Gahbi, de ‘Elas Por Elas’, conquista reconhecimento legal como não-binário

Por - 24/01/24 às 12:07

Ator Gahbi de camisa preta com a estampa "não-binário", exibindo a certidão de nascimentoGahbi interpreta o Polvilho, em "Elas Por Elas" - Foto: Divulgação

Estreante em novelas na pele do Polvilho, em “Elas Por Elas”, Gahbi acaba de conquistar um importante e significativo pioneirismo. O ator, drag queen e humorista que vive o braço direito de Renée (Maria Clara Spinelli), se tornou a primeira pessoa não-binária a conseguir a retificação de gênero em uma ação judicial individual no Distrito Federal, em processo iniciado em dezembro de 2022.

Sem se limitar a nenhum pronome de tratamento, Gahbi, de 35 anos, enfim está com o documento em mãos, com a retificação da certidão para “não-binário”.

“Ter essa certidão de nascimento em mãos é muito significativo porque é o encontro do meu lugar no mundo e ter o registro oficial é reconhecer que nós, pessoas não-binárias, existimos e somos cidadãos”, comemora o brasiliense.

Curiosamente, ao mudar sua identificação de gênero no cartório, Gahbi não alterou o nome, Gabriel: “É nome de anjo, e anjo não tem sexo”, explicou.

Ator Gahbi de camisa preta com a estampa "não-binário",
Gahbi iniciou o processo de reparação em dezembro de 2022 – Foto: Divulgação

Noveleiro desde a infância

Ao estrear em novelas, Gahbi realizando um sonho de infância. Ele destacou que sua primeira vivência de dramaturgia foi assistindo televisão.

Para ele, estar em uma novela da Globo traz uma sensação de alegria e de vitória: “Acessa o Gabriel lá de trás, da infância e da adolescência, de 1988, que não via na televisão dos anos 90 uma representatividade afirmativa”, afirma.

O artista ressaltou que sentia falta de representatividade e ressaltou que os personagens eram construídos de forma debochada e pejorativa.

Estamos vivendo um tempo de reeducação enquanto sociedade, e isso é resultado de um processo histórico excludente”.

Gahbi completou: A gente se reeducar é uma necessidade urgente porque está diretamente ligada à preservação da vida de grupos marginalizados”.

Quem é Gahbi

Formado no bacharelado e na licenciatura em letras pela Universidade de Brasília, Gahbi trabalhava como professor de língua portuguesa.

O teatro chegou em sua vida em 2010, no mesmo período em que fazia mestrado em Literatura. Em 2013, Gahbi transferiu os estudos para o Rio de Janeiro, com previsão de ficar apenas seis meses.

“Fiquei quase sete anos. Me graduei em atuação cênica pela UNIRIO e já estava inserido no mercado. Fazia a jornada dupla, típica do artista brasileiro, para me manter, trabalhando como ator e professor”, contou.

No final de 2019, o artista foi visitar os pais em Brasília e, com a pandemia, ficou por lá mesmo. Ao regressar ao Rio, em 2022, fez uma série e um filme. A proposta para a novela das 18h surgiu quando Gahbi encontrou a diretora Amora Mautner em uma peça de teatro e perguntar sobre oportunidades no audiovisual. 

O Polvilho, de “Elas Por Elas”, seria uma pequena participação, mas logo se tornou um personagem fixo. Por coincidência, Maria Clara Spinelli, com quem ele contracena, é a primeira atriz que passou pela transição de gênero a protagonizar uma novela no Brasil. Sua personagem, Renée também é trans.

Elas Por Elas - Polvilho (Gahbi) e Renée (Maria Clara Spinelli)
Polvilho (Gahbi) e Renée (Maria Clara Spinelli) – Foto: Reprodução/ Globoplay

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino