Filho de Zé Vaqueiro é extubado após oito meses internado na UTI

Por - 13/04/24 às 18:03

Zé Vaqueiro, o filho Arthur e esposa Ingra SoaresZé Vaqueiro, o filho Arthur e esposa Ingra Soares - Foto: Reprodução/Instagram @ingra_

Arthur, filho mais novo do cantor Zé Vaqueiro e Ingra Soares, nasceu em 24 de julho do ano passado, e conforme OFuxico destacou, o sertanejo comunicou que o menino foi diagnosticado com malformação congênita, decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, e está internado na UTI dede então.

Zé Vaqueiro mostra nova foto do filho na UTI

Eventualmente, os pais do pequeno atualizam o estado de saúde de Arthur, como foi o caso neste sábado, 13 de abril. Por meio dos stories do Instagram, Ingra Soares contou que seu filho om Zé Vaqueiro é extubado após oito meses de internação.

“Bom dia! Estou bem melhor. Não estou mais entubado”, escreveu a influenciadora sobre o filho extubado, que ela e Zé Vaqueiro acompanham cada atualização médica. Uma foto de Arthur também foi compartilhada, mostrando que a internação, entretanto, continua.

stories de arthur, filho de zé vaqueiro e ingra soares, extubado
Filho de Zé Vaqueiro é extubado (Foto: Reprodução/Instagram @lngra_)

Entenda a Sindrome de Patau, que Arthur é diagnosticado

Trata-se de uma condição muito grave, que leva a diversas complicações. É uma doença genética caracterizada pela ocorrência de um conjunto característico de malformações congênitas. A presença de um cromossomo a mais causa problemas de má formação no rosto, nos membros e nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Bebês com síndrome de Patau nascem com baixo peso e uma série de alterações fisiológicas e malformações. Em alguns casos, pode haver microcefalia. Entre os problemas causados pela doença estão:

  • Malformação no coração;
  • Malformação no sistema nervoso;
  • Alterações na face e lábios leporinos;
  • Malformação nos rins;
  • Problemas respiratórios;
  • Micro ou anolftalmia (olhos pequenos ou ausência de olhos);
  • Defeitos abdominais;
  • Malformação nas orelhas e surdez;

Tratamento e prevenção

Não há um tratamento específico para o problema. Geralmente, é oferecido suporte para que a criança portadora da síndrome receba todo o conforto possível. O bebê com Síndrome de Patau usualmente sobrevive apenas poucos dias ou semanas.

Alerta de fofura: Mulher de Zé Vaqueiro mostra filho fantasiado de pirata na UTI

Raramente casos com trissomia parcial ou mosaico podem ter sobrevida mais longa. Deve ser oferecido tratamento de suporte e proporcionar o conforto possível e os pais devem receber apoio e aconselhamento genético.

Através do teste de triagem pré-natal não invasivo], o problema pode ser detectado. O exame é feito colhendo uma mostra do sangue materno por volta das 9 ou 10 semanas de gestação.

Se o teste for sugestivo de trissomia 13, o médico pode solicitar a confirmação através da coleta de amostra de vilosidades coriônicas ou de líquido amniótico para a realização do cariótipo fetal. O diagnóstico pré-natal pode também ser indicado quando são observadas anomalias sugestivas de síndrome de Patau no exame de ultrassom do feto, que é realizado rotineiramente.

Esposa de Zé Vaqueiro comemora nova conquista do filho

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×