Diogo Defante: O que é a cirurgia de ‘olho caído’?

Por - 01/02/24

Diogo Defante ao lado da equipe responsável pela cirurgia ocular

Nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, o humorista Diogo Defante passou por uma cirurgia para corrigir o “olho caído”, que causava dificuldade na visão. OFuxico te explica o que é ptose palpebral e o que levou o famoso a precisar do procedimento.

O caso de Defante começou há alguns anos, quando ele passou por um trauma na região. “Foi algum trauma que rolou e o tendão ficou fraco, [o tendão] que faz o olho subir”, explicou durante uma entrevista ao Flow Podcast em 2020. 

Na época, a condição não afetava sua visão e era meramente uma questão de estética. Porém, com o passar do tempo, a vista ficou prejudicada e a cirurgia foi a única saída.

O que é ptose palpebral?

A ptose palpebral que afetou o humorista é uma condição em que a pálpebra superior sofre uma queda anormal. Pode significar tanto uma questão estética quanto causar perda de visão, como foi o caso de Diogo.

A origem pode ser tanto congênita quanto resultado de uma Miastenia gravis (doença que atinge as junções neuromusculares), lesão do nervo oculomotor ou lesão da inervação simpática, de acordo com o Instituto Assad Rayes.

Depois de diagnosticada, a ptose palpebral pode ser corrigida por meio de cirurgia com anestesia local, com o objetivo de liberar o eixo visual. 

Entenda o caso

Aos 35 anos, Diogo Defante realizou uma cirurgia de ‘correção de um olho caído’ e anunciou a novidade em seu Instagram, na quinta-feira, 1 de fevereiro. Além disso, ele contou o real motivo do procedimento.

O humorista legendou o momento como o ‘fim de uma era’, além de dizer que ele tomou a decisão após entender que sua visão estava sendo afetada, podendo piorar em breve o seu campo de visão.

“Obrigado pelo carinho e por me tranquilizar tanto nesses anos de insegurança extrema sobre fazer essa cirurgia tão delicada. Já estava com a visão prejudicada e não pude mais adiar”, escreveu Defante na publicação.

Além disso, revelou que esperava que os seguidores “reclamem bastante”, usando seu clássico bom humor e pontuando que vai voltar a ativa muito em breve: “O ‘olinho’ caído que vocês tanto amam se foi. Vou voltar com tudo agora para as gravações, mas cuidando bem desse pós-operatório. Assim que estiver 100% mostro para vocês”, garantiu.