Larissa Manoela sobre endometriose: ‘Não sinto cólicas absurdas’

Por - 06/11/23 às 16:24

selfie de larissa manoela maquiadaFoto: Reprodução/Instagram @larissamanoela

Larissa Manoela foi diagnosticada do endometriose em 2020, e desde então, fala abertamente da condição medica, como nesta segunda-feira, 06 de novembro, na qual ela reforçou a importância de se fazer atividades físicas no tratamento, mesmo estando menstruada.

“Hoje o treino teve que ser mais levinho porque menstruada eu sinto que é mais complicado ter disposição. Respeitei o limite do meu corpo, mas mesmo assim não deixei de exercitá-lo! Um ponto muito importante também é que a prática de exercício físico tem me ajudado muito com a endometriose”, disse ela.

“Hoje não sinto mais as cólicas absurdas que sentia antes do tratamento. O médico implantou na minha rotina a corrida e hoje vejo todos os benefícios que ela traz pra minha saúde”, revelou Larissa Manoela, enquanto aparecia se exercitando na academia.

Stories de Larissa Manoela falando da importância de atividade física com Endometriose
Larissa Manoela falando da importância de atividade física com Endometriose (Foto: Reprodução/Instagram @larissamanoela)

Apoiando Rafa Kalimann

Vale lembrar que, em julho, Rafa Kalimann foi a entrevistada do podcast PocCast e relembrou quando recebeu o diagnóstico de endometriose. A famosa contou que recebeu muito apoio de Larissa Manoela, que já trata a doença desde 2020.

“Larissa foi uma porta-voz da endometriose há um tempo atrás. Ela falou ‘antes de mais nada, só se acalma porque tem tratamento e a gente tem acesso a uma medicina muito avançada hoje’. De fato, depois que eu comecei a tomar os remédios, melhorei bastante”, disse ela. Rafa relembrou que se assustou quando recebeu a notícia, pois pensou que isso poderia lhe impedir de engravidar.

“Aquele dia que eu recebi o diagnóstico foi um dos piores que tive nos últimos anos. O maior sonho da minha vida é ser mãe. É meu objetivo, minha missão, eu coloco isso como meu teto. Eu trabalho tanto hoje, pesquiso e me aprofundo sobre maternidade porque idealizo isso. Quando veio o diagnóstico, por falta de informação, a gente acredita que vem uma infertilidade. A gente tem muito tratamento, e não são todos os casos. Mas, naquele primeiro momento, foi um desespero, me abalou muito”.

O que é Endometriose

Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal. Os principais sintomas são ciclos menstruais irregulares, cólicas menstruais, dor na relação sexual, distensão abdominal, entre outros.

Se não tratada, endometriose pode causar dificuldade para engravidar, mas com o diagnóstico precoce, as chances de tratamento são grandes. Geralmente, o tratamento é feito com hormônios, mas em alguns é preciso fazer o tratamento cirúrgico.

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×