Gahbi, de ‘Elas Por Elas’, conquista reconhecimento legal como não-binário
Por Flavia Cirino - 24/01/24 às 12:07
Estreante em novelas na pele do Polvilho, em “Elas Por Elas”, Gahbi acaba de conquistar um importante e significativo pioneirismo. O ator, drag queen e humorista que vive o braço direito de Renée (Maria Clara Spinelli), se tornou a primeira pessoa não-binária a conseguir a retificação de gênero em uma ação judicial individual no Distrito Federal, em processo iniciado em dezembro de 2022.
Confira os artistas que se identificam como não-binários
Sem se limitar a nenhum pronome de tratamento, Gahbi, de 35 anos, enfim está com o documento em mãos, com a retificação da certidão para “não-binário”.
“Ter essa certidão de nascimento em mãos é muito significativo porque é o encontro do meu lugar no mundo e ter o registro oficial é reconhecer que nós, pessoas não-binárias, existimos e somos cidadãos”, comemora o brasiliense.
Curiosamente, ao mudar sua identificação de gênero no cartório, Gahbi não alterou o nome, Gabriel: “É nome de anjo, e anjo não tem sexo”, explicou.
Noveleiro desde a infância
Ao estrear em novelas, Gahbi realizando um sonho de infância. Ele destacou que sua primeira vivência de dramaturgia foi assistindo televisão.
Bárbara Paz se redescobre como não-binária
Para ele, estar em uma novela da Globo traz uma sensação de alegria e de vitória: “Acessa o Gabriel lá de trás, da infância e da adolescência, de 1988, que não via na televisão dos anos 90 uma representatividade afirmativa”, afirma.
O artista ressaltou que sentia falta de representatividade e ressaltou que os personagens eram construídos de forma debochada e pejorativa.
Estamos vivendo um tempo de reeducação enquanto sociedade, e isso é resultado de um processo histórico excludente”.
Gahbi completou: A gente se reeducar é uma necessidade urgente porque está diretamente ligada à preservação da vida de grupos marginalizados”.
Quem é Gahbi
Formado no bacharelado e na licenciatura em letras pela Universidade de Brasília, Gahbi trabalhava como professor de língua portuguesa.
O teatro chegou em sua vida em 2010, no mesmo período em que fazia mestrado em Literatura. Em 2013, Gahbi transferiu os estudos para o Rio de Janeiro, com previsão de ficar apenas seis meses.
Filhas de J-Lo e Ben Affleck se identificam como não-binárias
“Fiquei quase sete anos. Me graduei em atuação cênica pela UNIRIO e já estava inserido no mercado. Fazia a jornada dupla, típica do artista brasileiro, para me manter, trabalhando como ator e professor”, contou.
No final de 2019, o artista foi visitar os pais em Brasília e, com a pandemia, ficou por lá mesmo. Ao regressar ao Rio, em 2022, fez uma série e um filme. A proposta para a novela das 18h surgiu quando Gahbi encontrou a diretora Amora Mautner em uma peça de teatro e perguntar sobre oportunidades no audiovisual.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
O Polvilho, de “Elas Por Elas”, seria uma pequena participação, mas logo se tornou um personagem fixo. Por coincidência, Maria Clara Spinelli, com quem ele contracena, é a primeira atriz que passou pela transição de gênero a protagonizar uma novela no Brasil. Sua personagem, Renée também é trans.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino