Marcos Harter, Faustão… famosos recebem nova chance com transplantes

Por - 22/09/23 às 17:30

fotomontagem de retratos de faustão, marcos harter e selena gomezFoto: Reprodução/Instagram @drmarcosharter, @faustaodomeucoracao e @selenagomez/Montagem

Com o avanço da medicina e da ciência, diversos benefícios concederam mais longevidade à vida humana nos últimos anos, seja com tecnologia mais capaz de realizar procedimentos ou até mesmo técnicas que não eram esperadas, como é o caso dos transplantes de órgãos.

De acordo com o site do Dr. Drauzio Varella, o transplante é a indicação de tratamento nos casos em que os tratamentos anteriores já esgotaram as possibilidades de recuperação, e o Brasil possui o maior programa público de transplantes de órgãos do mundo.

Ainda, é estimado que quase 90% dos transplantes do país são realizados através do SUS. Em números absolutos, somos também o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. As informações são do Ministério da Saúde.

FAMOSOS

Marcos Harter

Marcos Harter perde processo contra a TV Globo
Reprodução/Instgaram @drmarcosharter

Nesta sexta-feira, 22 de setembro, foi revelado pela colunista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, que Marcos Harter teve uma grande vitória na Justiça no último dia 13 de setembro, quando decretada uma decisão pelo TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) autorizando a realização de um transplante de rim para o médico.

A jornalista revelou que o órgão será retirado de uma doadora viva, e que guarda relação de amizade com Marcos, e por tratar-se de um transplante intervivos, ou seja, quando o doador não é pessoa falecida, a autorização de essência judicial através de um alvará judicial acaba sendo necessária. Segundo Dráuzio Varella, no transplante de rim, doa-se um rim inteiro, e o doador passa a viver com apenas um, que é capaz de exercer as funções renais normalmente.

Detalhes da patologia de Marcos Harter que necessitou do transplante não foram reveladas em respeito ao ator, por se tratar de quadro médico delicado, mas foi garantido que o transplante é essencial para uma possível reversão do quadro de saúde.

Faustão

Faustao no palco
Divulgação

Um dos casos que mais chamou a atenção esse ano, Faustão foi internado no início de agosto devido a um quadro de insuficiência cardíaca. No dia 20 de agosto, o hospital informou que a saúde do apresentador piorou e ele necessitava de um transplante cardíaco.

Uma semana depois, no dia 27 de agosto, foi revelado pela Folha de S. Paulo que o apresentador havia recebido um novo coração, ou seja, a doação aconteceu e a cirurgia de transplantação foi bem-sucedida. No último dia 10 de setembro, ele recebeu alta por responder bem ao procedimento.

Fausto Silva retornou ao Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira, 18 de setembro, apenas 22 dias após o transplante de coração que realizou na mesma unidade, que emitiu um boletim médico na quarta-feira, 20 de setembro.

De acordo com o comunicado, Faustão está passando por “exames pós-transplante cardíaco”, seguindo um protocolo de rotina para avaliar o funcionamento do novo coração e verificar possíveis sinais de rejeição. Fausto realiza exames médicos programados, além de diálise e sessões de fisioterapia. A previsão é que ele receba alta até o final de semana.

Selena Gomez

Selfie de Selena Gomez no carro
Foto: Reprodução Instagram @selenagomez

Selena Gomez fez uma revelação bombástica em suas redes sociais em 2017. Com um relato emocionante, a cantora afirmou ter passado por um transplante de rim, durante sua batalha contra o lúpus.

“Eu descobri que eu precisava de um transplante de rim por conta do lúpus e eu estava me recuperando. Isso era algo que eu precisava fazer pela minha saúde. […] Até lá, eu quero agradecer publicamente a minha família e a incrível equipe de médicos por tudo que eles fizeram antes e depois da cirurgia”, escreveu.

E não parou por aí. Gomez ainda agradeceu, em especial, a melhor amiga Francia Raisa, que fez a doação do órgão. “Palavras não podem descrever a minha gratidão pela minha amiga Francia Rasia. Ela me deu um presente, doando seu rim para mim. Eu sou incrivelmente abençoada. Eu te amo muito, irmã”, completou.

