Carnaval: Angela Bismarchi brilha enquanto a Nenê conta a história do sal

Por - 05/03/11 às 23:17

Ag.News

Campeã do Grupo de Acesso em 2010, a Nenê de Vila Matilde abriu o  segundo dia dos desfiles de São Paulo e entrou na avenida para contar a história do sal com o samba-enredo "Salis Sapientiae – Uma História do Mundo!", que reverencia deuses e faraós.

A escola iniciou seu desfile exatamente às 23h17 e com o grande desafio de superar a saudade e desfilar, pela primeira vez sem o seu fundador Seu Nenê, que fundou a escola em 1949, morreu no fim do ano passado aos 89 anos.

Para contar a contar a história do sal, que é tão antigo quanto a história da humanidade, a escola reviveu passagens que vão desde a Idade Média aos dias atuais. Suas alegorias remeteram para as mais variadas formas do uso do sal: como dinheiro, sal usado na culinária e até na alquimia. 

O sal na Grécia antiga e seus significados sagrados. O sal no Egito, usado no processo de mumificação o que representava o passaporte para a eternidade. Foi enaltecido também o sal Brasil, usado no churrasco, na feijoada feita pelos escravos que conservavam as carnes graças ao uso do mineral.

O sal que cura do corpo e a alma, mas mesmo assim tem seu lado prejudicial, provocando males do coração e a hipertensão.

Entre os destaques da escola estavam Angela Bismarchi e Dani Sperle.

Antigo testamento

A Nenê  abriu o desfile relembrando a passagem bíblica do Antigo Testamento que conta a história da mulher de Ló, que virou uma estátua de sal de pois de olhar para trás. O carro abre-alas entrou na avenida transformado em um palácio de cristal que abrigava esculturas de guardiãs.

Um carro alegórico trouxe o Coliseu de Roma retratado em grande estilo, graças a uma imagem impressa em um grandioso tecido fotográfico, que custou a agremiação um investimento de R$ 13 mil em um tecido fotográfico.
O carro Carrossel das Ilusões levou a tecnologia para o samba e foi composto com recursos em 3D, painéis de LED, espelhos, enigmas e quebra-cabeças.

Carnavalesco

Pelo segundo ano a Nenê conta com o talento do carnavalesco Delmo de Moraes, duas vezes campeão pela Império de Casa Verde (2005 e 2006), e com passagem pela Gaviões da Fiel, Vai-Vai, além de  União da Ilha e Unidos da Tijuca.

Os investimentos da escola para o desfile desta no estão estimados em R$ 2,5 milhões. A Nenê da Vila Matilde contou com 3.200 integrantes, divididos em 33 alas e cinco carros alegóricos.

 

Veja a ordem dos desfiles em São Paulo neste Sábado, 05/03

Nenê de Vila Matilde
Águia de Ouro
Mocidade Alegre
Unidos de Vila Maria
X-9 Paulistana
Gaviões da Fiel
Império da Casa Verde
 

---


×