ‘Cara, relaxa. Faz uma terapia. Procura um profissional da área’, eu dizia ‘Não, vamos trabalhar’. E assim que chegou a pandemia, tivemos aquele momento de pausa e tudo mais. Mas assim que acabou a pandemia, voltou em uma pegada muito forte”, explicou.

Ele também falou sobre um problema de coluna que teve em 2022, que reduziu suas atividades de lazer e deixou mais tempo para focar no trabalho, que tinha um ritmo muito acelerado. “Dia 5 de agosto, eram dois shows, e eu estava numa ligação e tive um pico de estresse muito forte, dentro do carro, a caminho do show. Comecei a buscar ar, as mãos dormentes… Eu não sabia se ia para o show ou para o médico”, revelou. 

Com a recorrência de sintomas de ansiedade, a equipe optou por cancelar a agenda de shows de Safadão, sem dar uma previsão de retorno.

Recuperação

Na última segunda-feira, 18 de setembro, o cantor acalmou os fãs e deu detalhes sobre sua recuperação. “A cada dia que passa, eu venho me sentindo melhor, mesmo que seja um processo de momentos durante o dia. Em alguns momentos, você se sente meio estranho, mas tô melhorando a cada dia”, explicou nos stories do Instagram.

O artista acredita que a fase turbulenta veio para ensiná-lo a crescer e fez uma previsão otimista. “Eu tenho dentro de mim uma certeza que eu vou viver nos próximos anos os melhores anos da minha vida. Porque eu precisava passar por isso para conseguir ter mais equilíbrio”.

Safadão ainda falou sobre a rotina exaustiva de shows, que contribuíram para a situação que o fez colocar uma pausa na carreira. “O sucesso é bom, mas a gente sempre paga um preço muito caro por isso. No decorrer desses dias, aos poucos, a gente tem tirado alguns momentos durante o dia para ir ajustando as coisas, para na minha volta de shows voltar mais equilibrado, com uma quantidade menor”, detalhou.

---