Tina Turner

Tina Turner no palco
Tina Turner no palco / Reprodução / YouTube

Este ano, em maio, a cantora americana Tina Turner, grande ícone do rock ‘n roll, morreu. A informação foi confirmada pelo assessor da artista ao site Sky News. Uma das vozes mais potentes da sua geração, ela ficou conhecida pela voz distinta e coleção de sucessos, como “The Best” e “We Don’t Need Another Hero”.

Nos últimos anos, Tina vinha enfrentando problemas de saúde. Foi diagnosticada com câncer de intestino em 2016 e realizou um transplante de rim em 2017, pois mesmo com sessões diárias de diálise, os rins da cantora trabalhavam apenas com 20% da capacidade. Na época, o doador foi seu marido, Erwin Bach.

Stevie Wonder

Stevie Wonder em show
Reprodução/Facebook

Em 2019, durante uma apresentação no Hyde Park, em Londres, no festival British Summer Time, Stevie Wonder contou a milhares de fãs que passaria por um transplante de rim. O artista de 69 anos informou ainda que faria mais três shows antes da cirurgia.

“Está tudo bem, tenho um doador. Vocês não irão mais ouvir rumores sobre mim, contei o que está acontecendo. Estou bem, certo? Quero que saibam que vim aqui para lhes dar o meu amor e agradecer por seu amor”, disse. O procedimento foi bem-sucedido e ela está com 73 anos atualmente.

O jornal Detroit Free Press havia informado que Wonder estava lutando contra um problema de saúde sério, mas gerenciável. Segundo a publicação, ele viajou numa turnê internacional acompanhado por uma equipe médica.

Drica Moraes

Nubia Drica Moraes Travessia
Divulgação/TV Globo

A atriz Drica Moraes, quando estava com 40 anos e diagnosticada com leucemia mieloidie aguda, reagiu bem à quimioterapia em 2010, mas faltava a última etapa de seu tratamento: o transplante de medula óssea. Segundo a revista Contigo, a cirurgia foi acompanhada pelo irmão de Drica, Eduardo Moraes Rego Reis, que é médico e atua na área de pesquisas sobre câncer, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento, felizmente, foi bem-sucedido.

Em 2020, no “Conversa com Bial”, da TV Globo, ela falou do assunto. Para quem não sabe, o transplante era a única chance de Drica durante o tratamento e, mesmo assim, havia somente 20% de chance de sobreviver. “Eu entendi naquele momento que os 20% de chance que eu tinha de sucesso eram 100. É como se eu fizesse uma regra de 3 e eu entendi que 20 virava 100. Quando eu penso que o futuro pode ser muito horrível e as coisas podem dar muito errado, eu ainda penso nos 20% que tinha 10 anos atrás. Eu tento fazer o melhor porque eu sei que é possível”, disse.

Drica ainda relembrou de como encontrou seu doador, a quem ela chama de irmão. “Depois de cinco anos, se você não morreu, você pode conhecer o seu doador. Então, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) me telefonou para eu falar com o meu doador. Eu amo o Adílson em um grau. A gente se fala todos os dias e ele acabou se tornando o meu 8º irmão”, revelou.

Sarah Hyland

retrato de sarah hyland
getty images

Sarah Hyland, atriz que ganhou fama por viver Hailey Dunphy em “Modern Family”, foi submetida em 2012 a um transplante de rim, que foi doado por seu pai, devido aos problemas de displasia renal, e desde então ela precisa tomar um remédio para evitar infecções e a rejeição do órgão doado, mas isso provoca inchaço em seu rosto.

Em entrevista à revista Self em 2018, ela relembrou os problemas de saúde que enfrentou, e falou sobre a hemodiálise renal e sobre como ela não deixa que suas cicatrizes a definam. “Para mim sempre é difícil”, compartilhou.
“Ainda é mentalmente difícil superar isso. Acho que, pessoalmente, alguém tão pequena como eu ter uma barriga que parece a autópsia de Nova Jersey, só mostra quem sou e que tipo de pessoa que sou”, afirmou.

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.